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Dissertações e Teses

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  • Tese
    Violência nos games: os efeitos de sentido no discurso dos jogadores
    (2022) Caniello, Angelica
    Esta pesquisa tem a violência inserida nos games como temática e a questão que a norteia assim se estabelece: quais sentidos são produzidos pelos discursos dos jogadores de games de conteúdo violento? O objetivo geral que se delineia é o de contribuir para a compreensão de como a violência nos games é significada pelos jogadores, a partir dos discursos que os permeiam. São específicos os objetivos seguintes: apresentar um panorama dos games online multiplayer de conteúdo violento; descrever o game Counter-Strike) e seu fandom (comunidade de fãs); demarcar as concepções de violência utilizadas no estudo; delinear os pressupostos teóricos da Análise de Discurso; explicitando algumas dimensões discursivas sobre games de conteúdo violento, sob o ponto de vista dos gamers; apresentar os potenciais de sentido relativos à violência engendrados nos discursos que transpassam esse universo. Para tanto, temos como fundamentação teórica Johan Huizinga, do qual extraímos o conceito de ludicidade; Henry Jenkins, para tratar dos laços que se formam nas comunidades dos fãs de gamers e a participação deles na produção midiática; as pesquisas de Adriana Amaral e Raquel Recuero sobre o comportamento dos jogadores nas redes sociais. Para contextualizar a violência social e categorizá-la, baseamo-nos, prioritariamente, em Slavoj Zizek, para contextualizar a violência social e categorizá-la, além da perspectiva de Han Byung-Chul. Também referenciamos Zigmunt Bauman, Gilles Lipovetsky e La Taille que nos respaldam na construção de um panorama da sociedade contemporânea. Para examinarmos a produção de sentido dos discursos dos fãs de games de conteúdo violento, nos valemos da Análise de Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux, amparados em escritos de Eni Pulcinellli Orlandi, expoente da AD no Brasil, a fim de vislumbrar os processos da linguagem no contexto sociocultural e histórico em que eles se situam. No contexto da comunicação e cultura, esta tese pode contribuir para estudos sobre os sentidos produzidos atrelados a games de conteúdo violento e violência, além de práticas da Análise de Discurso de linha francesa.
  • Tese
    Limites da liberdade de expressão: estudo das coberturas do jornal O Estado de S. Paulo na eleição de Bolsonaro e The New York Times na eleição de Trump
    (2022) Peres, Sérgio de Almeida Cid
    Esta pesquisa procura analisar quando a imprensa, fere o direito de personalidade dos presidentes Bolsonaro e Trump, com base no ordenamento jurídico de seus respectivos países tendo como base as reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo e The New York Times, sobre os períodos das eleições destes presidentes. No Brasil, as pessoas ofendidas na sua honra desfrutam uma proteção do Estado, maior do que nos Estados Unidos onde a Liberdade de Expressão desfruta de uma proteção quase inatingível.
  • Dissertação
    Comunicação, cultura e música: análise do potencial ideológico de canções de hardcore
    (2018) Martins, Samanta Soares
    O cenário musical brasileiro é mundialmente conhecido e reconhecido, tendo sido tema de filmes, livros, documentários e produções acadêmicas. No entanto, a despeito de já existir uma produção significativa de estudos sobre os movimentos musicais ligados ao rock, há poucas produções que tratam do gênero hardcore. Diante disso, neste trabalho, estabelecendo um diálogo crítico com questões que dizem respeito ao campo de estudos sobre comunicação, cultura e música, abordo os discursos enunciados nas letras das canções de uma banda brasileira associada ao referido gênero, o Dead Fish. Mais especificamente, busco responder à seguinte questão: em que medida e como esses discursos contribuem para estabelecer, sustentar ou, inversamente, transformar as relações de dominação? Para responder a essa questão, apoio-me na teoria social crítica de John B. Thompson – especialmente nos seus conceitos de ideologia e dominação – e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Esta é dividida em três fases: análise socio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação e reinterpretação. Ao analisar e reinterpretar os discursos em questão, argumento que há potencial crítico-ideológico no que refere-se ao modo com que as canções são estruturadas, porém esse mesmo discurso torna-se potencialmente ideológico quando contextualizado no cenário da música underground.
