Dissertações e Teses
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- TeseNas encruzilhadas das epistemologias do Sul: um blues em sul maior(2023) Schian, Rodolfo MedeirosA tese contribui na investigação da interseção entre imagens, saberes e culturas, na proposta de uma abordagem inclusiva e crítica, de transformação social e reflexiva sobre as questões de poder no colonialismo e eurocentrismo, na diversidade e possibilidades de emancipação. Dentro deste contexto a pesquisa trabalha na elaboração da metodologia da Cartografia Imagética e Ciência Decolonial, explorando a aplicação de seus conceitos na compreensão das diversas realidades e implicações culturais, o que se define no conceito de Terceira Realidade. O objetivo da pesquisa ao explorar e desenvolver a metodologia da cartografia imagética em consonância com a teoria decolonial elabora o conceito de Terceira Realidade, na perspectiva de abordar a diversidade e suas convergências como utopia possível de compreensão e convivência comunitária dentro das diversas realidades existentes em um mesmo espaço, tempo e contexto; confluindo em uma nova maneira de nos comunicarmos com a complexidade das relações socioculturais. Outros objetivos são explorados para a definição da metodologia, explorando a investigação do pensamento decolonial, a luta contra o eurocentrismo, definição do conceito do pesquisador na figura do Agrimensor-Flâneur e apresentação de alternativas de pesquisas futuras para testar e explorar a cartografia imagética junto ao conceito de terceira realidade. A fundamentação teórica tangencia o eurocentrismo com Boaventura, Benjamin, Rancière, Debord e Belting, que são transformadas nos teóricos decoloniais para responderem as perspectivas do Sul, a exemplo de Bispo dos Santos, bell hooks, Paulo Freire e Frantz Fanon. Nesta constelação intelectual que inserimos a fundamentação da pesquisa para formatar as questões dentro das epistemologias do Sul, ciência decolonial, cartografia crítica, consciência das estruturas de opressão do colonialismo e eurocentrismo, e conceitos de igualdade e transformação social a partir da reflexão sobre poder, diversidade e emancipação. Estes pensadores, teorias e conceitos interligados são a base e orientação da pesquisa para realizar um pensamento crítico sobre as possibilidades e alternativas de sociedade inclusiva e efetivas transformações das realidades culturais e sociais. O percurso metodológico inicia com a fenomenologia e a etnologia, no desenvolvimento do trabalho vão se transformando e construindo percursos na confluência de saberes através de leitura atenta e reflexiva principalmente dos autores decoloniais, nas possibilidades de aplicação prática de seus princípios, para se transformarem nas concepções da cartografia imagética e ciência decolonial. Nessa transformação epistemológica que estamos propondo a cartografia imagética e a terceira realidade se mostram mais que uma metodologia e um conceito, elas se configuram em uma forma de pensamento e ação, estimulando o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, integrando a diversidade cultural, a empatia, a ação concreta de resistência e as utopias possíveis e revolucionárias.
- TeseO “ser e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã(2023) Marquêz, Paulo Antônio de SousaO objetivo deste trabalho é descrever e analisar iniciativas para promover a abertura parlamentar, a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba. A pesquisa tem como base teórica os pressupostos e diretrizes da comunicação pública, comunicação organizacional e das relações públicas. Foram identificadas 31 iniciativas classificadas por sua natureza e função, por meio de uma abordagem descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. Além disso, foi realizada uma Pesquisa-Ação que resultou em um Plano de Ação para implementação de iniciativas de parlamento aberto nas câmaras municipais. Constatou-se que 69% das câmaras municipais têm instrumentos que promovem a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras, mas é necessário organizá-los em uma Política de Parlamento Aberto com conceitos, diretrizes e estratégias para fortalecer a comunicação, a transparência pública e a participação cidadã na Região.
- TeseRacismo, decolonialidade e crítica à ideologia: uma análise de discurso do portal capoeira(2023) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre Comunicação, Cultura e Relações Raciais, focalizando as relações entre discurso e poder no universo da capoeira. Mais exatamente, tem como objetivo responder as seguintes questões: de que maneira a prática da capoeira é discursivamente construída por mestres/mestras e praticantes em artigos publicados no site Portal Capoeira no período de 2018 a 2022? E em que medida e como essas construções discursivas podem ser consideradas críticas à ideologia, desafiando, contestando e/ou transformando relações de dominação étnica ou racialmente fundamentadas? Para alcançar esse objetivo, adotamos a teoria social de John B. Thompson – especialmente, seu conceito de (crítica à) ideologia. Também nos apoiamos nos estudos étnicos-raciais e no pensamento decolonial, a fim de aprofundarmos a discussão sobre o racismo/antirracismo. No que diz respeito à metodologia, fizemos uso da análise crítica do discurso de orientação construcionista. A partir dessa metodologia, organizamos a pesquisa em três etapas. Na primeira, buscamos analisar o contexto sócio-histórico de produção e circulação dos discursos sob investigação, focalizando as relações de dominação que caracterizam esse contexto. Na segunda, buscamos analisar a organização interna desses discursos, suas características estruturais, padrões e relações. E na terceira, buscamos reinterpretar os resultados da análise discursiva à luz dos resultados da análise sócio-histórica. Ao reinterpretar esses resultados, concluímos, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter crítico à ideologia, na medida em que seus discursos tendem a estimular o debate sobre relações raciais na capoeira e a iluminar conflitos que costumam ficar na penumbra. Ademais, com frequência, fazem oposição a pontos de vista e posições racistas, contribuindo, portanto, para deslegitimar o fenômeno e, consequentemente, colocar em xeque relações de dominação racialmente fundamentadas.
