Políticas públicas e práticas pedagógicas cotidianas: um estudo de caso dos PCNs - meio ambiente - em Sorocaba
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Mattos, Luís Roberto Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:11Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:11Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | Os saberes e as práticas só fazem sentido quando compartilhados e usados em prol da solidariedade, justiça e da cultura da paz”. Este princípio faz parte da Carta das Responsabilidades Humanas que trata sobre as responsabilidades da humanidade para os desafios do século XX, e propõem a elaboração de um terceiro pilar de relações internacionais entre a humanidade e a biosfera, visando um mundo responsável, plural e solidário. Os problemas ambientais constituem uma das maiores preocupações políticas sociais, econômicas e educacionais de nossa época. Nesse sentido, cabe aos educadores a adoção de práticas pedagógicas para uma Educação Ambiental que proponham uma reflexão do mundo capitalista e globalizado em que vivemos, a fim de provocar reflexões sobre o nosso processo civilizatório e de se estabelecer uma nova ética nas relações entre as diferentes sociedades e a natureza. No âmbito escolar, o meio ambiente deve ser tratado como tema transversal, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs -, sendo assim comum a todas as disciplinas e não somente nas áreas de Geografia, Ciências Naturais e Biologia, como vinha sendo tratado até então. Anteriormente, na maioria das vezes, a Educação Ambiental limitava-se a transferir conteúdos da ecologia tais como habitat, nicho ecológico, poluição, desmatamento ou assuntos da moda em determinados momentos que são divulgados pela mídia, colocando em destaque desmatamentos, catástrofes ecológicas, extinção de espécies, contaminação de ambientes, cataclismos, e deixando de lado os aspectos econômicos, sociais, cultuais inerentes a esses problemas. Os PCNs apresentam proposta de trabalho com Educação Ambiental que, segundo o documento, deve orientar-se para a formação do/da cidadão/ã crítico sobre as questões sociais, econômicas, culturais e ecológicas com o objetivo de rever a relação antropocêntrica, imediatista e predatória que a humanidade estabeleceu no sistema capitalista e socialista. Mas quais são as limitações dos PCN dentro das condições concretas das escolas públicas? Nesse sentido, o principal papel dessa pesquisa é investigar os limites e possibilidades dos PCNs para o desenvolvimento da Educação Ambiental no cotidiano escolar, junto aos professores/as das diversas disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental Sendo assim, pretende-se com esta pesquisa colaborar para o entendimento de como tem sido abordado ou não o referido em sala de aula pelos profissionais da educação, independente das disciplinas que lecionam, assim como verificar as representações e o referencial político-pedagógico em que estão pautadas as práticas pedagógicas que os mesmos definem como sendo Educação Ambiental. | por |
dc.description.abstract | “Knowledges and practices only make sense when shared and applied in favor of the solidarity, the justice, and the culture of peace.” This statement belongs to The Charter of Human Responsibilities about the human responsibilities for the challenges of the 20th century, and proposes a third pillar of international relations between humanity and biosphere, aiming to achieve a responsible plural world with solidarity. Today environmental issues are one of the greatest political, social, economical, and educational concerns. In this sense, teachers are responsible for the adoption of educational practices on Environmental Education that offer a reflection about the global capitalist world, and therefore review our process of civilization. The result should be a new ethic among different societies and nature. In the scope of school, environment must be seeing as a transversal theme, as determined by the National Curricular Parameter (PCNs); a common theme to all subjects, and not only to the fields of Geography, Natural Sciences and Biology. Before the PCNs, Environment Education was limited to transfer themes from the area of ecology, such as habitat, ecological niche, pollution, deforestation, or to be on the news in trendy matters as deforestations, ecological catastrophes, endangered species, environment contamination, cataclysm, but never linked to the economic, social and cultural aspects of the situation. The PCNs propose the work with Environmental Education. The document suggests the formation of critical citizens to deal with social, economical, cultural, and ecological matters; they should review the predatory immediate anthropocentric relation that humanity has established in capitalist and socialist systems. But what are the limitations of the PCNs in the real context of the public school? The main purpose of this study is to investigate the limits and the potentials of the PCNs for the development of the Environmental Education in all the subjects that compose the elementary level curriculum. This study also aims to help understanding how Environmental Education has been discussed (or not) in the classroom, independent of the subject taught, and which are the representations and educational-political references that sustain the Environmental Education in the classroom. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/362 | |
dc.subject | Educação ambiental | |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN | |
dc.subject | Prática pedagógica | |
dc.title | Políticas públicas e práticas pedagógicas cotidianas: um estudo de caso dos PCNs - meio ambiente - em Sorocaba | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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