  • Dissertação
    As transformações da imagem de Dilma Rousseff via fotografias da folha de S.Paulo de 2005 a 2016
    (2020) Campos, Jéssica Cristina de
    Esta pesquisa se propõe a refletir sobre a construção da imagem da exPresidente do Brasil, Dilma Rousseff, por meio das fotos jornalísticas apresentadas na plataforma digital do jornal Folha de S.Paulo. Diante da pergunta – quais os significados gerados pelas transformações da imagem da ex-Presidente? – traçou-se nosso percurso. O corpus que adveio está inserido no período que contempla desde a sua ascensão na política federal, como ministra do governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, até seu impedimento ocorrido em 2016. O objetivo geral dessa investigação é o de compreender como aspectos inerentes à fotografia jornalística, bem como a moda (vestimenta, acessório) podem contribuir no processo de construção da imagem de um político. São objetivos específicos apresentar a fotografia jornalística à luz da classificação de Dubois como registro e testemunho ou “traço do real” e como “transformação do real”; descrever a moda como linguagem/comunicação; identificar o potencial simbólico das vestimentas/acessórios na construção da imagem de Dilma; articular o momento político com cada novo aspecto dessa transformação e, finalmente, verificar o processo de construção do mito à luz de Barthes. Para tratar a fotografia jornalística como registro ou testemunho, nos valemos de Dubois (2001), Barthes (1998) e Sousa (2002); sobre a moda, nos baseamos em Barnard (2003), Eco (1989), Lurie (1997) e Lipovetsky (1989). Em se tratando de uma pessoa que, pelas vias do marketing político, transforma-se em mito, tomamos as ideias de Roland Barthes, em Mitologias, para refletir sobre essa construção. Como instrumental metodológico, valemo-nos da semiologia barthesiana para analisar os aspectos visuais responsáveis pela transformação da ex-Presidente. O resultado a que chegamos, na trilha das cores, vermelho... branco... preto; dos elementos constituintes da fotografia jornalística foi que o mito se desvelou nas brechas que deixaram à mostra a desconstrução da imagem da, hoje, ex-presidente Dilma Rousseff. A relevância dessa pesquisa está na construção de conhecimentos sobre o potencial de sentidos posto em circulação pelas fotografias jornalísticas.
  • Dissertação
    Wandavision: a jornada da heroína e a representação da mulher nas produções audiovisuais de super-heróis
    (2022) Araújo, Tamara Cristine de
    Esta pesquisa tem como tema a representação da mulher em produções audiovisuais de super-heróis, e como objeto a personagem Wanda/Feiticeira Escarlate, da minissérie WandaVision. A questão que se delineia é: como a personagem Wanda representa a mulher nesse subgênero? Nosso objetivo geral busca explicitar aspectos do feminino em produções audiovisuais de super-heróis e verificar como a Jornada da Heroína pode evidenciar esses aspectos. Como objetivos específicos, procuramos apresentar considerações sobre o movimento feminista e os estudos de gênero; apresentar a Jornada do Herói e a Jornada da Heroína; e verificar quais etapas da Jornada da Heroína, na versão de Maureen Murdock, constam na narrativa de WandaVision. A metodologia consiste na análise do percurso da personagem da Marvel a partir das dez etapas da Jornada da Heroína para, então, verificar a representação do feminino. O corpo teórico é composto por Butler (2003; 2015; 2018), Scott (1995; 2012), Martinez, Lago e Lago (2016), Martinez, Lago e Heidemann (2022) para tratar sobre as questões do gênero; e Campbell (1949), Martinez (2008), Vogler (2006) e Murdock (1990) sobre a Jornada do Herói e a Jornada da Heroína. Cocca (2016) e Oliveira (2001) foram base para os históricos das super-heroínas das HQs, além de discutirem sobre a importância da representação na mídia. A relevância da pesquisa se dá por discutir sobre a Jornada da Heroína e contribuir para reflexões sobre a evolução sóciohistórica dos modos de representação da mulher nas produções audiovisuais. A principal contribuição deste estudo é a constatação de que a Jornada da Heroína é um método válido para análise de personagens. Foram encontradas as dez etapas da Jornada da Heroína em WandaVision nesta produção, que enfatiza as fases especificamente femininas da jornada. Contudo, a análise revela também que a série transcende essa representação de um feminino meramente ligado aos aspectos biológico e social, evidenciando o aspecto simbólico e, portanto, conectando-o com seu princípio psíquico, de significado universal.
