A construção de significados entre telas no filme "Time code"
dc.contributor.advisor | Drigo, Maria Ogécia | |
dc.contributor.author | Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:43Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:43Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O tema da pesquisa é o processo de produção de significados em filmes com múltiplas telas. Como se dá a interpretação de um filme com múltiplas telas, que rompe com a montagem linear temporal do cinema tradicional e pressupõe a participação do espectador em outra montagem construída com o movimento livre do olhar para as imagens simultâneas da tela? é a pergunta norteadora. Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão da geração de significados em filmes com múltiplas telas, que requer os seguintes objetivos específicos: identificar as transformações da linguagem cinematográfica em relação à montagem, na passagem do cinema clássico ao moderno; explicitar a taxonomia de imagens cinematográficas proposta por Deleuze; explicitar o conceito de montagem espacial na perspectiva de Manovich; articular a taxonomia deleuzeana ao conceito de montagem espacial e inventariar os efeitos gerados por montagens possíveis. Para tanto, será realizada análise do filme “Time Code” (2000) a partir da taxonomia proposta por Deleuze, que consta em “Cinema 1 - A imagem-movimento” (1985) e “Cinema 2 - A imagem-tempo” (1990), bem como o conceito de montagem espacial de Manovich (2001). Esta pesquisa é relevante por tratar da geração de significados de um filme enfatizando especificidades das imagens como geradoras do pensamento e também com potencial para guiar o processo de seleção de cenas entre múltiplas telas. Com isso a análise fílmica pode ir além das análises guiadas por pressupostos formalistas. | pt |
dc.description.abstract | The research theme is the process of producing meanings in films with multiple screens. How does the interpretation of a film with multiple screens occur, which breaks with the linear temporal montage of traditional cinema and assumes the participation of the viewer in another montage built with the free movement of the gaze to the simultaneous images on the screen? is the guiding question. Thus, the general objective is to contribute to the understanding of the generation of meanings in films with multiple screens, which requires the following specific objectives: to identify the transformations of cinematographic language in relation to editing, in the transition from classic to modern cinema; explain the taxonomy of cinematographic images proposed by Deleuze; explain the concept of spatial montage in Manovich's perspective; to articulate the Deleuzean taxonomy to the concept of spatial montage and to inventory the effects generated by possible montages. To this end, an analysis of the film “Time Code” (2000) will be carried out based on the taxonomy proposed by Deleuze, which appears in “Cinema 1 – The movement-image” (1985) and “Cinema 2 – The time-image” (1990), as well as the concept of spatial montage by Manovich (2001). This research is relevant because it deals with the generation of meanings in a film emphasizing specificities of images as generators of thought and also with the potential to guide the process of selecting scenes across multiple screens. With that, film analysis can go beyond analyzes guided by formalist assumptions. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1015 | |
dc.subject | Cinema - Semiótica | |
dc.subject | Cinema e linguagem | |
dc.subject | Filme cinematográfico | |
dc.title | A construção de significados entre telas no filme "Time code" | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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