- TeseAs ondas de rádio e suas regiões midiáticas: as práticas econômico políticas de apropriação dos sinais de radiofrequência no Brasil(2023) Gonçalves, Julio CesarElaborada na Linha de Pesquisa 2, Mídias e Práticas Socioculturais, do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, esta é uma pesquisa empírica e teórica cujo tema é a utilização da radiofrequência do espectro eletromagnético na transmissão dos sinais das emissoras de rádio e TV abertas e gratuitas. A hipótese testada, e confirmada na pesquisa, é a de que a forma de utilização desse recurso natural, a radiofrequência (RF), configura regiões midiáticas definidas pela produção, distribuição e consumo de bens simbólicos no contexto da indústria da comunicação. Dessa forma, o objetivo geral buscou demonstrar a criação de regiões midiáticas, pela distribuição dos sinais de RF e os objetivos específicos tiveram como proposta (1) demonstrar como a RF demarca o território e (2) especificar o papel da indústria da comunicação na regionalização midiática. A pesquisa tem como embasamento teórico o conceito de território de Milton Santos (2001, 2006, 2014), a teoria social da mídia, de John Thompson (1998, 2018) e a regionalização midiáticas no Brasil, de Sonia Aguiar (2016). Recorre-se à análise documental como metodologia, com consultas a fontes primárias e secundárias, e a uma revisão bibliográfica envolvendo, além da Comunicação, áreas de conhecimento como Geografia, Sociologia e Física. E uma das conclusões a que se chegou é que o espectro eletromagnético perdeu seu valor de uso e passou a ter valor de troca para atender à expansão do capitalismo neoliberal. A pesquisa se enquadra na linha de estudo da Economia Política da Comunicação e espera contribuir com o despertar de mais interesse pela inclusão de aspectos relacionados à infraestrutura nos debates sobre a democratização das comunicações no Brasil.
- TeseO véu rasgado da palavra: comunicação poética versus afundamentalismo em pregações evangélicas(2023) Scaranello, Isabella Reis PichiguelliEsta pesquisa contrapõe a comunicação poética ao contrato midiático da pregação evangélica, bem como discute suas repercussões quanto ao fenômeno conhecido como “fundamentalismo”, termo que é questionado nesta investigação. Diante da percepção de aspectos coincidentes entre a comunicabilidade “fundamentalista” e o contrato midiático da pregação evangélica, pergunta pelas possibilidades – incluindo formas e motivações – para que a comunicação poética seja elaborada em liturgias evangélicas, bem como de que modo esse elaborar pode contribuir para desarticular lógicas denominadas “fundamentalistas”, presentes na religiosidade desses grupos. Para tanto, percorre o método da montagem, seguindo os passos de Walter Benjamin na obra Passagens. Trata-se de método que requer uma perspectiva crítica-criativa, não analítica, diante do recorte de pesquisa: pregações enunciadas em igrejas evangélicas de diferentes denominações, distribuídas entre as principais vertentes históricas deste grupo religioso, encontradas na plataforma digital YouTube. Entre as referências teóricas, estão Rubem Alves, Magali Cunha e Gedeon Alencar, para tratar de evangélicos no Brasil; Octavio Paz, Paul Ricoeur, Míriam Cristina Carlos Silva, para abordar a comunicação poética; James Barr, Karen Armstrong e Luiz Signates, para as discussões sobre o “fundamentalismo”. A relevância da pesquisa está em apontar modos práticos para que a comunicação poética ganhe espaço no cotidiano de grupos evangélicos, contribuindo para desarticular lógicas conhecidas como “fundamentalistas”, pois que apresentam ameaças ao convívio responsável e às democracias. Nessa direção, por fim, esta tese defende que as possibilidades para uma comunicação poética em liturgias evangélicas passam por sua reclassificação e apontamento como fundamentalista; ao passo que a comunicabilidade conhecida como “fundamentalista” deve ser denunciada como afundamentalista, tanto por omitir seus fundamentos (suas premissas) quanto, por meio deles, violentar (de cima para baixo – um movimento de afundar). Neste deslocamento semântico, que segue a perspectiva metodológica crítica-criativa, propõe que tal comunicação poética fundamentalista pode se dar, em liturgias de igrejas evangélicas, pelo uso do ensaio como um exemplar enunciativo, uma vez que assume seu caráter provisório e experimental. É este assumir que dá nome à primeira parte do título desta tese: o véu rasgado da palavra. Desvelar, no lugar de encobrir os fundamentos da comunicação.
- TeseO processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal Folha de S. Paulo e em peças publicitárias(2023) Malagó, Graziella AndreiaEsta pesquisa, que tem como tema a construção de significados da cor preta, é guiada pela questão: como se dá o processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal e na publicidade? Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão do processo de construção de significados da cor preta, e os objetivos específicos constituem em explicitar o conceito de midiatização, descrever aspectos do processo de construção social da cor preta, inventariar significados engendrados pelas representações visuais selecionadas e as implicações na identificação do caminhar do processo de construção da identidade cultural de pessoas pretas. Para tanto, a fundamentação teórica envolve conceitos de midiatização, aspectos do processo de construção social da cor preta, enquanto as estratégias de análise de representações visuais, advindas da semiótica peirceana, serão aplicadas para uma amostra de interesse, constituída com representações visuais vindas da Folha de S.Paulo, do ano de 2020, e de peças publicitárias do ano de 2021, coletadas nos portais da ADS of the Word – Creative Advertising Community e do Clube de Criação. Dentre os resultados, destacamos que para as peças publicitárias prevalece o poder de sugestão, que pode gerar efeitos emocionais, sendo, portanto, mais profícuas para colocar em movimento novas ideias, crenças, ações e hábitos, no transcorrer do tempo, ou em semioses futuras relativas à cor preta. Esta pesquisa é relevante por tratar do processo de construção de significados em torno da cor preta tendo as mídias como protagonistas, bem como por fornecer subsídios para que produtores/criadores se sensibilizem quanto à qualidade da composição de seus produtos/criações que envolvam a cor preta.
