Dissertações e Teses
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- DissertaçãoMuseu de arte sacra de São Paulo: estratégias de comunicação organizacional em tempos de restrição(2024) Leite, Gisele da SilvaEsta pesquisa integra as áreas de comunicação e museologia, com o objetivo de analisar as estratégias comunicacionais adotadas por museus por meio de mídias digitais durante o período em que as visitas presenciais foram suspensas, especificamente no contexto da pandemia de Covid-19 em 2020. O estudo investiga como essas estratégias foram desenvolvidas e implementadas, as condições de produção e o papel mediador dos museus em relação ao cotidiano do público durante o isolamento social. O referencial teórico baseia-se em autores nas áreas de comunicação, como Correa, Ferrari, Kunsch, Marchiori e Martino, e na museologia, como Castro, Cury e Roque. A pesquisa foca nas abordagens conceituais relacionadas às estratégias de comunicação do Museu de Arte Sacra de São Paulo e à utilização de mídias digitais nesse período. A análise documental foi a metodologia adotada, utiliza como fontes os relatórios do Museu de Arte Sacra de São Paulo, disponíveis em seu site. As plataformas estudadas incluem redes sociais, como Facebook e Instagram, além de plataformas digitais, como YouTube e Google Arts & Culture. A linha de pesquisa dedica-se à investigação das práticas socioculturais por meio da análise das mídias e das metodologias associadas. Os principais focos de estudo incluem a influência dos produtos midiáticos na socialização e na cultura e nas formas sociais.
- DissertaçãoPesquisas sobre o metaverso com foco na área da comunicação: um estado da arte(2024) Peranovich, João Paulo NicolaEsta pesquisa tem como tema o metaverso, uma rede de ambientes virtuais interconectados, na qual os usuários podem interagir em tempo real através de avatares digitais. A pergunta que norteia esta pesquisa assim se configura: como o metaverso é apresentado nas produções acadêmicas, tomando-se por base a produção científica publicada no período de 2008 a 2022? O objetivo geral deste trabalho é o de contribuir com um estado da questão sobre o metaverso na área da Comunicação e os objetivos específicos consistem em apresentar uma base teórica que sustente essa tecnologia; identificar as produções científicas sobre metaverso presentes no banco de periódicos, dissertações e teses da Capes circunscritos no período em questão; organizar e descrever os resultados obtidos, destacando o tema das pesquisas. A relevância desse estudo consiste em trazer para estudiosos do metaverso, sobretudo os da área da comunicação, um mapeamento da produção científica sobre o tema, de modo a permitir a compreensão de como o metaverso permeia as pesquisas dessa área e, de certo modo, destacar os alcances e limites.
- DissertaçãoA ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube(2024) Paiffer, Maikson Junior de OliveiraO Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI), do Programa de Pós-graduação em Educação, e o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura PPGCC, ambos da Universidade de Sorocaba (UNISO), discutiram, ao longo de 2023, como a ética e a verdade têm sido abordadas nas redes sociais. Essa discussão faz parte do projeto de pesquisa Projeto InternÉtica de I+D+i, subvencionado pelo MCINN espanhol (PID 2019-104689RB-I00) e o Projeto Internética_brasil, aprovado pelo CEP, com o parecer número: 5.408.576, em 14 de maio de 2022. A participação nas discussões do grupo levou-me a definir o tema e os procedimentos metodológicos da pesquisa que apresento aqui. Esta pesquisa aborda como a ética e a verdade são representadas nos vídeos presentes no YouTube. O Metaverso foi elencado como recorte deste estudo para compor as análises. As facilidades de acesso à informação e as produções digitais, podem gerar consequências negativas, plurais ou singulares para a sociedade, especialmente quando não há, no conteúdo, a devida consideração com a ética e a verdade. Diante desse contexto, surge a pergunta que esta pesquisa busca responder: como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube? O objetivo geral buscou compreender como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube. O Referencial Teórico é apresentado: a origem e o conceito de Metaverso, segundo Longo e Tavares (2022), Anderson e Rainie (2022) e Ullman (2023); o novo ecossistema, discutindo especialmente, a visão de um mundo que integra as novas tecnologias, como um novo ecossistema, segundo Di Felice (2020), Castells (2000); as questões relacionadas às gerações e à tecnologia, segundo Zanieli, Caldeira e Fonseca (2022), Huelsen (2017), Cavalcante Filho e Francisco (2022); a verdade, na visão de Moscovici (2010), e pós-verdade para Santaella (2018); e a ética, a partir de Vásquez (2010), Cortina e Martínez (2005). Os resultados destacam as pluralidades das representações e percepções sobre ética e verdade no contexto do Metaverso, proporcionando uma compreensão aprofundada desse cenário digital. A relevância deste estudo se dá a sua originalidade sem precedentes. Ao ser pioneira, essa abordagem contribuirá significativamente para uma compreensão mais abrangente desse novo universo virtual. Proporcionará conhecimentos relevantes sobre as percepções, representações e interações dos produtores de conteúdo no YouTube em relação ao Metaverso no ambiente digital das redes sociais, preenchendo uma lacuna significativa na compreensão desse universo virtual.
