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Pedagogia inaciana: humanismo ou mercado

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2018

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Resumo / Abstract

Esta pesquisa busca apresentar uma análise das formações discursivas sobre humanismo e globalização na gestão acadêmica da Pontificia Universidad Javeriana (PUJ), na Colômbia, da Universidad Católica de Córdoba (UCC), na Argentina, e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Brasil, mantidas pela Companhia de Jesus. Secular, a missão educadora e evangelizadora dos jesuítas na América Latina tem por princípio os valores do humanismo cristão de orientação tomista. No contexto atual, as instituições pesquisadas vêm elaborando e reformulando seus documentos de gestão acadêmica a fim de contemplar os princípios da Pedagogia Inaciana e atender às demandas mercadológicas de globalização da educação superior. Dessa forma, o estudo apresenta-se a partir de dois contextos referenciais. O primeiro aborda a trajetória dos jesuítas, desde a criação da Companhia de Jesus, a implantação da Ratio Studiorum e a participação no desenvolvimento da educação na América espanhola e portuguesa. O segundo apresenta o viés econômico da globalização que levou a educação superior a repensar suas funções enquanto universidade e o papel na formação do sujeito da educação. Para as análises das formações discursivas, foram utilizadas as categorias paráfrase e polissemia em análise do discurso, com base em Michel Pêcheux e Eni Orlandi, buscando identificar se os esforços inacianos para a preservação das origens da Companhia de Jesus, quanto à formação humana integral, têm sido contemplados nas universidades pesquisadas. Propõe-se, ainda, verificar se as formações discursivas de orientação mercadológica vêm se sobressaindo nestas gestões. Como corpus de análise, selecionou os documentos das universidades, como Missão, Visão, Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), no caso da universidade brasileira; para as universidades argentina e colombiana, o corpus foi composto por Missão, Visão, Proyeto Educativo, Planeación Universitária e Plan de Desarrollo Institucional (PDI). Para base referencial de contexto ao humanismo cristão inaciano, foram utilizados os documentos Características da Educação da Companhia de Jesus (1986), Pedagogia Inaciana - uma proposta prática (1994) e Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina (PEC), publicado em 2005. Estes documentos almejam oferecer um aporte significativo para a educação quanto aos processos formativos, ao papel do professor e às instituições jesuítas. Para a compreensão de modelos globalistas, buscou-se como referencial Carlos Eduardo Martins (2011), que apresenta cinco interpretações para globalização, a partir da interpretação de estudiosos com base no materialismo histórico; e as propostas apresentadas pelo Banco Mundial para a área da educação superior, destacadas por Boaventura Sousa Santos (2007). Resgatando a caminhada da Companhia de Jesus durante séculos pela missão de educar e evangelizar, percebe-se que a Ordem vem se esforçando para manter seus princípios humanísticos e entende que são necessárias adaptações às diversidades, especialmente às novas demandas que do mercado globalizante que exige educação superior em termos de qualificação e excelência.


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