Educação inclusiva: o que dizem os professores : um estudo sobre a concepção de educação inclusiva por professores da rede municipal de Sorocaba
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Resumo / Abstract
A educação inclusiva tem sido tema de grandes debates que envolvem termos e conceitos nem sempre utilizados com os significados adequados às práticas educacionais. Neste trabalho de pesquisa o autor procurou conhecer a dinâmica da educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Sorocaba sob a perspectiva do professor, como forma de compreender o processo no seu Interior, onde de fato acontece. O autor busca também analisar os diferentes pontos de vista teóricos assim como os diversos conceitos que norteiam a proposta de educação inclusiva como forma de compreender e problematizar as implicações sociais, políticas e ideologicas que permeiam o tema. Sustentado numa abordagem qualitativa de pesquisa foram utilizadas, neste estudo, entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, neste estudo. A análise das entrevistas permitiu perceber que muitos ainda são os questionamentos, dúvidas e críticas a respeito da implantação do modelo de educação inclusiva, principalmente no que se refere à inserção de alunos deficientes nas salas de aula regulares e orientação e capacitação dos professores.