- TeseNarrativas ambientais e educomunicação: o cinema como estratégia para a compreensão ambiental(2023) Souza, Gisele Cristina Gabriel deAo tomar como fio condutor o emprego do cinema em processos educomunicativos, esta pesquisa tem como foco as relações entre produções cinematográficas, comunicação e educação, interligadas às questões ambientais. Assim, o problema pode ser enunciado a partir da seguinte pergunta: como as narrativas podem auxiliar as práticas educomunicativas, supondo-se que possam oferecer uma abordagem complexa dos fenômenos? A pergunta parte da hipótese de que as narrativas podem contribuir para uma educomunicação sensível, capaz de comunicar por meio de uma linguagem poética e ampliar a maneira de como percebemos o mundo ao nosso redor. E, se assumida no cotidiano escolar, pode ser uma grande aliada frente às questões caras à educação e à comunicação ambiental. O objetivo geral é compreender os processos comunicacionais estabelecidos em produções cinematográficas que abordam as questões ambientais, bem como refletir sobre o uso destes recursos em processos educomunicativos. Como objetivos específicos: a) verificar as estratégias utilizadas para a construção destas narrativas, com ênfase na apuração sobre os elementos poéticos, possivelmente presentes na estrutura imagética, sonora e verbal; b) apresentar uma tipologia de narrativas para a construção de uma educomunicação pelo viés do sensível. Em busca de compreender como se configuram tais narrativas – e explicar sua inserção em um ambiente pedagógico voltado para o exercício crítico e criativo, seremos amparados por autores como: Míriam Cristina Carlos Silva; Edgar Morin; Octavio Paz; Walter Benjamin; Paulo Freire; Adilson Citelli; Ismar de Oliveira Soares; Ailton Krenak e Marcos Reigota. Além disso, com o intuito de contribuir para a reflexão do processo de ensino-aprendizagem, uma proposta didática é apresentada. A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, no qual a questão ambiental tornou-se um problema de responsabilidade individual e coletiva, pois até aqui não fomos capazes de equilibrar nossa existência com a utilização dos recursos finitos disponíveis na natureza, e, em geral, nos relacionamos com o planeta de forma destrutiva. Neste sentido, ao tratar as questões ambientais a partir da educomunicação, pode-se apresentar ferramentas que se inserem no conjunto maior da educação com o objetivo de transformações sociais, afinal, trata-se de um papel ético na comunicação contemporânea. As narrativas fílmicas apresentadas neste trabalho, dada a sua complexidade poética e a forma sensível como tratam a questão ambiental, por meio do cinema, podem contribuir para uma educomunicação sensível. O trabalho demonstra que é possível, a partir do cinema e da comunicação sensível, aliar a educomunicação às discussões ambientais, por meio de sequências didáticas a serem trabalhadas no diálogo entre professores e alunos, levando-se em conta o fundamento da comunicação como um processo de interação, portanto, de construção intersubjetiva de saberes.
- TeseAs estratégias subversivas no discurso da youtuber Louie Ponto sobre as relações de gênero: uma análise crítica do discurso(2023) Mattos, Georgia deEsta pesquisa tem como tema as relações de gênero nas mídias sociais digitais, especificamente, no YouTube, norteada pela questão: quais estratégias subversivas são produzidas pelo discurso da youtuber Louie Ponto sobre as relações de gênero? Com isso, nosso objetivo geral é compreender as estratégias subversivas produzidas pelo discurso de Louie Ponto sobre as relações de gênero. Para isso, nossos objetivos específicos se dividem em: discorrer acerca do contexto histórico-social e midiático em que a plataforma YouTube e, mais especificamente, o canal Louie Ponto, encontra-se; discutir sobre as relações de gênero e suas produções discursivas; e analisar as estratégias subversivas presentes no discurso de Louie Ponto sobre as relações de gênero e suas representações. Para alcançar nossos objetivos, fazemos uso da Análise Crítica do Discurso, amparada na Teoria Social do Discurso, que considera três dimensões possíveis de análise: textual, prática discursiva e prática social. Para a realização da análise nestes três níveis, tomamos como base as estratégias discursivas em Luiza Martin Rojo. O referencial teórico é composto pelos estudos de gênero, em Judith Butler, e os estudos de Michel Foucault sobre discurso e sua relação com o poder e o saber. Entre os resultados encontrados, apontamos para a relevância das mídias sociais digitais, principalmente, o YouTube, enquanto plataforma que proporciona um lugar de debate, aconselhamento e compartilhamento de experiências que envolvem as vivências LGBT+. Destacamos a importância do discurso da youtuber Louie Ponto, ao transmitir princípios que asseveram a favor da igualdade, desmistificando estereótipos de gênero e favorecendo para a visibilidade LGBT+, sobretudo, a identidade da mulher lésbica. Desse modo, nossa pesquisa pode contribuir para o avanço dos estudos de gênero, a partir de produções discursivas no âmbito das mídias digitais, ao mostrar as potencialidades que esse contexto sócio-histórico e midiático propicia ao corroborar com as relações de gênero subversivas, bem como, para o aprofundamento da concepção de discurso, tanto teórica quanto metodológica, favorecendo a compreensão dos sentidos e das representações que são construídas socialmente.
