Repositório Institucional da UNISO
 

Inteligência de negócios na administração

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2025

Tipo de documento

Artigo / TCC

Ano da obra resenhada

Curso

Administração

Título da obra resenhada

Autor(es) da Resenha

Responsável(eis)

Co-orientador(es)

Organizador(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Editora

Resumo / Abstract

Este artigo tem como objetivo construir um panorama conceitual integrado sobre a Inteligência de Negócios (BI) na Administração, superando a visão puramente instrumental. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática na base de dados SciELO, analisando um corpus de 12 artigos interdisciplinares publicados entre 2019 e 2024. A fundamentação teórica articula autores referenciais da área com os achados da literatura recente, estruturando a análise em dimensões interdependentes. Os resultados demonstram que o BI deve ser compreendido como um ecossistema sociotécnico complexo. Conclui-se que o sucesso de sua implementação depende do equilíbrio entre a dimensão Tecnológica (IA e plataformas de dados), a dimensão Estratégica (inovação e governança) e, crucialmente, a dimensão Humano-Cultural, que abrange competências como inteligência emocional, inteligência cultural e confiança. O estudo evidencia que, na era da automação, a valorização das competências humanas torna-se o principal diferencial para transformar dados em vantagem competitiva.


Descrição URL

Citação