  • Dissertação
    Marcas anunciantes e influenciadores digitais: a construção de uma marca própria no ambiente digital
    (2021) Matielli, Nilton
    As mídias sociais, da maneira como são utilizadas hoje em dia, interferem no modo como as pessoas interagem entre si e, também, na forma como consomem e se relacionam com produtos, serviços e mais especificamente com marcas e influenciadores digitais. O ambiente digital oferece um volume de informações nunca antes visto e de uma forma fácil, o que pode trazer confusão e indecisão para o consumidor nos momentos em que precisa tomar uma decisão de compra. O influenciador digital, no papel de líder de opinião, traz uma praticidade para seus seguidores, já que se coloca como fornecedor de informações importantes, de certa forma especializada, sobre marcas, produtos e serviços. A partir daí, questionamos: como se consolida a imagem de um influenciador digital como marca? Como se dá o desenvolvimento de seu nome em uma marca própria? O objetivo geral deste estudo é compreender de que maneira as postagens da influenciadora digital Mariana Sonmcim contribuem para a consolidação de uma marca que leva o seu nome. Os objetivos específicos são contextualizar o aparecimento das redes sociais, onde ocorre a transformação do usuário tradicional em gerador de conteúdo; refletir sobre o conceito de marca neste ambiente, descrevendo de que maneira os conteudos produzidos no ambiente digital contribuem para a consolidação da marca; analisar as mensagens postadas no Instagram da Influenciadora Digital Mariana Sonmcim, e investigar como ela trabalha seus valores e imagem atrelados às marcas anunciantes para potencializar sua autoimagem, buscando, com isso, faturamento e desenvolvimento de seu nome como uma marca. Para tanto utilizamos como base da construção da metodologia a análise de conteúdo de Bardin. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Henry Jenkins, Andrew Keen, Luis M.S. Martino, Raquel Recuero, David Aacker e Philip Kotler. Os resultados da análise evidenciam que o alinhamento de valores e imagem entre o influenciador, o conteúdo postado e a expectativa de seus seguidores contribuem para o sucesso do influenciador digital como marca. Mariana, protagonizando uma história de sucesso, inicialmente não planejada, conseguiu criar uma imagem de si, que depois passou a ser planejada. A relevância desse estudo reside na reflexão sobre a comunicação de influenciadores digitais no desenvolvimento de marcas próprias e no uso das redes sociais para o consumo.
  • Dissertação
    Comunicação e afeto: um estudo a partir das narrativas sobre a morte no canal Tedx Talks
    (2022) Waeny, Maria Flávia da Costa
    Esta dissertação tem como tema a compreensão relativa à construção das narrativas sobre a morte no Canal TED Talks ou das TEDx Talks, e, consequentemente, quais são as estratégias narrativas utilizadas para que possam ser consideradas narrativas inspiradoras e, ao mesmo tempo, como e de que maneira essas narrativas trabalham e desenvolvem o tema do afeto. O objetivo geral é a compreensão de como as narrativas encontradas no canal das TED Talks e TEDx Talks, especificamente com o tema de morte, são estruturadas e se podem ser inspiracionais. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa exploratória para a escolha do corpus e, por último, uma análise das narrativas embasada na discussão teórica, embasada nos autores: Vilém Flusser, Edgar Morin, Boris Cyrulnik, Antônio Damásio, Luiz Gonzaga Motta, Vander Casaqui e Míriam Cristina Carlos Silva. Ao final, foi realizada a análise da narrativa sob dois vieses: da morte e do afeto. Foi possível perceber que o ser humano pode ser afetado em diversos graus e níveis, de acordo com a construção do seu mundo interior, individual e subjetivo, um ecossistema no qual acontecem as representações das emoções e sentimentos e que, ainda assim, poderá ser um gatilho mental e que provocará reações, sendo um destes, possivelmente, inspiracional.
  • Dissertação
    Rita Von Hunty: uma análise comunicacional sobre gênero no canal Tempero Drag
    (2022) Sirtori, José Francisco
    Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa mídia e práticas socioculturais e tem como tema o estudo da comunicação e das relações de gênero a partir da categoria drag queen. Nos últimos anos, notamos uma grande ascensão da das drag queens na mídia e especialmente nas redes sociais. As drag queens ainda são enigmáticas para a grande maioria das pessoas, dificultando sua interpretação. Diante disso, o problema que levantamos é: como a categoria drag queen é construída em audiovisuais veiculados pelo Canal Tempero Drag quando abordam as relações de gênero? O objetivo geral foi investigar de que forma a drag Rita von Hunty, apresentadora do canal, contribui para alimentar o debate sobre as relações de gênero e sexualidade. Os objetivos específicos foram: discutir o conceito de gênero e sexualidade, entender a categoria drag queen e o surgimento de Rita von Hunty, sua construção e comunicação; conhecer o contexto sócio-histórico da formação da cultura drag; e, analisar os audiovisuais do Canal Tempero Drag. O referencial teórico foi baseado nos estudos de gênero e sexualidade de Judith Butler (2018, 2019) e Guacira Lopes Louro (2018). Como metodologia de análise, nos apoiamos nos referenciais teóricos e no método de Análise da Materialidade Audiovisual de Coutinho (2016). Como resultados observamos que a drag queen tensiona gênero nos diferentes contextos: sociais, culturais, políticos e históricos. Utiliza a arte drag para desafiar o binarismo, no humor encontra sua arma política, e com seus audiovisuais provoca reflexões nos expectadores. Os conteúdos seguem referências respeitadas, a produção e edição do material, completam a atratividade para a audiência do canal.