- TeseO processo de criação na publicidade: perspectivas de criativos em foco(2023) Martins, Bruno Antonio da SilvaA presente pesquisa tem como tema o processo de criação em publicidade e é guiada pela hipótese de que este processo compartilha especificidades com o processo de criação da ciência e da arte. Com o objetivo geral de compreender o processo de criação em publicidade e os específicos de explicitar aproximações entre ciência e arte, com foco no processo de criação; mostrar como crenças sobre a velhice e o envelhecimento se apresentam na produção publicitária; tratar a publicidade como um sistema de signos, na perspectiva da semiótica peirceana, e destacar facetas do processo de criação em publicidade, aplicam-se estratégias advindas da semiótica peirceana para análise de peças publicitárias que envolvem representações de idosos, de uma amostra de interesse composta por cinco peças publicitárias recentes. Tais análises são permeadas por ideias de profissionais envolvidos no processo de criação dessas peças, coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. As reflexões sobre o processo de criação, na ciência e na arte, fundamentam-se em ideias de cientistas e artistas, como consta em literatura específica sobre processo de criação – Moles, Valéry, Morin e Ostrower, entre outros –; em seguida, em ideias de criativos, coletadas nas entrevistas, sendo que os vínculos do processo de criação com a cognição são efetivados com ideias peirceanas sobre os tipos de raciocínio. Entre os resultados, destacamos que os processos de criação na ciência e na arte, bem como na publicidade, em geral, envolvem a busca e a elaboração de procedimentos e técnicas que dependem de materiais existentes; os momentos de criação são conscientes e concentram comparações, conjeturas, hipóteses, ou seja, envolvem o raciocínio abdutivo; dependem do meio cultural dos artistas, cientistas e criativos, e não são processos levados adiante individualmente, pois ambos requerem comunidades tanto para a criação como para a validação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisa pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e relevante pedagogicamente, pois traz contribuições para a compreensão do processo de criação e da criatividade como uma faceta da cognição e, socialmente, pois dá subsídios para os criativos redimensionarem a sua prática relativa ao processo de criação em publicidade, atrelando o original à possibilidade de transformações de crenças e hábitos cristalizados no meio social.
- TeseComunidades digitais e amor evolutivo: permanência e aumento da razoabilidade concreta na comunidade Otaku do Brasil(2023) Santos, Andre Luis Scutieri dosA pesquisa tem como objeto de estudo as comunidades digitais. O que garante relações efetivas entre os integrantes ou entre os integrantes e as ideias que circulam na comunidade, ou entre tais ideias a ponto de garantir a permanência da comunidade, bem como para o delineamento de tendências para o crescimento dessas ideias na comunidade?, é a pergunta norteadora. A partir dos conceitos de Charles S. Peirce de comunidade, lançamos a hipótese de que a comunidade permanece, pois pode construir uma ambiência movida pelo amor evolutivo ou agapismo, e tende a contribuir para o aumento da razoabilidade concreta. Sendo assim, a pesquisa objetiva contribuir para a compreensão de como o amor evolutivo (ágape) se atualiza em uma comunidade e como a razoabilidade concreta nela se move. Nesse caso, consideramos que os Otaku se constituem como uma réplica para o conceito de comunidade, no sentido peirceano. Da mesma forma, nossos objetivos específicos são: argumentar sobre os vínculos entre amor evolutivo, comunidade e pragmaticismo no interior da arquitetura filosófica peirceana, além da noção de réplica em Peirce; identificar os produtos postos em circulação pela comunidade Otaku; inventariar o potencial de significados de um produto selecionado, ou atentar para o interpretante imediato do produto enquanto signo; identificar interpretantes dinâmicos vinculados ao produto selecionado; desenhar uma tendência para os interpretantes dinâmicos e argumentar sobre pistas que permitam aproximar o grupo dos Otaku com a ideia de comunidade em Peirce. Para tanto, tomamos como corpus seis capítulos publicados do manga One Piece pelo grupo de fãs OPEX, e as mensagens deixadas pelos leitores no mesmo site. As análises seguem um percurso metodológico orientado pelo conceito de interpretante e suas modalidades, proposto por Johanssen e Santaella, a partir da teoria peirceana. Assim, analisamos primeiro o potencial de significados latente no manga; depois os comentários, como efeitos atualizados do manga; e então uma nuvem de pontos formada pelos comentários classificados, para detectar tendências, a presença da ação de uma lei. A partir das análises, concluiuse que os efeitos do manga nos fãs (que dominam o manga) se apresentam nos comentários que sinalizam para interpretantes emocionais, energéticos e lógicos. Além disso, a nuvem de pontos sugere o estabelecimento de um hábito na comunidade, indicando o crescimento da razoabilidade concreta. Isso permite que aproximemos a o grupo de fãs da comunidade de Peirce, como uma réplica do primeiro nível da comunidade, a do amor, confirmando nossa hipótese. A exploração do conceito de comunidade, na perspectiva peirceana, e a proposta e aplicação do método de análise do movimento de ideias na comunidade digital, a partir da teoria dos interpretantes, constituem a relevância da pesquisa para a área.
