Repositório Institucional da UNISO
 

A dimensão estética na formação docente na educação superior

dc.contributor.advisorGoergen, Pedro
dc.contributor.authorPaes, Maria do Carmo Lincoln Ramalho
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:34Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:34Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEsta tese discute a importância do estudo e da performance da educação Estética como uma das dimensões da formação docente na Educação Superior, tendo como premissa que este é um pressuposto importante para o o processo de formação e para o exercício da cidadania em nossa sociedade. A intenção é mostrar como a educação vem privilegiando o modelo tecnicista, voltado aos interesses do mercado. Esta ideologia mascara a realidade, alijando as pessoas, transformando-as em instrumentos do sistema econômico. A perspectiva do estudo é valorizar a estética tanto na Educação Superior de modo geral, quanto ampliar e redimensionar sua perspectiva na formação docente. Entendemos que se trata de uma dimensão fundamental para a preparação e atuação do professor, seja para a sua atuação propriamente dita, seja para a sua reflexão sobre a práxis pedagógica. Serão apresentados diversos questionamentos a respeito da relevância da dimensão estética no campo educacional, de como ela se reflete na cultura de nossa sociedade. Recorremos a autores como René Girard, com a reflexão sobre o processo mimético; a compreensão do mimetismo permite a saída do estado de deificação, e, em contraposição, a perspectiva de um modelo de educação estética, com a proposta da virtude, do altruísmo. Também sobre os valores que aparecem em nosso cotidiano e sua “validação” pela indústria cultural. Dentro da dinâmica filosófica, a leitura de Gerd Bornheim e Karl Jaspers como contraponto argumentativo nos diálogos e questionamentos. Nesta incursão filosófica e artística, apresentamos um “caminho a percorrer”, tendo como arcabouço filosófico e teórico Roger Scruton, Eric Voegelin, Richard Weaver e Friedrich von Schiller. A tese investe na possibilidade de se recuperar a realidade, de saída do processo ideológico, do estado de “deformação existencial”, tendo como dimensão a formação docente enquanto telos, trazendo para o debate o papel histórico, social e político do professor. A proposta é a dimensão estética como “antídoto” para o estado de “negatividade” e de egocentrismo disseminado em nossa sociedade. Os autores que formam o arcabouço teórico corroboram a reflexão sobre o sentido de nossa grandeza, de nosso legado e dignidade enquanto seres humanos que constroem não somente para si, mas para as gerações futuras.por
dc.description.abstractThis thesis discusses the importance of the study and performance of Aesthetic education as one of the dimensions of teacher training in Higher Education, with the premise that this is an important assumption for the training process and the exercise of citizenship in our society. The intention is to show how education is favoring the technical model, oriented to market interests. This ideology masks reality, separating people, turning them into instruments of the economic system. The study’s perspective is to value aesthetics in Higher Education in general, and to enlarge and resize the aesthetic perspective in teacher training. We understand that this is a fundamental dimension for the teacher’s preparation and performance, whether it is for his or her performance and for reflection on pedagogical praxis. Several questionings will be introduced regarding the relevance of Aesthetic dimension in education, how it is reflected in the culture of our society. We resort to authors such as René Girard, with the reflection on mimetic process; the understanding of the mimetic process allows the exit of the apotheosis state, and in contraposition, the perspective of an Aesthetic education model, with the offer of virtue, the altruism. Also regarding values that appear in our daily lives and its “validation” by the cultural industry. Within the philosophical dynamics, we used Gerd Bornheim and Karl Jasper as counter arguments in dialogues and questionings. In this philosophical and artistic foray, we present a "way to go" with the philosophical and theoretical framework: Roger Scruton, Eric Voegelin, Richard Weaver and Friedrick Von Schiller. The thesis invests in the possibility to recover reality, to exit the ideological process, the state of "existential deformation", with the dimension in teacher training as telos, bringing to the table the teacher’s historical, social and political role. The proposal is Aesthetic dimension as an "antidote" to the state of "negativity" and egocentrism widespread in our society. Authors who form the theoretical framework corroborate the reflection on the meaning of our greatness, our legacy and dignity while human beings who build not only for themselves, but also for future generations.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/710
dc.subjectProfessores - Formação
dc.subjectProfessores universitários
dc.subjectEnsino superior - Filosofia
dc.subjectEstética - Filosofia
dc.titleA dimensão estética na formação docente na educação superior
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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