Repositório Institucional da UNISO
 

Qualidade da educação superior no Brasil: duas perspectivas contraditórias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho se desenvolve na linha de Pesquisas da Educação Superior, analisando indicadores de qualidade para esse segmento, e prospectando questões pertinentes aos referenciais que balizam o referido conceito entre duas principais vertentes previamente identificadas: a mercantilista/neoliberal e a humanista/social. Os instrumentos avaliativos utilizados na conceituação de qualidade na Educação Superior apontam para a adoção de sistemáticas e modelos oriundos das relações comuns ao mercado, que conflitam com premissas que se inserem na perspectiva humanista-social, acordadas em conferências internacionais, quais sejam CRES 2008 e CMES-UNESCO 1998; 2009. Nesse sentido, é realizada pesquisa bibliográfica em obras de autores que tratam da temática, dando-se ênfase ao material produzido por reconhecidos pesquisadores nessa área acadêmica que fundamentam o referencial teórico metodológico deste trabalho. Esta pesquisa permite uma análise crítico-descritiva, evidenciando a proximidade e a distância entre parâmetros utilizados como indicadores da qualidade na educação superior brasileira e internacional, com relação a parâmetros vinculados ao desenvolvimento humano e social em uma linha de pensamento, e as influências dos fenômenos da globalização neoliberal em outra, permitindo ao leitor uma reflexão sobre a construção desses indicadores. Na tarefa de identificar os elementos básicos formadores dos sistemas de avaliação institucional na educação brasileira contemporânea, é traçada uma linha cronológica para observância de fatos históricos que a impactaram desde o século XVI. Posteriormente, são pinçados parâmetros internacionais relacionados à realidade da América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos e da Europa, que influenciaram na formação dos indicadores hoje utilizados. Finalmente, os indicadores são questionados quanto à sua real natureza, origem e utilidade perante o que se pretende da educação brasileira.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item