- DissertaçãoDa bengala branca à caixa preta: o aparelho técnico como possibilidade do registro da luz na criação fotográfica do deficiente visual(2024) Rezende, Fernando GonçalvesA presente pesquisa apresenta resultados de estudos com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo contexto são as práxis fotográficas. Como objeto de investigação, trazemos a fotografia de João Maia, fotógrafo paraolímpico deficiente visual. Assim sendo, para alicerçar nossos estudos e analisar as imagens de Maia, nos apoiaremos nos conceitos flusserianos na obra Filosofia da caixa preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Para Flusser, os recursos técnicos são limitantes, e o fotógrafo que não conhece os programas contidos no interior da caixa preta é um funcionário da máquina. Neste cenário, as imagens concebidas se apresentam como código de comunicação que são mediações entre o homem e o mundo. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso do aparelho técnico pelo fotógrafo paraolímpico cego, bem como procurar responder se João Maia é funcionário do aparelho fotográfico ou subverte-se dos programas integrados no interior da caixa preta. Para tanto, nos apoiaremos na fenomenologia de Edmund Husserl, Walter Benjamin nos apoia na história europeia da fotografia e, também, acerca da reprodutibilidade técnica. Roland Barthes nos ampara na questão da linguagem fotográfica. No que se refere a percepção dos sentidos de como João Maia cria suas imagens técnicas, nos sustentamos na teoria da Gestalt com Max Wertheimer. Christoph Wulf, nos sustenta em relação ao poder da imaginação que cria uma complexa evolução neurológica humana na qual a fantasia desempenha um papel singular na cognição cerebral. Da mesma forma, no esteio de Norval Baitello Júnior, escolhemos três obras para compreender conceitos sobre a criação fotográfica. A metodologia que optamos para o desenvolvimento da pesquisa foi a qualitativa. Para analisarmos as imagens do fotógrafo paraolímpico, nos apoiamos em sete fotografias que Maia nos cedeu para realizarmos a análise. Fotografias essas que foram concebidas pelo fotógrafo nas paraolimpíadas do Rio 2016 e em Tóquio, 2020. Para esta empreitada, Barthes, Baitello Júnior e Wulf nos sustentará em seus conceitos imagéticos. Apresentamos também a entrevista realizada com Maia, em abril de 2022, para entendermos sua criação fotográfica no sentido auditivo e no tatear da caixa preta na qual podemos evidenciar aperfeiçoamento nesses dois sentidos humano, bem como, João Maia, por meio da percepção, consegue se orientar no espaço-tempo para conceber imagens técnicas. A pesquisa é relevante por tratar das práxis fotográficas de um deficiente visual, cujo resultado nos leva a concluir que a visão fisiológica seria dispensável no ato de fotografar.
- DissertaçãoComunicação e uma poética do erotismo: de Hilda Hilst a Eduardo Nunes(2023) Macedo, Tatiana Aparecida Veronezzi deEste estudo tem como questão norteadora a compreensão sobre o modo como o cineasta Eduardo Nunes, em seu filme Unicórnio (2018), comunica a narrativa poética de Hilda Hilst (1930-2004), com enfoque no erotismo. Para tanto, o corpus envolve as obras de Hilda Hilst, O Unicórnio e Matamoros, e o filme de Eduardo Nunes, o Unicórnio, em confluência com fragmentos biográficos da escritora, coletados de uma série de entrevistas organizadas por Diniz (2018), entre outras informações secundárias. A partir das proposituras de Silva (2007-2010), compreendemos o erotismo como uma forma específica de comunicação, apoiando-nos também em Bataille (2021). O objetivo deste estudo é o de discutir como Nunes dialogou com a obra de Hilst, por meio de um processo aparentemente antropofágico. Para responder a esta pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como uma análise, na qual se realiza uma leitura do filme, buscando apreender elementos resultantes dos processos dialógicos operados por Nunes, sobretudo a partir dos aspectos eróticos presentes nos textos de Hilda e no filme do cineasta. Assim, consideramos a perspectiva da antropofagia como um possível método (SILVA; PICHIGUELLI, 2020; CASTRO e SILVA, 2022) utilizado por Nunes. A justificativa deste trabalho como contribuição à área da comunicação está em se pensar a poética de Nunes como um processo comunicacional, antropófago, o que significa uma contribuição incremental para o estudo das narrativas midiáticas. Também se justifica por contribuir no debate sobre a importância do poético para os processos comunicacionais, trazendo luzes a uma autora que, por razões diversas, tem sido continuamente negligenciada. Consideramos que Nunes coloca-se como artista-antropófago e nos convida a uma experiência de uma comunicação erótica-antropofágica com Hilda Hilst, por meio da narrativa cinematográfica.
