Repositório Institucional da UNISO
 

Educação inclusiva: o que dizem os professores : um estudo sobre a concepção de educação inclusiva por professores da rede municipal de Sorocaba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A educação inclusiva tem sido tema de grandes debates que envolvem termos e conceitos nem sempre utilizados com os significados adequados às práticas educacionais. Neste trabalho de pesquisa o autor procurou conhecer a dinâmica da educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Sorocaba sob a perspectiva do professor, como forma de compreender o processo no seu Interior, onde de fato acontece. O autor busca também analisar os diferentes pontos de vista teóricos assim como os diversos conceitos que norteiam a proposta de educação inclusiva como forma de compreender e problematizar as implicações sociais, políticas e ideologicas que permeiam o tema. Sustentado numa abordagem qualitativa de pesquisa foram utilizadas, neste estudo, entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, neste estudo. A análise das entrevistas permitiu perceber que muitos ainda são os questionamentos, dúvidas e críticas a respeito da implantação do modelo de educação inclusiva, principalmente no que se refere à inserção de alunos deficientes nas salas de aula regulares e orientação e capacitação dos professores.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item