  • Dissertação
    Sob o olhar de Anne com E: da literatura ao audiovisual
    (2022) Bertolino, Luise Mariano
    A presente pesquisa tem como tema as transformações das imagens do feminino, ofertadas na série Anne With An E, sob o olhar da protagonista e transcriadas a partir do livro Anne de Green Gables. O objetivo geral desta pesquisa é compreender os processos de construção do feminino a partir da subjetividade poética da personagem Anne; e os objetivos específicos são, identificar as características da personagem e suas referências femininas na obra literária; identificar os aspectos poéticos que auxiliam na recriação da realidade pela subjetividade da personagem na série audiovisual; e inventariar as possíveis transformações nas percepções do feminino que se deram a partir das experiências da personagem na tradução da linguagem verbal para a audiovisual. Para atingir tais objetivos, formamos o embasamento teórico através de estudos da comunicação poética com Iuri Lotman, Míriam Cristina Carlos Silva, Roman Jakobson e Coelho Netto. Aprofundamos a pesquisa com Walter Benjamin, que nos auxilia na compreensão dos processos narrativos, e Julio Plaza e Ismail Xavier, para teceremos as relações intersemióticas entre a literatura e o audiovisual. Para compreender as mudanças históricas e sociais que possibilitaram a construção de novas imagens do feminino na série, nos baseamos no histórico do movimento feminista apresentado por Carla Cristina Garcia e nos estudos de gênero de Judith Butler. Para analisarmos de que forma essas mudanças se configuram em novas imagens do feminino a partir da subjetividade da personagem Anne, embasamo-nos nos deslocamentos do feminino, com Maria Rita Kehl. E para aplicar tais conceitos na análise fílmica do episódio selecionado como corpus nos aportamos na teoria de análise de Vanoye e Goliot-Lété. A presente pesquisa se justifica por contribuir com os estudos de comunicação ao compreender o processo intersemiótico de tradução da linguagem literária para a audiovisual, que fundamentam a construção da imagem do feminino proposta na série de TV, o que reflete as mudanças do papel da mulher na sociedade nos últimos anos.
  • Dissertação
    Representações da casa do brasileiro na propaganda em tempos de pandemia
    (2022) Aniello, Fernanda Beatriz Wahl da Silva
    Reconhecida como uma das principais mediadoras sociais da contemporaneidade, a publicidade se revela, assim, potente instrumento de atribuição e construção de sentidos na cultura atual. Partindo desse entendimento e procurando compreender como se deram os processos sígnicos de representação ligados à publicidade no contexto da pandemia da COVID-19, esta pesquisa propõe um questionamento acerca de como a casa – ambiente a que a maior parte da população brasileira se viu limitada nos primeiros meses de 2020 – foi representada pela propaganda brasileira. Que novos sentidos lhe foram atribuídos? Que antigos significados foram reforçados? Quais signos foram manejados para essas construções de sentido? Em termos teóricos, a pesquisa se sustenta no entrelaçamento da antropologia, que busca compreender os significados do morar e do habitar pela perspectiva da cultura; com a semiótica, útil para nos evidenciar a natureza de linguagem que a publicidade tem; e ainda com contribuições teóricas propriamente da comunicação e da propaganda. Para se chegar aos resultados, foram levantados dados históricos e estatísticos sobre o habitar no contexto da pandemia; foi feita uma reflexão a respeito dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor; e, por fim, foi realizada a análise do corpus, composto por anúncios publicitários veiculados durante a pandemia, de marcas de abrangência nacional e de diferentes categorias de produtos. Conclui-se, em primeiro lugar, que, mesmo no contexto extraordinário da pandemia da COVID-19, a publicidade manteve seu caráter expressivo, representativo e construtor de valores sociais. De maneira mais específica, notam-se sentidos predominantemente positivos associados ao ambiente doméstico, como segurança, aconchego, família, diversão, apoio e esperança.
