Repositório Institucional da UNISO
 

As reformas educacionais, a apropriação da noção de competências e sua efetiva aplicação pelos professores de uma escola técnica

dc.contributor.advisorFerretti, Celso João
dc.contributor.authorPinto, Neucy Donizeti Xavier
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:09Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:09Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractA discussão apresentada nesta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, História, Políticas e Práticas, relacionada com a pesquisa intitulada “Competências e prática social: o trabalho como organizador e estruturador das reformas educacionais brasileiras no Ensino Médio na Educação Profissional de Nível Técnico e sua concretização nas instituições escolares nos primeiros anos do século XXI” sob a responsabilidade de João dos Reis Silva Junior e Celso João Ferretti. Visa identificar e discutir a apropriação e a objetivação da noção de competências pelos professores de uma escola técnica pública de nível médio no Estado de São Paulo. A discussão está ancorada nas modificações ocorridas na produção capitalista ao final do século passado e as novas demandas por formação de trabalhadores, as quais resultaram nas reformas capitaneadas pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) e pelo DL 2208/97, hoje revogado pelo DL 5154/04. Num primeiro momento são apresentadas as modificações ocorridas na produção e o novo perfil requerido do trabalhador. Em seguida são discutidas as reformas na educação decorrentes destas novas demandas requeridas e os meios encontrados para solucionar o problema de formação do novo trabalhador. No momento seguinte são apresentadas as análises das entrevistas feitas com os professores, no intuito de determinar as apropriações que estes realizam da noção de competência, e como as objetivam, em seu planejamento de curso e em sala de aula. As categorias para análise das apropriações e objetivações foram desenvolvidas a partir de estudos realizados por Newton Duarte e Agnes Heller sobre o tema. A conclusão das análises sugere que a instituição escolar pesquisada exerce pouca ou nenhuma influência na apropriação da noção de competência mesmo entre os professores do ensino médio que recebem uma carga maior de capacitações. Pretende-se com este trabalho contribuir para a compreensão da influência das propostas da reforma entre os professores do ensino técnico, vários dos quais, além da atividade docente, exercem funções profissionais em empresas privadas, serviço público ou serviços.por
dc.description.abstractThe discussion presented in this dissertation is linked to the line of research School Institution, History, Politics and Practices, related with the research entitled "Competences and social practice: the work as organizer and structuring of the Brazilian education reforms in the Medium Teaching in the Professional Education of Technical Level and his/her materialization in the school institutions in the first years of the century XXI" under the responsibility of João dos Reis Silva Júnior and Celso João Ferreti. Visa to identify and to discuss the appropriation and the objectivation of the notion of competences for the teachers of a public technical school of medium level in the State of São Paulo. The discussion is anchored in the modifications happened in the capitalist production to the end of last century and the new demands for workers' formation, which resulted in the reforms captained by the Law of the Guidelines and Bases of the Education (Law 9394/96) and for DL 2208/97, today revoked by DL 5154/04. In a first moment the modifications are presented happened in the production and the worker's new requested profile. Soon afterwards the reforms are discussed in the education current of these new requested demands and the means found to solve the problem of the new worker's formation. The following moment the analyses of the interviews are presented done with the teachers, in the intention of determining the appropriations that these accomplish of the competence notion, and as they aim at them, in his/her course planning and in classroom. The categories for analysis of the appropriations and objectivations were developed starting from studies accomplished by Newton Duarte and Agnes Heller on the theme. The conclusion of the analyses suggests that the researched school institution exercises little or any influence in the appropriation of the competence notion even among the teachers of the medium teaching that you/they receive a larger load of trainings. It is intended with this work to contribute for the understanding of the influence of the proposals of the reform among the teachers of the technical teaching, several of the which, besides the educational activity, they exercise professional functions in deprived companies, public service or services.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/357
dc.subjectEnsino profissional
dc.subjectEnsino técnico
dc.subjectReforma do ensino - Brasil
dc.subjectEducação baseada na competência
dc.titleAs reformas educacionais, a apropriação da noção de competências e sua efetiva aplicação pelos professores de uma escola técnica
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
78413.pdf
Tamanho:
1.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format