- DissertaçãoAs jornalistas e as relações de trabalho: percepções dos impactos da reforma trabalhista de 2017(2024) Nascimento, Malu Francine doCom a reforma trabalhista de 2017, regulamentaram-se muitas formas de trabalho precário. Para entender como isso afetou as profissionais mulheres no campo do jornalismo, esta pesquisa partiu da seguinte pergunta norteadora: como as jornalistas entendem seu trabalho a partir da reforma trabalhista de 2017? Sendo assim, como objetivo geral busca-se identificar qual a percepção das jornalistas a respeito do impacto da reforma de 2017 no trabalho delas. Como objetivos específicos propõemse entender como as jornalistas se veem dentro do mercado de trabalho atual, apresentar qual a perspectiva pessoal sobre as mudanças promovidas pela reforma trabalhista e refletir em que medida a questão de gênero interfere no mercado de trabalho do jornalismo. Para atingir os objetivos, partiu-se do entendimento de jornalismo na perspectiva de Cremilda Medina. A autora também forneceu suporte teórico-metodológico para o desenvolvimento da entrevista aberta, estratégia escolhida para coletar, como diria Cicilia Peruzzo, os observáveis, isto é, as informações apresentadas pelas seis jornalistas ouvidas nesta pesquisa. As entrevistas foram registradas na íntegra em um diário de campo. No que concerne ao contexto social, as mudanças históricas das relações de trabalho e as principais alterações promovidas pela reforma trabalhista de 2017 foram retomadas com suporte no paradigma marxista. A partir principalmente, dos estudos de Cristina Bruschini, Sueli Carneiro e bell hooks; são abordados; o histórico das relações de trabalho das mulheres, a partir do século XIX; suas perspectivas femininas em relação ao trabalho; e a importância de um olhar interseccional para perceber os impactos que cada mulher, em sua especificidade, sente em suas relações de trabalho; bem como o conceito de Gênero de Joan Scott. A reflexão sobre o trabalho no campo do jornalismo tem como ponto de partida o binômio comunicação e trabalho de Roseli Fígaro. Ao longo da pesquisa, discorre-se sobre as mudanças no trabalho do jornalista, os impactos da tecnologia na profissão e as consequências das mudanças legislativas no campo, levando em consideração o recorte de gênero. Ao longo das entrevistas e, com base no referencial teórico, entendeu-se que a maioria das mulheres sente a discriminação de gênero no campo do jornalismo, principalmente quanto à presença feminina em cargos de liderança. Por isso, o “teto de vidro” comprova-se, especialmente, na experiência das mulheres pretas. Em relação às mudanças nas relações de trabalho regulamentadas pela reforma trabalhista, concluiu-se que a nova legislação regulamentou práticas que já eram observadas como tendência no mercado de trabalho. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir com o campo do jornalismo e devolver às mulheres jornalistas os resultados alcançados de forma a promover a reflexão e a discussão sobre as condições de trabalho.
- TesePublicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher: a denúncia em foco(2024) Dias, Alex Sandro BenettiA publicidade social envolvendo a violência doméstica contra a mulher é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher pode suscitar a piedade de modo extensivo a ponto de ser efetiva em relação à denúncia? Para demonstrar ou não a hipótese de que a publicidade social sobre a violência doméstica não contribui para incitar a denúncia, objetiva se, de modo amplo, compreender como a publicidade social pode incitar a denúncia e, de modo específico, explicitar estratégias para análise de publicidade social e averiguar o potencial de peças publicitárias selecionadas para provocar a denúncia. A metodologia envolve a seleção de uma amostra de interesse com peças de publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher, postas em circulação por órgãos governamentais, de 2019 a 2023, e a análise das mesmas aplicando-se estratégias advindas das ideias de Boltanski, que tratam da política da piedade e do sofrimento a distância, que são as seguintes: a) apresentar dados gerais e objetivos sobre as desafortunadas, no caso, as mulheres vítimas de violência doméstica; b) abranger a pluralidade de situações das desafortunadas, que devem ser reunidas tanto por sua singularidade quanto pelo que há de comum entre elas; c) apresentar imagem de corpos em sofrimento; d) não envolver figuras comunitárias e sim figuras singularizadas, sem cair em subqualificações; e) tornar claro o sofrimento ou os riscos que o denunciante pode enfrentar; f) suscitar emoções e g) não colocar o foco em pessoas como responsáveis pela constituição de uma comunidade de apoiadores. Aspectos da violência, abordados na perspectiva de Chauí; da mulher na sociedade brasileira, com Saffioti, bem como autores que tratam da publicidade social compõem a fundamentação teórica. Dentre os resultados, destacamos que três, entre as sete peças publicitárias da amostra atendem a quatro ou mais das sete estratégias mencionadas, o que permite inferir que menos da metade da amostra têm potencial para suscitar a piedade ou contribuir para que haja denúncia. A pesquisa, vinculada à linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos e ao Grupo de Pesquisa Imagem Midiática, tem relevância comunicacional e social, pois seus resultados se constituem como subsídios para a produção de publicidade social e podem gerar diretrizes para o redimensionamento de políticas públicas envolvendo a violência doméstica contra a mulher.