  • Dissertação
    Comunicação, afetos e narrar de si: análise de narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia no Youtube
    (2021) Silva, Renata de Brito
    O ato corriqueiro de lavar louças pode resultar em reflexões e desabafos, e o compartilhamento dessa experiência tende a atrair ouvintes e seguidores. É o que se constatou a partir do contato com um canal no qual pessoas aparecem lavando louça e narrando experiências marcantes de suas vidas. Tal fato gerou a seguinte inquietação, que se configura como questão norteadora desta dissertação: de que forma são compostas as narrativas sobre maternagem no canal Ter.a.pia, tendo-se em vista a relação entre comunicação e afetos? A partir desta pergunta, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo geral buscar compreender de que forma são compostas as narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia, considerando a relação entre comunicação, narrar de si e afetos. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa parte da análise de narrativas de Cândida Gancho, que identifica especificidades na narrativa, a partir da análise de sua estrutura (personagens, enredo, narrador, tempo e espaço). Em seguida, desenvolve-se a análise dos relatos de afeto, do narrar de si como mediação da experiência, com foco nas narrativas sobre maternagem. Tal escolha se justifica devido a recorrência do tema “maternagem” nos relatos encontrados no canal. Para o desenvolvimento dessas análises, fazemos uso de reflexões amparadas pelo corpo teórico da pesquisa, composto por autores como Walter Benjamin, no que se refere às narrativas midiáticas e mediação da experiência; Baruch Spinoza e Boris Cyrulnik para aprofundar na questão do afeto, bell hooks e Andrea O´Reilly para o desenvolvimento da questão da maternagem e Bahia, para o narrar de si. Com base nesses autores, podemos afirmar que as narrativas de maternagem aqui avaliadas, como veremos adiante, dispõem sobre um modo de organizar o relato de nossas experiências, portanto, tratase de uma forma comunicacional, gerada pelo que experimentamos e nos afetou. A justificativa deste trabalho se ampara na necessidade de se discutir os novos formatos midiáticos, que ainda oferecem espaço para o narrar de si e para a organização da experiência, abordando questões emergentes e atuais, que requerem discussões constantes, tais como as representações sociais dos modelos de maternagem, que auxiliam a pensar sobre traumas, violências, preconceitos e injustiças promovidas pelas desigualdades sociais e perpetuadas pelas narrativas.
  • Dissertação
    Bharatanãtyam & Abhinaya Darpana: o corpomídia tecido de palavra e dança
    (2021) Lima, Nicole Duarte Fontes
    Esta pesquisa tem como tema a produção de significados na dança, sendo esta entendida na sua condição de linguagem da cultura e da comunicação. Para essa reflexão, a dança indiana, Bharatanāṭyam, foi a escolhida como objeto de estudo pelo atributo de materializar no corpo os textos do Abhinaya Darpaṇa, guia dramático e cênico para a construção das danças e suas coreografias. Considerando que partimos da premissa de que a teoria corpomídia baliza nosso objeto na comunicação, a pergunta que norteia este estudo assim se faz: como se dá a produção de significados ou a geração de interpretantes na relação entre a palavra e o corpo na dança indiana, Bharatanāṭyam? O objetivo geral que desponta desta indagação é contribuir para a compreensão da produção de significados gerados pelo Bharatanāṭyam ao encarnar o texto Abhinaya Darpaṇa no corpo que é mídia. Decorrem daí os seguintes objetivos específicos: a) apresentar o Bharatanāṭyam que inclui uma linhagem específica de dança na Índia, bem como o Abhinaya Darpaṇa como um de seus textos de base e guia prático; b) propor o Orientalismo, na perspectiva de Said, como ponto de partida para pensar estudos do Oriente no Brasil, especialmente asiáticos, a fim de estabelecer paralelos com noções nãodicotômicas entre Oriente-Ocidente; c) apresentar a concepção do corpo como mídia, como corpo que dança e transcria; d) analisar a dança tendo em vista o diálogo da transcriação que se estabelece entre palavra e dança, Oriente e Ocidente. Para tanto, nos valemos do pensamento de Haroldo de Campos, capaz de nos levar à tessitura das linguagens que se embrenham no corpo mídia que dança. A relevância dessa pesquisa está em contribuir, não apenas para o enriquecimento da bibliografia referente ao Bharatanāṭyam no Brasil, mas para que a ponte que une a cultura Brasil-Índia possa funcionar como um tecido comunicacional. Pensa-se, ainda, contribuir para que a teoria corpomídia, que fundamenta a dança como pensamento do corpo, como linguagem da cultura, possa sustentar outras pesquisas na área.
