Repositório Institucional da UNISO
 

Bharatanãtyam & Abhinaya Darpana: o corpomídia tecido de palavra e dança

dc.contributor.advisorSouza, Luciana Coutinho Pagliarini de
dc.contributor.authorLima, Nicole Duarte Fontes
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:45Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:45Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema a produção de significados na dança, sendo esta entendida na sua condição de linguagem da cultura e da comunicação. Para essa reflexão, a dança indiana, Bharatanāṭyam, foi a escolhida como objeto de estudo pelo atributo de materializar no corpo os textos do Abhinaya Darpaṇa, guia dramático e cênico para a construção das danças e suas coreografias. Considerando que partimos da premissa de que a teoria corpomídia baliza nosso objeto na comunicação, a pergunta que norteia este estudo assim se faz: como se dá a produção de significados ou a geração de interpretantes na relação entre a palavra e o corpo na dança indiana, Bharatanāṭyam? O objetivo geral que desponta desta indagação é contribuir para a compreensão da produção de significados gerados pelo Bharatanāṭyam ao encarnar o texto Abhinaya Darpaṇa no corpo que é mídia. Decorrem daí os seguintes objetivos específicos: a) apresentar o Bharatanāṭyam que inclui uma linhagem específica de dança na Índia, bem como o Abhinaya Darpaṇa como um de seus textos de base e guia prático; b) propor o Orientalismo, na perspectiva de Said, como ponto de partida para pensar estudos do Oriente no Brasil, especialmente asiáticos, a fim de estabelecer paralelos com noções nãodicotômicas entre Oriente-Ocidente; c) apresentar a concepção do corpo como mídia, como corpo que dança e transcria; d) analisar a dança tendo em vista o diálogo da transcriação que se estabelece entre palavra e dança, Oriente e Ocidente. Para tanto, nos valemos do pensamento de Haroldo de Campos, capaz de nos levar à tessitura das linguagens que se embrenham no corpo mídia que dança. A relevância dessa pesquisa está em contribuir, não apenas para o enriquecimento da bibliografia referente ao Bharatanāṭyam no Brasil, mas para que a ponte que une a cultura Brasil-Índia possa funcionar como um tecido comunicacional. Pensa-se, ainda, contribuir para que a teoria corpomídia, que fundamenta a dança como pensamento do corpo, como linguagem da cultura, possa sustentar outras pesquisas na área.por
dc.description.abstractThis research has as theme the production of meanings in dance, which is understood in its condition of language of culture and communication. For this reflection, the indian dance, Bharatanāṭyam, was chosen as the object of study due to the attribute of materializing in the body the texts of the Abhinaya Darpaṇa, dramatic and scenic guide for the construction of dances and their choreographies. Considering that we start from the premise that the “media body” (corpomídia) theory guides our object in communication, the question that guides this study is asked: how is the production of meanings or the generation of interpretants in the relationship between word and body in indian dance, Bharatanāṭyam? The general objective that emerges from this question is to contribute to the understanding of the production of meanings generated by Bharatanāṭyam incarnating the Abhinaya Darpaṇa text in the body that is media. Hence the following specific objectives: a) to present the Bharatanāṭyam which includes a specific dance lineage in India, as well as the Abhinaya Darpaṇa as one of its basic texts and practical guide; b) to propose Orientalism, from Said's perspective, as a starting point for thinking about studies of the Orient in Brazil, especially asian ones, in order to establish parallels with non-dichotomous notions between East-West; c) present the conception of the body as a media, as a body that dances and transcribes; d) analyze the dance in view of the transcreation dialogue that is established between word and dance, East and West. To do so, we made use of the thought of Haroldo de Campos, capable of taking us to the weaving of languages that are embedded in the “media body” (corpomídia) who dances. The relevance of this research is to contribute, not only to the enrichment of the bibliography referring to Bharatanāṭyam in Brazil, but so that the bridge that unites the Brazil-India culture can function as a communicational fabric. It is also thought to contribute so that the corpomedia theory, which bases dance as a thought of the body, as a language of culture, can support other research in the area.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1020
dc.subjectDança - Índia
dc.subjectCultura - Índia
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectBharata natyam
dc.subjectGestos na dança
dc.subjectLinguagem corporal
dc.titleBharatanãtyam & Abhinaya Darpana: o corpomídia tecido de palavra e dança
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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