- DissertaçãoArte e comunicação: o divulgador artístico no instagram(2024) Silva, Antonio Anderson daA presente pesquisa tem como tema a divulgação artística nas redes sociais, sendo guiada pela questão: como a ação do divulgador artístico não institucionalizado no ambiente virtual da rede social Instagram contribui para a promoção das artes visuais? Sendo assim, como objetivo geral, procura-se compreender como se dá a ação de divulgadores artísticos no Instagram, e, como objetivos específicos, procura-se verificar como a internet tem possibilitado uma maior popularização da arte e seu acesso; e examinar as especificidades dos produtos midiáticos produzidos por divulgadores enquanto promotores independentes de informações acerca da arte. Desse modo, a fundamentação teórica envolve Santaella (2005a) e Jenkins (2014), quanto à convergência da comunicação com a arte, bem como da cultura participativa promovida nos ambientes digitais. Vale-se de Moraes (2014) para delinear conceitualmente o divulgador artístico; e de Botelho (2003) e Bhaskar (2020) para visualizar o que configura desafio no processo de apreensão de bens culturais dentro e fora do contexto das mídias digitais. Para tanto, uma etnografia virtual (netnografia) foi feita para se selecionar, acompanhar e então analisar, a partir de uma estratégia metodológica utilizando a lógica peirceana, a ação de três divulgadores artísticos – Luiza Adas (@museu.do.agora); Lilian Farrish (@lilianfarrish) e Vilson Gonçalves (@tiovirso) – a partir dos conteúdos que produzem na rede social Instagram. Finalmente, entende-se que, ao refletir sobre a figura do divulgador artístico – ainda escassa na literatura – contribui-se para a verificação de novos atores sociais que emergem de um cenário em que é inegável a convergência da arte com a comunicação para a expansão do acesso às artes visuais, procurando contribuir, portanto, para a compreensão do acesso à arte promovido nos ambientes das redes sociais.
- TeseNas encruzilhadas das epistemologias do Sul: um blues em sul maior(2023) Schian, Rodolfo MedeirosA tese contribui na investigação da interseção entre imagens, saberes e culturas, na proposta de uma abordagem inclusiva e crítica, de transformação social e reflexiva sobre as questões de poder no colonialismo e eurocentrismo, na diversidade e possibilidades de emancipação. Dentro deste contexto a pesquisa trabalha na elaboração da metodologia da Cartografia Imagética e Ciência Decolonial, explorando a aplicação de seus conceitos na compreensão das diversas realidades e implicações culturais, o que se define no conceito de Terceira Realidade. O objetivo da pesquisa ao explorar e desenvolver a metodologia da cartografia imagética em consonância com a teoria decolonial elabora o conceito de Terceira Realidade, na perspectiva de abordar a diversidade e suas convergências como utopia possível de compreensão e convivência comunitária dentro das diversas realidades existentes em um mesmo espaço, tempo e contexto; confluindo em uma nova maneira de nos comunicarmos com a complexidade das relações socioculturais. Outros objetivos são explorados para a definição da metodologia, explorando a investigação do pensamento decolonial, a luta contra o eurocentrismo, definição do conceito do pesquisador na figura do Agrimensor-Flâneur e apresentação de alternativas de pesquisas futuras para testar e explorar a cartografia imagética junto ao conceito de terceira realidade. A fundamentação teórica tangencia o eurocentrismo com Boaventura, Benjamin, Rancière, Debord e Belting, que são transformadas nos teóricos decoloniais para responderem as perspectivas do Sul, a exemplo de Bispo dos Santos, bell hooks, Paulo Freire e Frantz Fanon. Nesta constelação intelectual que inserimos a fundamentação da pesquisa para formatar as questões dentro das epistemologias do Sul, ciência decolonial, cartografia crítica, consciência das estruturas de opressão do colonialismo e eurocentrismo, e conceitos de igualdade e transformação social a partir da reflexão sobre poder, diversidade e emancipação. Estes pensadores, teorias e conceitos interligados são a base e orientação da pesquisa para realizar um pensamento crítico sobre as possibilidades e alternativas de sociedade inclusiva e efetivas transformações das realidades culturais e sociais. O percurso metodológico inicia com a fenomenologia e a etnologia, no desenvolvimento do trabalho vão se transformando e construindo percursos na confluência de saberes através de leitura atenta e reflexiva principalmente dos autores decoloniais, nas possibilidades de aplicação prática de seus princípios, para se transformarem nas concepções da cartografia imagética e ciência decolonial. Nessa transformação epistemológica que estamos propondo a cartografia imagética e a terceira realidade se mostram mais que uma metodologia e um conceito, elas se configuram em uma forma de pensamento e ação, estimulando o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, integrando a diversidade cultural, a empatia, a ação concreta de resistência e as utopias possíveis e revolucionárias.
- TeseO “ser e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã(2023) Marquêz, Paulo Antônio de SousaO objetivo deste trabalho é descrever e analisar iniciativas para promover a abertura parlamentar, a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba. A pesquisa tem como base teórica os pressupostos e diretrizes da comunicação pública, comunicação organizacional e das relações públicas. Foram identificadas 31 iniciativas classificadas por sua natureza e função, por meio de uma abordagem descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. Além disso, foi realizada uma Pesquisa-Ação que resultou em um Plano de Ação para implementação de iniciativas de parlamento aberto nas câmaras municipais. Constatou-se que 69% das câmaras municipais têm instrumentos que promovem a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras, mas é necessário organizá-los em uma Política de Parlamento Aberto com conceitos, diretrizes e estratégias para fortalecer a comunicação, a transparência pública e a participação cidadã na Região.
