Publicidade e sustentabilidade: a proposta do "Itaú" em foco
dc.contributor.advisor | Drigo, Maria Ogécia | |
dc.contributor.author | Leandro, Renata Müller Veiga São | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:27Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:27Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O contexto da pesquisa, de um lado envolve a publicidade; de outro, agrega o conceito de sustentabilidade. Dele veio a questão norteadora da pesquisa: Como a publicidade engendra o conceito de sustentabilidade, envolvendo a Instituição Financeira “Itaú”? Para responder tal questão delineia-se o objetivo geral de compreender como a publicidade propõe o conceito de sustentabilidade, bem como os objetivos específicos de explicitar aspectos da identidade da instituição, enquanto marca, em suas diversas manifestações e expressões; tratar do conceito de sustentabilidade; explicitar características da publicidade na contemporaneidade e o potencial de sentidos latentes nas peças publicitárias selecionadas, bem como avaliar como o conceito de sustentabilidade está nelas engendrado. O corpus da pesquisa é constituído por peças publicitárias impressas, veiculadas na internet, do período de 2007 a 2012, que foram separadas em três grupos. Compõem o Grupo 1: Dimensão Econômica trinta e três (33) representações visuais que priorizam as relações bancárias com os clientes e que correspondem ao aspecto econômico do desenvolvimento sustentável; no Grupo 2: Dimensão Social alocamos sessenta e oito (68), que tratam de aspectos sociais e culturais, enquanto no Grupo 3: Dimensão Ambiental estão trinta e nove (39) peças, que enfatizam a preservação do meio ambiente e que correspondem aos aspectos ambientais da sustentabilidade. Entre as estratégias metodológicas, além dos critérios de seleção das peças, está a análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirceana, de duas peças por dimensão, enquanto as reflexões sustentam-se em teorias sobre os processos comunicacionais e culturais que envolvem marca, publicidade e sustentabilidade, com ênfase no conceito de “cultura-mundo”. Independente de análises do mundo financeiro, sobre o alcance da sustentabilidade do “Itaú”, as peças exibem uma marca em expansão, que firma sua identidade assumindo-se sustentável, em suas três dimensões: Econômica, Social e Ambiental, bem como se mostra sustentável em manifestações da sua identidade, na publicidade. A marca se humaniza por compartilhar deveres com os usuários e se aproxima deles também por propiciar o prazer do dever cumprido, via publicidade. Tratar dos caminhos da publicidade e da marca no contexto contemporâneo, da “cultura-mundo”, envolvendo a sustentabilidade, constitui a importância desta pesquisa. | pt |
dc.description.abstract | The context of this research, on the one hand, involves advertising; on the other hand, adds the concept of sustainability. Therefrom it arises the guiding question: How does advertising engender the concept of sustainability, involving the Financial Institution "Itaú"? To answer this question, one outlines the overall goal of both understanding how advertising proposes the concept of sustainability, and the specific objectives to explain aspects of the identity of the institution, as a mark of multiple manifestations and expressions; also addressing the concept of sustainability, clearing publicity features in contemporaneousness and the potentiality for latent meanings in the selected advertisements, as well as to assess how the concept of sustainability is engendered in them. The corpus of the research consists of printed advertising materials, diffused in the Internet, from 2007 to 2012, which were separated into three groups, namely: Group 1: Economic Dimension, is composed by thirty-three (33) visual representations that prioritize banking relationships with customers and that are representative of the economic aspect of sustainable development; Group 2: Social Dimension, encompasses sixty-eight (68), dealing with social and cultural aspects, whereas in Group 3: Environmental Dimension, there are thirty-nine (39) pieces that emphasize environment preservation, and that correspond to the environmental aspects of sustainability. Among the methodological strategies, in addition to the part-separating criteria, there is also the semiotic analysis from the perspective of Peirce's semiotics, two pieces by size, whereas the reflections lie upon theories of communication and cultural processes that involve brand, advertising and sustainability, with emphasis on the concept of "world-culture". Independently on analyses of the financial world, on the scope of “Itaú’s” sustainability, the pieces exhibit an expanding brand, which has firmed its identity by assuming itself as sustainable, in its three dimensions: Economic, Social and Environmental, as well as shows itself sustainable by means of demonstrations of its identity, in advertising. The brand gets humanized, by sharing duties with users, and gets close to them also for providing accomplishing satisfaction, via advertising. The importance of this research lies upon addressing the ways of advertising and brand – involving sustainability – within the “world culture” contemporaneousness. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/694 | |
dc.subject | Publicidade - Aspectos sociais | |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | |
dc.subject | Marca de produtos | |
dc.subject | Anúncios - Marca de produtos | |
dc.title | Publicidade e sustentabilidade: a proposta do "Itaú" em foco | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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