- DissertaçãoPandemias contemporâneas: o Sars-Cov-2 e a desinformação no Brasil bolsonarista: análise da perspectiva discursiva construcionista(2023) Fonseca, Odailson AlmeidaEm 2020, a humanidade foi marcada por duas pandemias: a do novo Coronavírus (SARS-COV2) e a da desinformação. Uma vez que faltava à informação um direcionamento claro e seguro, norteado pelos procedimentos preconizados pela Ciência, a verdade foi eclipsada pela confusão de fontes e interpretações. Partindo desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a agência de checagem Lupa buscou persuadir o(a) leitor(a) da falta de veracidade do conteúdo sobre a Covid-19 publicado durante o período de pico pandêmico (março de 2020). A primeira estratégia metodológica constituiu na detecção da autoridade comunicacional no embate da checagem entre as mensagens formais de responsabilidade médicas contrárias às declarações de personalidades públicas, militantes nas redes sociais, e carentes de amparo científico. Para analisar tais declarações, valeu-se do arcabouço teóricometodológico de uma Análise de Discurso de base construcionista, capaz de refletir sobre quais relações sociais são estabelecidas e sustentadas pelos discursos sob investigação. Os autores utilizados como fontes principais são Lupicínio Iñíguez, Mary Jane Spink e John Thompson, entre outros. A estratégia metodológica final consistiu na análise de três materiais publicados durante esse período e selecionados como referência para a avaliação do objeto proposto. Partindo desta reflexão sobre a autoridade e responsabilidade no combate à desinformação, foi analisada a forma de legitimação da veracidade destas posições apresentadas por este órgão comunicacional de aferição e checagem da informação — sobretudo em tempos em que a sociedade se viu diante de um volume incalculável de informações, frente às questões de saúde pública potencializadas ao longo daquele período. A conclusão apontou para a conscientização mais criteriosa da sociedade ao ser confrontada com as informações publicadas – incluindo as próprias agências de checagem.
- DissertaçãoMídias digitais e cultura caipira: um estudo nas festas de São Luiz do Paraitinga(2023) Schwab, MatheusEsta pesquisa tem como tema a relação entre cultura popular e as mídias digitais, guiada pelo questionamento: de que forma a cultura caipira apropria-se das mídias digitais? Como objeto de estudo, focou-se na relação entre as mídias digitais, principalmente os smartphones, e as festas realizadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Trata-se de uma cidade festiva e reconhecida como um reduto caipira. Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e compreender os sentidos presentes no uso das mídias digitais pelos caipiras presentes nas festas populares. Para isso, os objetivos específicos consistem em: evidenciar o caráter dinâmico da Cultura Caipira; identificar quais manifestações da Cultura Caipira podem ser encontradas em São Luiz do Paraitinga; identificar situações em que as mídias digitais se relacionam com a cultura caipira durante as festas populares de São Luiz do Paraitinga e de que forma elas produzem novos sentidos comunicacionais. O referencial teórico foi composto por: Néstor García Canclini e o conceito de Hibridação Cultural; Luiz Beltrão e a teoria da Folkcomunicação; Antônio Candido e seu estudo nas comunidades caipiras e Roberto DaMatta e seus conceitos em torno dos rituais. Após a realização de uma revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa etnográfica contemplando oito festas e duas apresentações artísticas entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2022. Foram identificadas uma série de situações e exemplos em que as mídias digitais estiveram presentes durante as festas caipiras. Concluiu-se que há um atravessamento das mídias digitais sobre as festas. Isto incide na necessidade dos envolvidos com as festas realizarem uma série de adaptações em suas práticas sociais. Para isso, práticas distintas são recombinadas e é nesta etapa que ocorrem as apropriações. A recombinação e as apropriações geram novas práticas e estruturas que coexistem com as antigas. Por fim, esta operação tem como consequência a ampliação, tanto dos meios digitais, quanto das festas.
- DissertaçãoComunicação pela luz: a construção de significados na promenade da catedral de Brasília(2023) Holtz, Luiz Gustavo dos SantosO presente estudo insere-se na interface entre Comunicação e Arquitetura: o tratamento da arquitetura como linguagem, produtora de significados, justifica essa aproximação. O objeto de estudo em foco nesse diálogo é o potencial significativo da luz em obras arquitetônicas, e o objeto empírico é a Catedral de Brasília, obra do arquiteto brasileiro Oscar Neimayer, vista como signo. A questão norteadora assim se faz: como se dão os efeitos da luz na experiência vivida por pessoas que percorrem a promenade ou no caminho que leva ao altar da Catedral de Brasília? O objetivo principal que se delineia é o de contribuir para a compreensão destes significados; os objetivos específicos consistem em apresentar a luz em diferentes âmbitos – filosofia, religião, arte, arquitetura –, explicitar conceitos da semiotica peirceana que vão ancorar o tratamento da arquitetura e da luz como signos e linguagens; descrever e explicitar interpretantes gerados pela promenade da Catedral de Brasília. O percurso feito no local pelo caminhante/autor é o foco de interpretação nesta pesquisa; portanto, foi a partir do olhar do caminhante que se estabeleceu o método: o instrumental urdido por Santaella, sustentado pela semiótica de Charles S. Peirce. Centrado nos três modos de se apreender os fenômenos requisitados a um intérprete, esse instrumental institui três tipos de olhar: contemplativo, observacional e interpretativo para desenredar os significados da luz. Contudo, para efeito de ilustrar os passos dessa experiência prática, as fotografias registradas no trajeto serão utilizadas. Valemo-nos de teóricos que fundamentam a arquitetura, como Muller, Montaner, Oliveira e Frade; de historiadores sobre os significados da luz, como Almeida, Borsa, Dias e Fontoura, além de Santaella, Drigo e Souza para tratarmos a semiótica peirceana. Pensamos assim, contribuir com conhecimentos vindos da Comunicação, sobretudo os fundados na semiótica peirceana, para a compreensão da concepção da luz como elemento fundamental da arquitetura. Essa relação fortalece a interface Arquitetura e Comunicação através da semiótica.