- TeseRacismo, decolonialidade e crítica à ideologia: uma análise de discurso do portal capoeira(2023) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre Comunicação, Cultura e Relações Raciais, focalizando as relações entre discurso e poder no universo da capoeira. Mais exatamente, tem como objetivo responder as seguintes questões: de que maneira a prática da capoeira é discursivamente construída por mestres/mestras e praticantes em artigos publicados no site Portal Capoeira no período de 2018 a 2022? E em que medida e como essas construções discursivas podem ser consideradas críticas à ideologia, desafiando, contestando e/ou transformando relações de dominação étnica ou racialmente fundamentadas? Para alcançar esse objetivo, adotamos a teoria social de John B. Thompson – especialmente, seu conceito de (crítica à) ideologia. Também nos apoiamos nos estudos étnicos-raciais e no pensamento decolonial, a fim de aprofundarmos a discussão sobre o racismo/antirracismo. No que diz respeito à metodologia, fizemos uso da análise crítica do discurso de orientação construcionista. A partir dessa metodologia, organizamos a pesquisa em três etapas. Na primeira, buscamos analisar o contexto sócio-histórico de produção e circulação dos discursos sob investigação, focalizando as relações de dominação que caracterizam esse contexto. Na segunda, buscamos analisar a organização interna desses discursos, suas características estruturais, padrões e relações. E na terceira, buscamos reinterpretar os resultados da análise discursiva à luz dos resultados da análise sócio-histórica. Ao reinterpretar esses resultados, concluímos, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter crítico à ideologia, na medida em que seus discursos tendem a estimular o debate sobre relações raciais na capoeira e a iluminar conflitos que costumam ficar na penumbra. Ademais, com frequência, fazem oposição a pontos de vista e posições racistas, contribuindo, portanto, para deslegitimar o fenômeno e, consequentemente, colocar em xeque relações de dominação racialmente fundamentadas.
- TeseAs ondas de rádio e suas regiões midiáticas: as práticas econômico políticas de apropriação dos sinais de radiofrequência no Brasil(2023) Gonçalves, Julio CesarElaborada na Linha de Pesquisa 2, Mídias e Práticas Socioculturais, do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, esta é uma pesquisa empírica e teórica cujo tema é a utilização da radiofrequência do espectro eletromagnético na transmissão dos sinais das emissoras de rádio e TV abertas e gratuitas. A hipótese testada, e confirmada na pesquisa, é a de que a forma de utilização desse recurso natural, a radiofrequência (RF), configura regiões midiáticas definidas pela produção, distribuição e consumo de bens simbólicos no contexto da indústria da comunicação. Dessa forma, o objetivo geral buscou demonstrar a criação de regiões midiáticas, pela distribuição dos sinais de RF e os objetivos específicos tiveram como proposta (1) demonstrar como a RF demarca o território e (2) especificar o papel da indústria da comunicação na regionalização midiática. A pesquisa tem como embasamento teórico o conceito de território de Milton Santos (2001, 2006, 2014), a teoria social da mídia, de John Thompson (1998, 2018) e a regionalização midiáticas no Brasil, de Sonia Aguiar (2016). Recorre-se à análise documental como metodologia, com consultas a fontes primárias e secundárias, e a uma revisão bibliográfica envolvendo, além da Comunicação, áreas de conhecimento como Geografia, Sociologia e Física. E uma das conclusões a que se chegou é que o espectro eletromagnético perdeu seu valor de uso e passou a ter valor de troca para atender à expansão do capitalismo neoliberal. A pesquisa se enquadra na linha de estudo da Economia Política da Comunicação e espera contribuir com o despertar de mais interesse pela inclusão de aspectos relacionados à infraestrutura nos debates sobre a democratização das comunicações no Brasil.
- TeseO véu rasgado da palavra: comunicação poética versus afundamentalismo em pregações evangélicas(2023) Scaranello, Isabella Reis PichiguelliEsta pesquisa contrapõe a comunicação poética ao contrato midiático da pregação evangélica, bem como discute suas repercussões quanto ao fenômeno conhecido como “fundamentalismo”, termo que é questionado nesta investigação. Diante da percepção de aspectos coincidentes entre a comunicabilidade “fundamentalista” e o contrato midiático da pregação evangélica, pergunta pelas possibilidades – incluindo formas e motivações – para que a comunicação poética seja elaborada em liturgias evangélicas, bem como de que modo esse elaborar pode contribuir para desarticular lógicas denominadas “fundamentalistas”, presentes na religiosidade desses grupos. Para tanto, percorre o método da montagem, seguindo os passos de Walter Benjamin na obra Passagens. Trata-se de método que requer uma perspectiva crítica-criativa, não analítica, diante do recorte de pesquisa: pregações enunciadas em igrejas evangélicas de diferentes denominações, distribuídas entre as principais vertentes históricas deste grupo religioso, encontradas na plataforma digital YouTube. Entre as referências teóricas, estão Rubem Alves, Magali Cunha e Gedeon Alencar, para tratar de evangélicos no Brasil; Octavio Paz, Paul Ricoeur, Míriam Cristina Carlos Silva, para abordar a comunicação poética; James Barr, Karen Armstrong e Luiz Signates, para as discussões sobre o “fundamentalismo”. A relevância da pesquisa está em apontar modos práticos para que a comunicação poética ganhe espaço no cotidiano de grupos evangélicos, contribuindo para desarticular lógicas conhecidas como “fundamentalistas”, pois que apresentam ameaças ao convívio responsável e às democracias. Nessa direção, por fim, esta tese defende que as possibilidades para uma comunicação poética em liturgias evangélicas passam por sua reclassificação e apontamento como fundamentalista; ao passo que a comunicabilidade conhecida como “fundamentalista” deve ser denunciada como afundamentalista, tanto por omitir seus fundamentos (suas premissas) quanto, por meio deles, violentar (de cima para baixo – um movimento de afundar). Neste deslocamento semântico, que segue a perspectiva metodológica crítica-criativa, propõe que tal comunicação poética fundamentalista pode se dar, em liturgias de igrejas evangélicas, pelo uso do ensaio como um exemplar enunciativo, uma vez que assume seu caráter provisório e experimental. É este assumir que dá nome à primeira parte do título desta tese: o véu rasgado da palavra. Desvelar, no lugar de encobrir os fundamentos da comunicação.
