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O ornamento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos: uma análise semiótica dos edifícios da Av. Faria Lima

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Data

2016

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta dissertação se faz na interseção entre comunicação e arquitetura como produto da cultura. Da arquitetura vem o objeto de estudo: o ornamento na contemporaneidade; da comunicação, a abordagem desse elemento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos. O corpus escolhido para a pesquisa são os ornamentos presentes em edifícios corporativos da Avenida Faria Lima em São Paulo. O ornamento neste trabalho será entendido como a expressão estética do edifício, envolvendo deste o revestimento até a forma global de sua construção. Esta definição de ornamento, assim como a classificação que utilizaremos na escolha dos edifícios que serão analisados será feita baseada em Moussavi e Kubo (2008). Esta classificação se dá em função do grau de profundidade do ornamento em relação à construção, sendo elas: a forma, a estrutura, a tela, e a superfície. O objetivo geral será entender como a arquitetura contemporânea dialoga com a cultura a partir de seus ornamentos, auxiliando na construção de uma imagem e um imaginário dentro de um determinado contexto. Para tratar da relação entre cidade e comunicação, assim como os conceitos de imagem e imaginário nas cidades, buscaremos teóricos como Ferrara (2000) e Lynch (2011), que irão trabalhar a percepção ambiental na cidade do final do século XIX e do século XX. Para entender a relação entre ornamento e arquitetura, iremos trabalhar com alguns autores como Sá (2005), Moussavi e Kubo (2008), Munari (1997) e Venturi (2003;2004), entendendo que a essência desta relação está nos princípios de composição como ritmo, simetria, textura, modulação, entre outros. Serão trabalhados nesta etapa três momentos históricos relevantes para nosso objeto de estudo: o ornamento clássico, o moderno e o contemporâneo. Para a metodologia de análise dos ornamentos encontrados nos edifícios coorporativos da Faria Lima, faremos uso da semiótica de Pierce (2003) que será aplicada na leitura da cidade e sua arquitetura sustentada por Santaella (1996, 2002) e Ferrara (1998,1999,2000,2009). Para a análise cultural da cidade pós-moderna e contemporânea, iremos nos fundamentar em autores que tratam deste tema como Harvey (1992), Jameson (2006) e Montaner (2002, 2009). Esse estudo é relevante para os estudos comunicacionais/culturais relacionados à cidade, auxiliando no entendimento de que a arquitetura cria significados sociais para além de suas funções práticas, sendo uma expressão da sociedade, e desta forma, do meio onde está inserida.


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