  • Dissertação
    O que é notícia?: WhatsApp na redação : uma análise da interação entre a equipe de jornalismo e o público do telejornal Manchetes Noticidade
    (2020) Gregório, Roberta
    As ferramentas de mensagem instantânea estão cada vez mais presentes nas redações jornalísticas, sendo utilizadas pelos profissionais como forma de interagir com as fontes de informação e com o público. Observa-se que, entre os aplicativos e ferramentas mais utilizados no Brasil, o WhatsApp aparece como uma preferência. Busca-se, nesta pesquisa, compreender os possíveis impactos, provocados pelo uso do aplicativo de mensagens, no fazer jornalístico cotidiano no que diz respeito aos critérios de noticiabilidade. Como espaço de análise, optouse pelo telejornal regional Manchetes Noticidade, veiculado pela TV Sorocaba SBT, que possui um contato público de WhatsApp desde 2016. Questiona-se que mensagens recebidas por meio do WhatsApp podem mudar as pautas pré-estabelecidas. Para alcançar esse entendimento, lança-se mão da Análise de Conteúdo (AC), conforme Heloísa Golbspan Herszcovitz e Fonseca Junior. Na etapa quantitativa da AC, foram separadas as mensagens recebidas pela redação via WhatsApp durante duas semanas. O material foi categorizado de acordo com o perfil e o tema apresentados nas mensagens o que permitiu observar a recorrência de referências a um acontecimento específico relativo ao período da análise, a pandemia da Covid-19. A etapa qualitativa da AC permitiu inferir quais temas foram incorporados à pauta do telejornal e de que maneira a equipe responsável pela produção lida com as mensagens recebidas pelo aplicativo. Tendo em vista que a utilização dessas ferramentas tecnológicas é uma prática que se mostra irreversível no mercado jornalístico, compreender como esse processo se dá empiricamente parece relevante. Ao longo do percurso, observa-se que, embora as emissoras televisivas contem com esse recurso e a participação popular aconteça, em alguns momentos, a veiculação do material recebido pelos jornalistas ou a comunicação com a redação não acontece do modo esperado pelos telespectadores ou profissionais. Como suportes teóricos, a pesquisa se vale de Cremilda Medina para a reflexão sobre a prática jornalística, Mauro Wolf e Nelson Traquina para discutir os critérios de noticiabilidade, Raquel Recuero e Henry Jenkins para pensar o contexto das interações sociais mediadas por aparatos tecnológicos.
  • Dissertação
    O potencial de significados de produtos videográficos no telejornal "TEM Notícias" da TV TEM - Rede Globo/Sorocaba
    (2021) Reis, Clayton Esteves dos
    O tema desta pesquisa envolve a produção de significados de notícias do telejornalismo. Guiada pela questão: Como o videografismo contribui para construção de significados para a notícia no telejornalismo?, delineia-se o objetivo geral de contribuir para a compreensão da produção do notícias no telejornalismo na interface com o videografismo. Considerando-se que o corpus selecionado é composto por notícias do telejornal TEM Notícias, veiculado na TV TEM, afiliada da Rede Globo – Sorocaba, propõem-se os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos visuais – produtos do videografismo – que compõem as notícias e inventariar o potencial de significados das notícias compostas com tais produtos. Para tanto, notícias do telejornal - via recortes de telas – são analisadas na perspectiva da semiótica peirceana. A pesquisa é relevante tanto para a comunicação como na perspectiva social, pois demonstra que a semiótica peirceana pode contribuir para a análise de produtos videográficos e para subsidiar a sua própria produção reverberando assim na qualidade da produção telejornalística.
  • Dissertação
    O potencial comunicativo do tradutor de libras do Hand Talk: uma análise comparada com tradução humana
    (2021) Spim, Annayan Kariny França Alves Soares
    Esta pesquisa tem como contexto a comunicação dos surdos e, como objeto, o potencial da tradução da língua de sinais – Libras – por avatares. A pergunta que norteia esse estudo assim se faz: como se dá a produção de significados na transposição dos códigos – língua portuguesa / Libras – pelo tradutor/avatar, tendo o intérprete humano como parâmetro? Com isso, contribuir para a compreensão da tradução libras por um avatar, torna-se o objetivo geral. São específicos os objetivos de apresentar breve histórico sobre o surgimento da Língua Brasileira de Sinais; tratar a Libras como linguagem híbrida conforme Santaella (2001), tendo em vista o cruzamento das matrizes verbal e visual; explicitar conceitos de linguagem/língua que constitui a libras, na perspectiva de Ferdinand Saussure e Charles S. Peirce, bem como de discurso, valendo-nos de Eni Orlandi; explicitar o conceito de tradução à luz de Roman Jakobson e Julio Plaza; identificar as peculiaridades do aplicativo Hand Talk e inventariar o potencial de sentidos envolvidos no processo de tradução, tendo como parâmetro o tradutor humano. O que se revelou na pesquisa é que o Hand Talk mostrou-se muito aquém das expectativas pelo fato de ser o mais premiado dos aplicativos para a comunicação da comunidade surda. O tradutor avatar usa a língua na concepção dos moldes saussurianos, como um sistema. A tradução intersemiótica revela-se indicial, na classificação de Plaza, por constatar elementos existentes e não fazer a semiose caminhar, como numa tradução simbólica que tradutores/intérpretes humanos são capazes. A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de trazer para a academia reflexões sobre o modo como a comunicação da Língua Brasileira de Sinais se verifica no avatar como tradutor e produtor de significados e com isso, de certo modo, poder contribuir para a otimização de avatares/tradutores no processo comunicativo dessa população diferenciada.