- TeseO processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal Folha de S. Paulo e em peças publicitárias(2023) Malagó, Graziella AndreiaEsta pesquisa, que tem como tema a construção de significados da cor preta, é guiada pela questão: como se dá o processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal e na publicidade? Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão do processo de construção de significados da cor preta, e os objetivos específicos constituem em explicitar o conceito de midiatização, descrever aspectos do processo de construção social da cor preta, inventariar significados engendrados pelas representações visuais selecionadas e as implicações na identificação do caminhar do processo de construção da identidade cultural de pessoas pretas. Para tanto, a fundamentação teórica envolve conceitos de midiatização, aspectos do processo de construção social da cor preta, enquanto as estratégias de análise de representações visuais, advindas da semiótica peirceana, serão aplicadas para uma amostra de interesse, constituída com representações visuais vindas da Folha de S.Paulo, do ano de 2020, e de peças publicitárias do ano de 2021, coletadas nos portais da ADS of the Word – Creative Advertising Community e do Clube de Criação. Dentre os resultados, destacamos que para as peças publicitárias prevalece o poder de sugestão, que pode gerar efeitos emocionais, sendo, portanto, mais profícuas para colocar em movimento novas ideias, crenças, ações e hábitos, no transcorrer do tempo, ou em semioses futuras relativas à cor preta. Esta pesquisa é relevante por tratar do processo de construção de significados em torno da cor preta tendo as mídias como protagonistas, bem como por fornecer subsídios para que produtores/criadores se sensibilizem quanto à qualidade da composição de seus produtos/criações que envolvam a cor preta.
- TeseNarrativas ambientais e educomunicação: o cinema como estratégia para a compreensão ambiental(2023) Souza, Gisele Cristina Gabriel deAo tomar como fio condutor o emprego do cinema em processos educomunicativos, esta pesquisa tem como foco as relações entre produções cinematográficas, comunicação e educação, interligadas às questões ambientais. Assim, o problema pode ser enunciado a partir da seguinte pergunta: como as narrativas podem auxiliar as práticas educomunicativas, supondo-se que possam oferecer uma abordagem complexa dos fenômenos? A pergunta parte da hipótese de que as narrativas podem contribuir para uma educomunicação sensível, capaz de comunicar por meio de uma linguagem poética e ampliar a maneira de como percebemos o mundo ao nosso redor. E, se assumida no cotidiano escolar, pode ser uma grande aliada frente às questões caras à educação e à comunicação ambiental. O objetivo geral é compreender os processos comunicacionais estabelecidos em produções cinematográficas que abordam as questões ambientais, bem como refletir sobre o uso destes recursos em processos educomunicativos. Como objetivos específicos: a) verificar as estratégias utilizadas para a construção destas narrativas, com ênfase na apuração sobre os elementos poéticos, possivelmente presentes na estrutura imagética, sonora e verbal; b) apresentar uma tipologia de narrativas para a construção de uma educomunicação pelo viés do sensível. Em busca de compreender como se configuram tais narrativas – e explicar sua inserção em um ambiente pedagógico voltado para o exercício crítico e criativo, seremos amparados por autores como: Míriam Cristina Carlos Silva; Edgar Morin; Octavio Paz; Walter Benjamin; Paulo Freire; Adilson Citelli; Ismar de Oliveira Soares; Ailton Krenak e Marcos Reigota. Além disso, com o intuito de contribuir para a reflexão do processo de ensino-aprendizagem, uma proposta didática é apresentada. A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, no qual a questão ambiental tornou-se um problema de responsabilidade individual e coletiva, pois até aqui não fomos capazes de equilibrar nossa existência com a utilização dos recursos finitos disponíveis na natureza, e, em geral, nos relacionamos com o planeta de forma destrutiva. Neste sentido, ao tratar as questões ambientais a partir da educomunicação, pode-se apresentar ferramentas que se inserem no conjunto maior da educação com o objetivo de transformações sociais, afinal, trata-se de um papel ético na comunicação contemporânea. As narrativas fílmicas apresentadas neste trabalho, dada a sua complexidade poética e a forma sensível como tratam a questão ambiental, por meio do cinema, podem contribuir para uma educomunicação sensível. O trabalho demonstra que é possível, a partir do cinema e da comunicação sensível, aliar a educomunicação às discussões ambientais, por meio de sequências didáticas a serem trabalhadas no diálogo entre professores e alunos, levando-se em conta o fundamento da comunicação como um processo de interação, portanto, de construção intersubjetiva de saberes.
