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Cartografias na Floreta Nacional de Ipanema: educação, ecologias e arte

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2019

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Resumo / Abstract

De maneira geral, este trabalho buscou evidenciar a importância de uma Unidade de Conservação ambiental situada na Região Metropolitana de Sorocaba para a área da educação, e refletir sobre os motivos pelos quais esse espaço não é visitado pelos professores e estudantes no cotidiano de projetos escolares. A tese alcançou um dos objetivos específicos ao propor a reversão dessa circunstância a partir da composição de um pensamento reflexivo ancorado no conceito de espaço liso e estriado de Deleuze e Guattari, no conceito de Ecosofia de Guattari, e de educação ambiental por Reigota. A metodologia cartográfica utilizada nesta pesquisa, conceituada por Passos, Kastrup e Escóssia, bem como a experiência no conceito de Larrosa, possibilitaram problematizar a invisibilidade da Floresta Nacional de Ipanema e fundamentar uma reversão propositiva por meio da Trilha Pedagógica, passando por reflexões sobre as práticas de ensino e sugerindo a inclusão do movimento outdoor por Priest, que corrobora para a formação integral do ser humano. Por meio da cartografia, foram concebidas; a Trilha Artística, fruto dos deslocamentos da autora e do pensamento ambiental de Frans Krajcberg, com influências artísticas de Andy Goldwosrthy, Bispo do Rosário, Leonilson, Rebeca Belmore, Emily Carr, entre outros, e as produções culturais conectando as áreas de educação, ecologias e arte. Com acento poético impregnado pela criatividade e devires da floresta, a autora apresenta as produções culturais e arte e traz na Trilha Criativa proposições terapêuticas e finaliza este estudo com as contribuições da Associação FlanAr relacionando a arte e o meio ambiente.


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