Repositório Institucional da UNISO
 

Escrita, formação docente e trabalho pedagógico: análise de uma ação de formação continuada de educadores infantis

dc.contributor.advisorBritto, Luiz Percival Leme
dc.contributor.authorGarcia, Roseli Gonçalves Ribeiro Martins
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:16Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:16Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractO objetivo desta investigação é estudar o sentido das produções escritas sobre o trabalho pedagógico no contexto das funções que ocupam Educadoras Infantis, avaliando a função reflexiva ou protocolar e sua possibilidade de intermediar o processo de formação continuada em serviço. O foco de estudo está na produção regular, pelas profissionais envolvidas, de relatórios ou registros escritos a respeito de sua atuação, reflexões e intermediações com a realidade, seja sobre alguma situação ou aluno em especial, seja sobre como vê o mundo e a si mesma ao estudar, refletir, agir. Nossa experiência foi conduzida pela hipótese de que a mediação da escrita na ação pedagógica cotidiana pode contribuir para que o educador, individual ou coletivamente, compreenda melhor seu trabalho, tornando-o mais consciente e possibilitando um processo de reflexão que conduza a outra dimensão do trabalho, com a percepção clara do contexto em que atua. Partiu da proposta de uma diretora que preocupada com a melhoria da Educação Infantil propõe aos educadores que façam relatórios escritos, como forma de reflexão. Nesta pesquisa-ação, houve a participação da pesquisadora no ambiente pesquisado que se deu no próprio papel de diretora num percurso e jogo de papéis. Verificou-se ao longo do trabalho que não é o uso em si da linguagem escrita como mediação da ação pedagógica que conduzirá o trabalhador da Educação Infantil a outra dimensão do seu próprio trabalho, a uma percepção clara do processo em que se encontra. Avançando no estudo da hipótese levantada, esta carrega suposições comumente aceitas, mas pouco claras da prática do uso da linguagem escrita pelo docente em serviço, e que venha a proporcionar reflexão e nova compreensão do mundo. A ação reflexiva pode revelar conflitos, mas estes só terão condições de serem detonados pelo acesso a conhecimentos estabelecidos e pela produção de novos conhecimentos, conquistando seu lugar no jogo de poder, ou seja, lugar político – que pode ser disfarçado por uma relação hierárquica internalizada pelo educador. Pelo investimento de poder na origem da escrita e crescente sofisticação deste investimento, apesar das outras possibilidades que a escrita trouxe ao pensamento, há a tendência de valorizar a educação para subordinação ao modelo social e econômico capitalista. A principal questão que surge é se a linguagem escrita da Educadora Infantil, que pergunta e busca respostas, intermedeia um processo de reflexão que favoreça sua formação continuada em serviço, num sentido emancipador.por
dc.description.abstractThe objective of this inquiry is to study the direction of the productions written on the early child education in the context of the functions that plays early child education, evaluating the reflexive or conforming to a protocol function and its possibility to intermediate the process of formation continued in service. A focus of study is in the regular production, for the involved professionals, of reports or registers written regarding its performance, reflections and mediations with the reality, either on some situation or pupil in special, either on as it sees the world and same itself when studying, to reflect, to act. Our research was lead by the hypothesis of that the mediation of the writing in the daily pedagogical action can contribute so that the teacher, individual or collectively, better understands its work, becoming it more conscientious and making possible a process of reflection that leads to another dimension of the work, with the clear perception of the context where he acts. It left of the proposal of a director who, worried about the improvement of the children education considers the teacher who make written reports, as reflection form. In this research-action, it had the participation of the researcher in the searched environment that if gave in the proper paper of director in a passage and game of papers. It was verified throughout the work that is not the use in itself of the written language as mediation of the pedagogical action that the worker of the early children education to another dimension of its proper work will lead, to a clear perception of the process where if it finds. Advancing in the study of the raised hypothesis, therefore this loads assumptions accepted, but little clear of the practical one of the use of the language written for the teacher in service, and that it comes to provide to reflection and new understanding of the world. The reflexive action can disclose conflicts, but these will only have conditions to be established for the access the knowledge and the production of new knowledge, conquering its place in the game of being able, that is, place politician – that it can be disfarçado by a hierarchic relation internalizada by the teacher. For the investment of being able in the origin of the writing and increasing sophistication of this investment, although the other possibilities that the writing brought to the thought, have the trend to value the education for subordination to the social model and economic capitalist. The main question that appears is if the written language of the early children teacher, who asks and searchs answers, intermediates a process of reflection that its formation continued in service favors, in a emancipador direction.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/372
dc.subjectProfessores - Formação
dc.subjectEscrita
dc.subjectEducação de crianças - Professores
dc.titleEscrita, formação docente e trabalho pedagógico: análise de uma ação de formação continuada de educadores infantis
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
78484.pdf
Tamanho:
1.06 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format