- TeseAs estratégias subversivas no discurso da youtuber Louie Ponto sobre as relações de gênero: uma análise crítica do discurso(2023) Mattos, Georgia deEsta pesquisa tem como tema as relações de gênero nas mídias sociais digitais, especificamente, no YouTube, norteada pela questão: quais estratégias subversivas são produzidas pelo discurso da youtuber Louie Ponto sobre as relações de gênero? Com isso, nosso objetivo geral é compreender as estratégias subversivas produzidas pelo discurso de Louie Ponto sobre as relações de gênero. Para isso, nossos objetivos específicos se dividem em: discorrer acerca do contexto histórico-social e midiático em que a plataforma YouTube e, mais especificamente, o canal Louie Ponto, encontra-se; discutir sobre as relações de gênero e suas produções discursivas; e analisar as estratégias subversivas presentes no discurso de Louie Ponto sobre as relações de gênero e suas representações. Para alcançar nossos objetivos, fazemos uso da Análise Crítica do Discurso, amparada na Teoria Social do Discurso, que considera três dimensões possíveis de análise: textual, prática discursiva e prática social. Para a realização da análise nestes três níveis, tomamos como base as estratégias discursivas em Luiza Martin Rojo. O referencial teórico é composto pelos estudos de gênero, em Judith Butler, e os estudos de Michel Foucault sobre discurso e sua relação com o poder e o saber. Entre os resultados encontrados, apontamos para a relevância das mídias sociais digitais, principalmente, o YouTube, enquanto plataforma que proporciona um lugar de debate, aconselhamento e compartilhamento de experiências que envolvem as vivências LGBT+. Destacamos a importância do discurso da youtuber Louie Ponto, ao transmitir princípios que asseveram a favor da igualdade, desmistificando estereótipos de gênero e favorecendo para a visibilidade LGBT+, sobretudo, a identidade da mulher lésbica. Desse modo, nossa pesquisa pode contribuir para o avanço dos estudos de gênero, a partir de produções discursivas no âmbito das mídias digitais, ao mostrar as potencialidades que esse contexto sócio-histórico e midiático propicia ao corroborar com as relações de gênero subversivas, bem como, para o aprofundamento da concepção de discurso, tanto teórica quanto metodológica, favorecendo a compreensão dos sentidos e das representações que são construídas socialmente.
- TeseO processo de criação na publicidade: perspectivas de criativos em foco(2023) Martins, Bruno Antonio da SilvaA presente pesquisa tem como tema o processo de criação em publicidade e é guiada pela hipótese de que este processo compartilha especificidades com o processo de criação da ciência e da arte. Com o objetivo geral de compreender o processo de criação em publicidade e os específicos de explicitar aproximações entre ciência e arte, com foco no processo de criação; mostrar como crenças sobre a velhice e o envelhecimento se apresentam na produção publicitária; tratar a publicidade como um sistema de signos, na perspectiva da semiótica peirceana, e destacar facetas do processo de criação em publicidade, aplicam-se estratégias advindas da semiótica peirceana para análise de peças publicitárias que envolvem representações de idosos, de uma amostra de interesse composta por cinco peças publicitárias recentes. Tais análises são permeadas por ideias de profissionais envolvidos no processo de criação dessas peças, coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. As reflexões sobre o processo de criação, na ciência e na arte, fundamentam-se em ideias de cientistas e artistas, como consta em literatura específica sobre processo de criação – Moles, Valéry, Morin e Ostrower, entre outros –; em seguida, em ideias de criativos, coletadas nas entrevistas, sendo que os vínculos do processo de criação com a cognição são efetivados com ideias peirceanas sobre os tipos de raciocínio. Entre os resultados, destacamos que os processos de criação na ciência e na arte, bem como na publicidade, em geral, envolvem a busca e a elaboração de procedimentos e técnicas que dependem de materiais existentes; os momentos de criação são conscientes e concentram comparações, conjeturas, hipóteses, ou seja, envolvem o raciocínio abdutivo; dependem do meio cultural dos artistas, cientistas e criativos, e não são processos levados adiante individualmente, pois ambos requerem comunidades tanto para a criação como para a validação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisa pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e relevante pedagogicamente, pois traz contribuições para a compreensão do processo de criação e da criatividade como uma faceta da cognição e, socialmente, pois dá subsídios para os criativos redimensionarem a sua prática relativa ao processo de criação em publicidade, atrelando o original à possibilidade de transformações de crenças e hábitos cristalizados no meio social.
