Repositório Institucional da UNISO
 

Cotidiano escolar no mundo contemporâneo: o celular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Diante das mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, este trabalho pensa o celular como um objeto inserido numa sociedade mediada pela tecnologia e pelo consumo. Torna o celular artefato símbolo da contemporaneidade, que se faz presente na escola com intensidade. E um trabalho de abordagem qualitativa com os seguintes objetivos: descrever características do mundo contemporâneo, analisando mudanças ocorridas no aparelho educacional diante da presença do celular, investigar as sub-funções atribuídas ao celular para análise das experiências dos educandos frente a essa tecnologia. As referências teóricas de apoio para o desenvolvimento do pensar sobre o tema prendem-se a Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Don Slater, Marisa Vorraber Costa, Mariângela Momo, Sandra Rúbia da Silva e Francisca Silva do Nascimento. Os procedimentos adotados pautaram-se, após a formatação do embasamento teórico, na coleta de informações que identificam o contexto social e econômico do grupo de alunos do 9º ano de uma instituição pública municipal de Boituva/SP. Foi realizado também o registro das falas dos alunos, por meio de conversas e observações, sobre as experiências e a relação dos mesmos com o celular a fim de verificar indícios de um padrão comportamental contemporâneo. Os resultados obtidos informam que os alunos utilizam o celular em sua forma instrumental para fazer e receber ligações, receber e enviar mensagens de texto, ouvir música, tirar fotos, sendo que, algumas vezes suas formas de consumo transcendem esse valor utilitário na busca dos últimos lançamentos. Essa constatação confirma que o celular acaba fazendo parte de toda uma categoria de objetos que classifica um estilo de vida, serve também para a “distinção”, podendo ser usado como marca de um grupo social. Assim, como a necessidade de estar com o celular sempre próximo ao corpo estabelece uma relação afetiva com o mesmo, a centralidade que os celulares adquirem na vida cotidiana aponta para serem extensão do próprio corpo estabelecendo modos de ser & viver que interagem com a construção de subjetividades. Logo, refletir sobre o fato destes jovens estarem mergulhados na lógica contemporânea da conectividade permite afirmar que a posse do celular os insere, simbolicamente, em redes de sociabilidade conectadas pelo estilo de consumo tecnológico característico deste mundo. Nesse caminho, a escola reflete o modo de viver contemporâneo. A mobilidade, a rapidez, as tecnologias, o consumismo, tomam-se características também do cenário pedagógico. Talvez a dificuldade de se conviver com o novo faz com que a escola declare “tolerância zero” aos celulares. Talvez incorporar nas práticas pedagógicas a utilização de atitudes mais flexíveis em relação às novas tecnologias como a do celular permitiram a existência de professores prontos para atuar na dinâmica veloz da atualidade.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item