  • Dissertação
    A construção de significados entre telas no filme "Time code"
    (2021) Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e
    O tema da pesquisa é o processo de produção de significados em filmes com múltiplas telas. Como se dá a interpretação de um filme com múltiplas telas, que rompe com a montagem linear temporal do cinema tradicional e pressupõe a participação do espectador em outra montagem construída com o movimento livre do olhar para as imagens simultâneas da tela? é a pergunta norteadora. Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão da geração de significados em filmes com múltiplas telas, que requer os seguintes objetivos específicos: identificar as transformações da linguagem cinematográfica em relação à montagem, na passagem do cinema clássico ao moderno; explicitar a taxonomia de imagens cinematográficas proposta por Deleuze; explicitar o conceito de montagem espacial na perspectiva de Manovich; articular a taxonomia deleuzeana ao conceito de montagem espacial e inventariar os efeitos gerados por montagens possíveis. Para tanto, será realizada análise do filme “Time Code” (2000) a partir da taxonomia proposta por Deleuze, que consta em “Cinema 1 - A imagem-movimento” (1985) e “Cinema 2 - A imagem-tempo” (1990), bem como o conceito de montagem espacial de Manovich (2001). Esta pesquisa é relevante por tratar da geração de significados de um filme enfatizando especificidades das imagens como geradoras do pensamento e também com potencial para guiar o processo de seleção de cenas entre múltiplas telas. Com isso a análise fílmica pode ir além das análises guiadas por pressupostos formalistas.
  • Dissertação
    Podcast durma com essa: um estudo da produção jornalística do jornal Nexo
    (2021) Faria, Naiara Albuquerque Melo de
    Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a produção de podcasts da imprensa brasileira. Sabe-se que a distribuição de conteúdo jornalístico por meio deste novo formato midiático tem crescido nos últimos anos e, por isso, a presente pesquisa busca compreender em que grau os podcasts noticiosos guardam relação com as mudanças socioculturais da atualidade. O objetivo é averiguar se há potencial dialógico na produção da coluna Durma com Essa, do Jornal Nexo, com a ajuda da pergunta norteadora: o podcast da coluna Durma com Essa tem elementos que indiquem a presença de potencial de dialogia social? Para isso, a fundamentação teórica estará em Cremilda Medina e Mara Rovida, no embasamento do conceito de Diálogo Social; além de Nelson Traquina, Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari quanto à prática jornalística; John Downing, Dennis de Oliveira e Cicilia Peruzzo, no Jornalismo descentralizado; e Roseli Fígaro sobre Jornalismo Alternativo e novos arranjos econômicos para jornalismo contemporâneo. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo a partir de Laurence Bardin, com o corpus composto a partir da produção de podcasts durante os seis primeiros meses da Pandemia do Novo Coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020. Ao longo do percurso, observa-se que o fazer jornalismo do objeto estudado cumpre com a promessa de promover a contextualização dos fatos no intuito de aumentar o entendimento do público, contudo, não traz elementos que apontam para a presença de dialogia social, quanto à pluralidade de perspectivas, escolha das fontes e presença de protagonistas sociais na narrativa apresentada.
  • Dissertação
    Processo de construção da identidade visual da TV Tem: uma análise semiótica dos símbolos da marca
    (2021) Gonçalves, Mírian Nadalini
    Esta pesquisa é guiada pela seguinte questão: como se dá a produção de significados dos símbolos da marca da TV TEM, no período de 2003 a 2020, na construção da sua identidade? O objetivo geral que se delineia é o de contribuir para a compreensão do processo de construção da identidade da TV TEM via logotipos do período delimitado. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo de regionalização da televisão no Brasil; identificar as especificidades da TV TEM no contexto regional enquanto afiliada da TV Globo; especificar conceitos de marca, de identidade de marca e suas manifestações; explicitar o logotipo enquanto signo, na perspectiva da semiótica peirceana; avaliar o potencial de significados gerados pelos logotipos da TV TEM e aclarar a identidade da marca TV TEM então construída. Para tanto, a análise será a partir de estratégias advindas da semiótica ou lógica peirceana, nos alargamentos trazidos por seus seguidores: Santaella (2002), Drigo e Souza (2013); a abordagem da marca entendida como signo ou linguagem se fará na esteira de Perez (2004), e, para tratar da cultura-mundo, nos valemos de Lipovestsky e Serroy (2011). Esta pesquisa justifica-se por agregar valor ao conhecimento relativo aos significados inscritos nos símbolos de uma marca, propiciando o avanço de ideias e de interpretações. A relevância social se deve à contribuição para que os produtores de marcas possam redimensionar seus modos de produção; finalmente, torna-se relevante para a área ao contribuir com a leitura mais apurada da imagem, apresentando o potencial da semiótica peirceana para análise de produtos midiáticos relativos à identidade visual da marca.