- TeseComunidades digitais e amor evolutivo: permanência e aumento da razoabilidade concreta na comunidade Otaku do Brasil(2023) Santos, Andre Luis Scutieri dosA pesquisa tem como objeto de estudo as comunidades digitais. O que garante relações efetivas entre os integrantes ou entre os integrantes e as ideias que circulam na comunidade, ou entre tais ideias a ponto de garantir a permanência da comunidade, bem como para o delineamento de tendências para o crescimento dessas ideias na comunidade?, é a pergunta norteadora. A partir dos conceitos de Charles S. Peirce de comunidade, lançamos a hipótese de que a comunidade permanece, pois pode construir uma ambiência movida pelo amor evolutivo ou agapismo, e tende a contribuir para o aumento da razoabilidade concreta. Sendo assim, a pesquisa objetiva contribuir para a compreensão de como o amor evolutivo (ágape) se atualiza em uma comunidade e como a razoabilidade concreta nela se move. Nesse caso, consideramos que os Otaku se constituem como uma réplica para o conceito de comunidade, no sentido peirceano. Da mesma forma, nossos objetivos específicos são: argumentar sobre os vínculos entre amor evolutivo, comunidade e pragmaticismo no interior da arquitetura filosófica peirceana, além da noção de réplica em Peirce; identificar os produtos postos em circulação pela comunidade Otaku; inventariar o potencial de significados de um produto selecionado, ou atentar para o interpretante imediato do produto enquanto signo; identificar interpretantes dinâmicos vinculados ao produto selecionado; desenhar uma tendência para os interpretantes dinâmicos e argumentar sobre pistas que permitam aproximar o grupo dos Otaku com a ideia de comunidade em Peirce. Para tanto, tomamos como corpus seis capítulos publicados do manga One Piece pelo grupo de fãs OPEX, e as mensagens deixadas pelos leitores no mesmo site. As análises seguem um percurso metodológico orientado pelo conceito de interpretante e suas modalidades, proposto por Johanssen e Santaella, a partir da teoria peirceana. Assim, analisamos primeiro o potencial de significados latente no manga; depois os comentários, como efeitos atualizados do manga; e então uma nuvem de pontos formada pelos comentários classificados, para detectar tendências, a presença da ação de uma lei. A partir das análises, concluiuse que os efeitos do manga nos fãs (que dominam o manga) se apresentam nos comentários que sinalizam para interpretantes emocionais, energéticos e lógicos. Além disso, a nuvem de pontos sugere o estabelecimento de um hábito na comunidade, indicando o crescimento da razoabilidade concreta. Isso permite que aproximemos a o grupo de fãs da comunidade de Peirce, como uma réplica do primeiro nível da comunidade, a do amor, confirmando nossa hipótese. A exploração do conceito de comunidade, na perspectiva peirceana, e a proposta e aplicação do método de análise do movimento de ideias na comunidade digital, a partir da teoria dos interpretantes, constituem a relevância da pesquisa para a área.
- DissertaçãoDa bengala branca à caixa preta: o aparelho técnico como possibilidade do registro da luz na criação fotográfica do deficiente visual(2024) Rezende, Fernando GonçalvesA presente pesquisa apresenta resultados de estudos com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo contexto são as práxis fotográficas. Como objeto de investigação, trazemos a fotografia de João Maia, fotógrafo paraolímpico deficiente visual. Assim sendo, para alicerçar nossos estudos e analisar as imagens de Maia, nos apoiaremos nos conceitos flusserianos na obra Filosofia da caixa preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Para Flusser, os recursos técnicos são limitantes, e o fotógrafo que não conhece os programas contidos no interior da caixa preta é um funcionário da máquina. Neste cenário, as imagens concebidas se apresentam como código de comunicação que são mediações entre o homem e o mundo. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso do aparelho técnico pelo fotógrafo paraolímpico cego, bem como procurar responder se João Maia é funcionário do aparelho fotográfico ou subverte-se dos programas integrados no interior da caixa preta. Para tanto, nos apoiaremos na fenomenologia de Edmund Husserl, Walter Benjamin nos apoia na história europeia da fotografia e, também, acerca da reprodutibilidade técnica. Roland Barthes nos ampara na questão da linguagem fotográfica. No que se refere a percepção dos sentidos de como João Maia cria suas imagens técnicas, nos sustentamos na teoria da Gestalt com Max Wertheimer. Christoph Wulf, nos sustenta em relação ao poder da imaginação que cria uma complexa evolução neurológica humana na qual a fantasia desempenha um papel singular na cognição cerebral. Da mesma forma, no esteio de Norval Baitello Júnior, escolhemos três obras para compreender conceitos sobre a criação fotográfica. A metodologia que optamos para o desenvolvimento da pesquisa foi a qualitativa. Para analisarmos as imagens do fotógrafo paraolímpico, nos apoiamos em sete fotografias que Maia nos cedeu para realizarmos a análise. Fotografias essas que foram concebidas pelo fotógrafo nas paraolimpíadas do Rio 2016 e em Tóquio, 2020. Para esta empreitada, Barthes, Baitello Júnior e Wulf nos sustentará em seus conceitos imagéticos. Apresentamos também a entrevista realizada com Maia, em abril de 2022, para entendermos sua criação fotográfica no sentido auditivo e no tatear da caixa preta na qual podemos evidenciar aperfeiçoamento nesses dois sentidos humano, bem como, João Maia, por meio da percepção, consegue se orientar no espaço-tempo para conceber imagens técnicas. A pesquisa é relevante por tratar das práxis fotográficas de um deficiente visual, cujo resultado nos leva a concluir que a visão fisiológica seria dispensável no ato de fotografar.
