Repositório Institucional da UNISO
 

Mudança de estratégia: uma experiência construtivista na Faculdade de Medicina de Sorocaba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta pesquisa é um estudo teórico-metodológico sobre o Construtivismo. Nela analisase o pensamento de Piaget, Vygotsky e Paulo Freire para repensar a produção de conhecimento sistematizada na instituição de ensino superior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. O cerco epistemológico fundamenta-se no primeiro ano do curso de medicina, realizado durante o primeiro semestre de 2000 quando a disciplina Bioquímica foi examinada. A investigação realiza um histórico sobre a criação da Faculdade de Medicina de Sorocaba, situando o contexto de instituição da Bioquímica como ciência e a atual situação do seu conteúdo curricular nessa universidade. Aliam-se, às hipóteses de trabalho, as variáveis que definem o perfil de maturidade dos alunos e suas situações socioeconômicas e culturais. Além disso, discute-se a natureza, a origem e os limites do conhecimento humano. São examinadas as teorias Inatistas e Empiristas, destacando o Construtivismo durante a discussão sobre o paradigma Ensino-Aprendizagem, valorizando a docência em instituição de ensino superior. O trabalho prático fundamenta-se nas teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky, mas com a presença marcante do pensamento de Paulo Freire. O tema bioquímico, trazido sob a forma de caso clínico, marcou o desenrolar da atividade prática, diferenciando o paradigma construtivista de aula, daquele que se pauta na exposição e transferência de conhecimentos. A estratégia encontrada para registrar a opinião dos alunos foi a aplicação de questionários, permitindo mapear aqueles/aquelas que demonstrassem interesses por uma ou por outra metodologia de ensino em sala de aula.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item