Mudança de estratégia: uma experiência construtivista na Faculdade de Medicina de Sorocaba
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa é um estudo teórico-metodológico sobre o Construtivismo. Nela analisa-se o pensamento de Piaget, Vygotsky e Paulo Freire para repensar a produção de conhecimento sistematizada na instituição de ensino superior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. O cerco epistemológico fundamenta-se no primeiro ano do curso de medicina, realizado durante o primeiro semestre de 2000 quando a disciplina Bioquímica foi examinada. A investigação realiza um histórico sobre a criação da Faculdade de Medicina de Sorocaba, situando o contexto de instituição da Bioquímica como ciência e a atual situação do seu conteúdo curricular nessa universidade. Aliam-se, às hipóteses de trabalho, as variáveis que definem o perfil de maturidade dos alunos e suas situações socioeconômicas e culturais. Além disso, discute-se a natureza, a origem e os limites do conhecimento humano. São examinadas as teorias Inatistas e Empiristas, destacando o Construtivismo durante a discussão sobre o paradigma Ensino-prendizagem, valorizando a docência em instituição de ensino superior. O trabalho prático fundamenta-se nas teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky, mas com a presença marcante do pensamento de Paulo Freire. O tema bioquímico, trazido sob a forma de caso clínico, marcou o desenrolar da atividade prática, diferenciando o paradigma construtivista de aula, daquele que se pauta na exposição e transferência de conhecimentos. A estratégia encontrada para registrar a opinião dos alunos foi a aplicação de questionários, permitindo mapear aqueles/aquelas que demonstrassem interesses por uma ou por outra metodologia de ensino em sala de aula.