- DissertaçãoComunicação e uma poética do erotismo: de Hilda Hilst a Eduardo Nunes(2023) Macedo, Tatiana Aparecida Veronezzi deEste estudo tem como questão norteadora a compreensão sobre o modo como o cineasta Eduardo Nunes, em seu filme Unicórnio (2018), comunica a narrativa poética de Hilda Hilst (1930-2004), com enfoque no erotismo. Para tanto, o corpus envolve as obras de Hilda Hilst, O Unicórnio e Matamoros, e o filme de Eduardo Nunes, o Unicórnio, em confluência com fragmentos biográficos da escritora, coletados de uma série de entrevistas organizadas por Diniz (2018), entre outras informações secundárias. A partir das proposituras de Silva (2007-2010), compreendemos o erotismo como uma forma específica de comunicação, apoiando-nos também em Bataille (2021). O objetivo deste estudo é o de discutir como Nunes dialogou com a obra de Hilst, por meio de um processo aparentemente antropofágico. Para responder a esta pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como uma análise, na qual se realiza uma leitura do filme, buscando apreender elementos resultantes dos processos dialógicos operados por Nunes, sobretudo a partir dos aspectos eróticos presentes nos textos de Hilda e no filme do cineasta. Assim, consideramos a perspectiva da antropofagia como um possível método (SILVA; PICHIGUELLI, 2020; CASTRO e SILVA, 2022) utilizado por Nunes. A justificativa deste trabalho como contribuição à área da comunicação está em se pensar a poética de Nunes como um processo comunicacional, antropófago, o que significa uma contribuição incremental para o estudo das narrativas midiáticas. Também se justifica por contribuir no debate sobre a importância do poético para os processos comunicacionais, trazendo luzes a uma autora que, por razões diversas, tem sido continuamente negligenciada. Consideramos que Nunes coloca-se como artista-antropófago e nos convida a uma experiência de uma comunicação erótica-antropofágica com Hilda Hilst, por meio da narrativa cinematográfica.
- DissertaçãoPandemias contemporâneas: o Sars-Cov-2 e a desinformação no Brasil bolsonarista: análise da perspectiva discursiva construcionista(2023) Fonseca, Odailson AlmeidaEm 2020, a humanidade foi marcada por duas pandemias: a do novo Coronavírus (SARS-COV2) e a da desinformação. Uma vez que faltava à informação um direcionamento claro e seguro, norteado pelos procedimentos preconizados pela Ciência, a verdade foi eclipsada pela confusão de fontes e interpretações. Partindo desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a agência de checagem Lupa buscou persuadir o(a) leitor(a) da falta de veracidade do conteúdo sobre a Covid-19 publicado durante o período de pico pandêmico (março de 2020). A primeira estratégia metodológica constituiu na detecção da autoridade comunicacional no embate da checagem entre as mensagens formais de responsabilidade médicas contrárias às declarações de personalidades públicas, militantes nas redes sociais, e carentes de amparo científico. Para analisar tais declarações, valeu-se do arcabouço teóricometodológico de uma Análise de Discurso de base construcionista, capaz de refletir sobre quais relações sociais são estabelecidas e sustentadas pelos discursos sob investigação. Os autores utilizados como fontes principais são Lupicínio Iñíguez, Mary Jane Spink e John Thompson, entre outros. A estratégia metodológica final consistiu na análise de três materiais publicados durante esse período e selecionados como referência para a avaliação do objeto proposto. Partindo desta reflexão sobre a autoridade e responsabilidade no combate à desinformação, foi analisada a forma de legitimação da veracidade destas posições apresentadas por este órgão comunicacional de aferição e checagem da informação — sobretudo em tempos em que a sociedade se viu diante de um volume incalculável de informações, frente às questões de saúde pública potencializadas ao longo daquele período. A conclusão apontou para a conscientização mais criteriosa da sociedade ao ser confrontada com as informações publicadas – incluindo as próprias agências de checagem.
- DissertaçãoMídias digitais e cultura caipira: um estudo nas festas de São Luiz do Paraitinga(2023) Schwab, MatheusEsta pesquisa tem como tema a relação entre cultura popular e as mídias digitais, guiada pelo questionamento: de que forma a cultura caipira apropria-se das mídias digitais? Como objeto de estudo, focou-se na relação entre as mídias digitais, principalmente os smartphones, e as festas realizadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Trata-se de uma cidade festiva e reconhecida como um reduto caipira. Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e compreender os sentidos presentes no uso das mídias digitais pelos caipiras presentes nas festas populares. Para isso, os objetivos específicos consistem em: evidenciar o caráter dinâmico da Cultura Caipira; identificar quais manifestações da Cultura Caipira podem ser encontradas em São Luiz do Paraitinga; identificar situações em que as mídias digitais se relacionam com a cultura caipira durante as festas populares de São Luiz do Paraitinga e de que forma elas produzem novos sentidos comunicacionais. O referencial teórico foi composto por: Néstor García Canclini e o conceito de Hibridação Cultural; Luiz Beltrão e a teoria da Folkcomunicação; Antônio Candido e seu estudo nas comunidades caipiras e Roberto DaMatta e seus conceitos em torno dos rituais. Após a realização de uma revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa etnográfica contemplando oito festas e duas apresentações artísticas entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2022. Foram identificadas uma série de situações e exemplos em que as mídias digitais estiveram presentes durante as festas caipiras. Concluiu-se que há um atravessamento das mídias digitais sobre as festas. Isto incide na necessidade dos envolvidos com as festas realizarem uma série de adaptações em suas práticas sociais. Para isso, práticas distintas são recombinadas e é nesta etapa que ocorrem as apropriações. A recombinação e as apropriações geram novas práticas e estruturas que coexistem com as antigas. Por fim, esta operação tem como consequência a ampliação, tanto dos meios digitais, quanto das festas.