  • Dissertação
    Jornalismo literário e cobertura de guerra: a produção de Dorrit Harazim
    (2021) Camargo, Bruna Emy
    Esta pesquisa parte da seguinte questão: quais elementos de jornalismo literário estariam presentes nas coberturas de guerra e/ou conflitos feitas pela correspondente brasileira Dorrit Harazim? Numa tentativa de respondê-la foi montado o corpus com as oito reportagens publicadas pela jornalista sobre o tema – uma sobre a Guerra do Vietnã (1970), uma sobre o golpe de Estado no Chile (1973), uma sobre o conflito na Cisjordânia (1977) e cinco sobre os atentados em Nova York (2001), cobrindo um período de 31 anos. O método de investigação adotado é a análise de conteúdo francesa (BARDIN, 2011), buscando-se por meio dela as três características de jornalismo literário apresentadas por Martinez (2016): apuração; digestão e compreensão do material apurado; e redação em estilo literário. Para tanto, o objetivo principal é contribuir para a compreensão do jornalismo literário produzido por Dorrit Harazim na cobertura de guerras e conflitos no Vietnã, no Chile, na Cisjordânia e em Nova York. São objetivos específicos: a) explorar aspectos da produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; b) destacar como se deu a participação de mulheres na produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; c) identificar especificidades na produção de Dorrit Harazim, referentes ao jornalismo literário e/ou ao fato de ser mulher. O quadro teórico desta pesquisa apoia-se nos conceitos de jornalismo literário (BAK, 2011, 2017; LIMA, 2009, 2014; MARTINEZ, 2016) e cobertura de guerra e conflitos (KNIGHTLEY, 1978; SCHELP, 2016), além de diversas reportagens, relatos pessoais e biografias de correspondentes. Com a análise, identificamos em Dorrit Harazim a competência em produzir jornalismo literário em coberturas de guerra e/ou conflitos com as três características aqui listadas: a jornalista faz ampla coleta de dados durante a imersão em campo; as informações são contextualizadas e relacionadas para que fiquem mais claras, revelando domínio da profissional sobre o tema; e a narrativa é conduzida de modo a contar uma história com descrição de cena, inserção de diálogos, utilização de palavras imagéticas e sonoras e humanização de personagens. Esta investigação foi proposta considerando-se a importância em destacar a produção feminina em coberturas de guerras e conflitos; logo, coube ainda elaborar um apêndice para trazer luz às mulheres mencionadas, justificando as muitas narrativas que podem no futuro ser analisadas.
  • Dissertação
    Cinema e mulher: os femininos nas composições das narrativas cinematográficas de Laís Bodanzky
    (2020) Cavassani, Maria Fernanda
    Esta pesquisa analisou como as narrativas cinematográficas brasileiras têm se dedicado a retratar a questão do feminino. O objetivo é, portanto, contribuir para a compreensão de especificidades de representações do feminino em filmes dirigidos por Laís Bodanzky (1969). A partir da análise da obra da cineasta brasileira – tendo como recorte os quatro únicos longas-metragens por ela produzidos até aqui, com aprofundamento no filme Como Nossos Pais (2017) –, a pergunta que nos conduziu foi “como o feminino e o poético se expressam nas narrativas cinematográficas de Laís Bodanzky?”. Para isso, buscou-se identificar os aspectos narrativos, como enredo, personagens, ambiente e narrador, além das características visuais e sonoras do cinema de Laís Bodanzky por meio da análise fílmica, com metodologia pontuada por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, e na análise de narrativa, proposta pela professora Cândida Vilares Gancho. Para tanto, o apoio é de pensadores como Vilém Flusser, sobre comunicação e cultura; Walter Benjamin e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre as narrativas; Octávio Paz e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre narrativas poéticas; Robert Stam e Jacques Aumont, sobre cinema; e gênero a partir das contribuições de Simone de Beauvoir e Judith Butler. Os resultados apontam para narrativas poéticas, alicerçadas em ambientes contemporâneos e familiares, com enredos de conflitos psicológicos, personagens protagonistas que se alternam entre femininos e masculinos, com narradores que oscilam na onisciência entre silenciosos, polifônicos e dialógicos. Além de femininos poéticos, atuais e possíveis.