Um olhar contemporâneo sobre o cinema sem câmera de Charles-Émile Reynaud
dc.contributor.advisor | Garcia, Wilton | |
dc.contributor.author | Caserta, Gilberto | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:56:15Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:56:15Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Esta investigação firma-se no campo da Comunicação e da Cultura ao trazer um olhar contemporâneo e colaborar para resgatar a contribuição do francês CharlesÉmile Reynaud para a constituição do cinema fotográfico e digital. Pesquisa norteada pelas dúvidas se as criações desse autor poderiam ser identificadas na produção cinematográfica atual e quais seriam as influências conceituais, técnicas ou artística de seu legado. Para tanto, delimitou-se o corpus desta pesquisa ao percurso de Reynaud entre o período da criação de seu primeiro aparato, o praxinoscópio, e a primeira exibição pública de seus filmes animados com seu Teatro Ótico. A relevância da pesquisa está em colaborar para o entendimento do papel de Émile Reynaud, já reconhecido como o principal criador do desenho animado, também como um dos principais contribuidores para o desenvolvimento do cinema, ao lado dos irmãos Lumière e de Thomas Edison. O objetivo geral deste estudo é discutir como seu legado pode ser associado aos processos midiáticos contemporâneos e relatar a experiência multidisciplinar da construção de um brinquedo ótico. O objetivo específico envolve identificar os vestígios remanescentes do cinema animado de Reynaud. Percurso metodológico fundamentado em pesquisa bibliográfica, observação não estruturada, descrição e discussão das invenções e os processos concebidos por Reynaud, comparando-os com os do cinema fotográfico e digital. Documentação detalhada do processo de criação e produção de uma versão de zootrópio, com as decisões estéticas e de projeto adotadas em cada uma de suas etapas. Embasamento histórico apoiado nas obras de Laurent Mannoni, Arlindo Machado, André Gaudreault e Alan Cholodenko e teórico de autores como Hans Urich Gumbrecht, Norval Baitello Jr, Stuart Hall e Lev Manovich. Como resultados, revelam-se vestígios do autor nos processos evolutivos do cinema fotográfico e na composição das imagens digitais atuais. Documentou-se fotograficamente o impacto da materialidade do dispositivo em oficinas de animação. O material gerado pela pesquisa será disponibilizado para fins educativos no ensino da animação e do cinema, proporcionando uma reflexão sobre as relações entre o sujeito contemporâneo e o brinquedo ótico zootrópio, do século XIX. | pt |
dc.description.abstract | This research is established in the field of Communication and Culture by bringing a contemporary view and collaborating to rescue the contribution of the Frenchman Charles-Émile Reynaud for the constitution of the photographic and digital cinema. Research guided by doubts whether the creations of this author could be identified in the current film production and what would be the conceptual, technical or artistic influences of his legacy. For this, the corpus of this research was delimited to the route of Reynaud between the period of creation of his first apparatus, the praxinoscope, and the first public exhibition of his animated films with his Optical Theater. The relevance of the research is to collaborate to understand the role of Émile Reynaud, already recognized as the main creator of the animation cartoon, also as a major contributor to the development of cinema, alongside the brothers Lumière and Thomas Edison. The overall objective of this study is to discuss how its legacy can be associated with contemporary media processes and to report on the multidisciplinary experience of building an optical toy. The specific objective involves identifying the remaining vestiges of Reynaud's animated cinema. Methodological course based on bibliographical research, unstructured observation, description and discussion of the inventions and the processes conceived by Reynaud, comparing them with those of the photographic and digital cinema. Detailed documentation of the process of creation and production of a zootrope version, with the aesthetic and design decisions adopted in each of its stages. Historical background supported by the works of Laurent Mannoni, Arlindo Machado, André Gaudreault and Alan Cholodenko and theoretical support of authors such as Hans Urich Gumbrecht, Norval Baitello Jr, Stuart Hall and Lev Manovich. As results, reveals vestiges of the author in the evolutionary processes of the photographic cinema and in the composition of the current digital images. The impact of the device's materiality on animation workshops was photographed. The material generated by the research will be made available for educational purposes in the teaching of animation and cinema, providing a reflection on the relations between the contemporary subject and the zootrope optical toy of the 19th century. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/795 | |
dc.subject | Comunicação e cultura | |
dc.subject | Animação (Cinematografia) | |
dc.subject | Cinematografia | |
dc.title | Um olhar contemporâneo sobre o cinema sem câmera de Charles-Émile Reynaud | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1