- DissertaçãoA representação da mulher executiva na revista Exame(2023) Ribeiro, Juliana Aline FungaroEsta dissertação se desenvolve no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais, e tem como tema a representação da mulher executiva na revista Exame, por meio de levantamento de reportagens sobre mulher, publicadas na revista eletrônica, durante o período de 2018 a 2021. Busca-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como a mulher executiva é representada na Revista Exame? O objetivo é investigar como o gênero feminino é representado no mundo empresarial. Para tanto, foi feito um breve panorama do movimento feminista através dos conceitos de Garcia (2011), Alves & Pitanguy (1991), Pinto (2003) e de representação social e tecnologia de gênero nos conceitos de Hall (2016) e Lauretis (1987). Lipovetsky (2000) auxilia sobre a perspectiva histórica da inserção da mulher no trabalho, junto com Perrot (2009), Saffiotti (2013). Com o propósito de se alcançar os objetivos, adota-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) e Franco (2005) como a metodologia desse estudo. Neste trabalho, o objeto de pesquisa é “mulher”, vamos entendê-la no senso comum. A presença da mulher neste contexto tem um campo importante de pesquisa, e a representação dela no cargo de poder ainda reproduz estereótipos preconceituosos, colocando obstáculos à mulher para alcançá-lo. A relevância desse trabalho está em propiciar reflexões acerca de como a mulher está sendo representada nas revistas de negócios e o seu papel no mundo do trabalho. As análises dos recortes das revistas selecionadas possibilitam relacionar o lugar das mulheres em importantes cenários no mundo empresarial. Elas estão, cada vez mais, em destaque em novos postos de trabalho, buscando os cargos de liderança. Neste trabalho, analisamos 11 reportagens da Revista Exame, e elas mostraram que em algumas profissões as mulheres já ultrapassaram os homens. Entretanto, em pleno século XXI, nos cargos de liderança, elas ainda enfrentam o preconceito por serem mulher também se tiverem filhos. As mulheres são guerreiras e buscam a ruptura do “teto de vidro” e do estereótipo que são frágeis.
- DissertaçãoDo baianinho ao CB: um estudo sobre a transformação da mascote das Casas Bahia(2023) Ludugério, Geyvison SoutoA pesquisa tem como tema a humanização das marcas e suas transformações enquanto valores simbólicos, especialmente por meio da presença de mascotes nas redes sociais. Com o crescimento da digitalização na comunicação e o destaque dado ao consumo, tem ocorrido influência na forma como as marcas se comunicam com seus consumidores. Neste estudo, analisei a evolução das mascotes de marca, que deixaram de ser coadjuvantes na publicidade tradicional para se tornarem figuras interativas e participativas na internet, ganhando vida por meio de movimentos e vozes. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: “De que maneira a crescente digitalização das formas de comunicação e a predominância da lógica do consumo têm impactado a comunicação das marcas, especialmente no que se refere às suas representações antropomórficas?”. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as transformações pelas quais a publicidade vem passando, com o advento das mídias digitais, a partir da figura dos assistentes virtuais de marcas. Além disso, defini os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o contexto sociocultural no qual ocorreram as principais transformações na publicidade e no consumo a partir da segunda metade do século XX, destacando sua relação com a comunicação; 2) Analisar a evolução dos personagens de marca, desde mascotes estáticos até mascotes humanizados; 3) Realizar uma análise crítica, utilizando uma abordagem teórico-empírica, do advento do CB, mascote das Casas Bahia, no meio digital. Para alcançar esses objetivos, realizei uma revisão teórico-empírica, abrangendo obras de autores como Manuel Castells, Henry Jenkins, Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Lévy, Lucia Santaella e Clotilde Perez. Entre os resultados obtidos, destaco o paralelo entre o avanço da publicidade e da internet. Observo como as mídias sociais muitas vezes distorcem a realidade de uma sociedade dominada pela revolução informacional, refletindo uma forma de comunicação pós-massiva. Isso também está relacionado ao surgimento de um novo tipo de consumidor, que valoriza mais os aspectos simbólicos do que a finalidade do produto. É fundamental analisar criticamente o papel das mascotes digitais na publicidade. A aparente transformação da mascote das Casas Bahia reflete a identidade desse novo consumidor, que se identifica com um estilo visual neutro, não regional e altamente simbólico e visual. Isso é um reflexo de um novo público, que participa de uma economia diferente e está cada vez mais presente no mercado digital.
- DissertaçãoO potencial comunicativo de imagens digitais fotorrealísticas a partir de Baudrillard(2023) Vieira, Fábio LuisO tema da pesquisa é a imagem digital fotorrealística na arquitetura, compreendida na sua condição de representação gráfica para comunicação visual. Considerando a sua utilização, a pergunta que guiou este estudo foi: qual o potencial comunicativo da imagem digital fotorrealística em simular a experiência de habitar enquanto representação de um projeto arquitetônico? A pesquisa teve como objetivo geral avaliar o potencial comunicativo da imagem fotorrealística ao se constituir como um recurso para simular a experiência de habitar em projetos arquitetônicos. Para alcançar o objetivo geral, definiu-se como objetivos específicos: apresentar um cenário da imagem e do fotorrealismo, com os conceitos e aplicações ao longo do tempo; e propor estratégias de análise de imagens arquitetônicas advindas dos conceitos de Baudrillard. Para tanto, a fundamentação teórica apoiou-se em autores que tratam sobre o estudo da imagem, representação gráfica arquitetônica e, em casos mais específicos, a imagem digital fotorrealística. A partir da obra “O sistema dos objetos”, de Baudrillard, elaborou-se um método de análise fundamentado nos conceitos de ambiência, arranjo e funcionalidade, identificando e reorganizando critérios que estabelecem uma categorização para avaliação das imagens digitais fotorrealísticas. Foi selecionada uma amostra composta por seis imagens que constam no livro Yes is More: An Archicomic on Architectural Evolution, do arquiteto Bjarke Ingels. Observou-se nessas imagens critérios ambientais caracterizados por um sistema de objetos que se estrutura como eficiente elemento de comunicação, cujas análises originaram-se da aplicação dos critérios de categorização estruturados neste estudo. A relevância da pesquisa está em propor estratégias de análise e concepção de imagens arquitetônicas valendo-se de critérios advindos dos conceitos de Baudrillard. A teoria do sistema dos objetos proporcionou identificar a estreita relação da representação ambiental arquitetônica com os objetos que compõem e qualificam estes sistemas comunicacionais. Ao evidenciar as relações comunicativas entre o homem e os objetos, a imagem digital fotorrealística, mostrou-se relevante, pois enfatiza por meio da ambiência as características qualitativas do espaço, cujo aspectos auxiliam a simular a experiência de habitar.
- DissertaçãoComunicação, propaganda política e ideologia nos tempos de João Goulart(2009) Martins, Milton PimentelO desiderato do presente trabalho consistiu em desvendar as estratégias comunicacionais-propagandísticas, às quais o presidente João Goulart recorreu não só visando à eleição nas disputas eleitorais às quais concorreu; mas, também, salvaguardar a govenabilidade do seu mandato presidencial pois, dentro de um contexto de polarização ideológica atroz, teria de se preocupar em granjear, constantemente, o apoio da população e, assim, conseguir algum esteio que lhe oferecesse estabilidade mínima para que levasse adiante seus projetos. Demonstrar-se-á que, naquilo que parece uma simples campanha propagandística, há toda uma relação dialética e umbilical entre o teor dos discursos e as variáveis da conjuntura histórica tidas por mais relevantes por todos os atores sociais envolvidos. Essa constatação conduziu à pesquisa a investir num detalhado levantamento histórico, o que permitiu compreender como comunicação e realidade se retroalimentam reciprocamente e, mais ainda, iluminou a interpretação dos esforços comunicacionais de Goulart de modo a revelar o papel dual que desempenharam na formação da sua imagem: conquanto o ajudavam, paradoxalmente, instrumentalizavam a contrapropaganda ideológica intensa que sofreu. Ver-se-á que suas estratégias propagandísticas contribuíram com a escalada da radicalização que redundaria no golpe militar.
- DissertaçãoLiberdade na comunicação: uma interface entre o mundo do direito e da mídia(2009) Lemos, Lilian Rose deHá quem diga que a liberdade não existe e, há quem diga que a manifestação do pensamento é livre e garantida. Identificada a natureza do problema, partimos às divisões da historiografia clássica, pesquisando empiricamente a expressão humana, para entender como se deram a liberdade e a comunicação ao longo dos tempos, construindo-se então um marco teórico ou quadro referencial da pesquisa, explorando teorias, métodos e interfaces entre a Comunicação e o Direito. Ao pesquisarmos o desenvolvimento desses dois paradigmas, intrigantes resultados sobrevieram. Primeiramente, a liberdade, absoluta e irrestrita, aparece como possível apenas na Pré-História, quando se viveu em estado natural. Ademais, a partir da vida em sociedade, a liberdade passa a sofrer necessárias limitações, que por si, não lhe suprimem a existência, pois a liberdade realmente se esvai quando os poderes instituídos precisam dominar as comunidades para se manterem, em mando e comando. No tocante às comunicações, o desenvolvimento do gesto à fala, da comunicação primordial ao alfabeto e a primazia da oralidade até meados do século XVIII foram pesquisados e, indicaram, contudo, a mesma diretriz. As expressões pessoais e as informações, desde sempre estiveram sob controle de algum poder exercido sobre uma maioria iletrada. Esses dois conceitos – liberdade e comunicação – ainda separados até a transição medieval à modernidade, a partir da resistência à dominação da Igreja Católica com sua Santa Inquisição e as guerras travadas em nome de Deus, surgem como uma busca do direito à liberdade de expressão. O que só foi possível quando o homem pode produzir e consumir informações mediadas, quando suportes, meios e formas de divulgação deixou de pertencer ao controle exclusivo do Estado e da Igreja, passou a ser então uma garantia constitucional no mundo oitocentista. Identificamos, assim, que se desde 1716 fala-se em liberdade “de” expressão, em nossos tempos já podemos perceber que, o direito pessoal de expressar um pensamento não se compara nem se confunde com a expressão de conteúdos às massas, através de meios economicamente importantes, financeiramente poderosos e por isso mesmo, politicamente convenientes. A pesquisa leva, assim, à necessidade de se investigar nestes tempos, a Liberdade “na” Comunicação enquanto um novo conceito, mais adequado e atento à realidade atual, concluindo pela necessidade de se garantir por todos os meios democráticos esse direito, tanto quanto demonstra ser imprescindível a criação de mecanismos mais eficazes para se responsabilizar os meios de comunicação de massa pelos conteúdos que expressam, tendo em vista o risco da produção de resultados danosos à identidade nacional. Quando sob a aparente defesa da liberdade de opinião e de imprensa, um constante processo reificado se estabelece e condiciona a consciência nacional, aviltando direitos individuais, corrompendo identidades e suprimindo resistências, faz-se necessário reconhecer que é chegada a hora de revermos nossos conceitos.