Repositório Institucional da UNISO
 

Formação do gestor democrático de escola no século XXI

dc.contributor.advisorCarmo, Jefferson Carriello do
dc.contributor.authorValadão, Fábio
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:29Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:29Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO tema da pesquisa é a formação do gestor democrático de escola no século xxi. vincula-se a linha de pesquisa educação superior: formação superior. esta pesquisa tem o objetivo geral investigar a formação do gestor democrático nos cursos de pedagogia oferecidos no brasil e, concomitantemente, relacioná-la às ações requeridas por um gestor escolar, dentro do contexto da instituição. essa intenção se deu através da pesquisa bibliográfica e documental explanatória analítica com ênfase nos em diversos dispositivos legais, acrescentados por informações pertinentes àquilo que se espera dos cursos de pedagogia que, supostamente, deveriam formar profissionais capazes de administrar uma unidade escolar de acordo com o que se espera do papel de um gestor democrático e participativo. os objetivos específicos foram: a) analisar a literatura sobre democracia e a gestão escolar na escola; b) analisar as diretrizes legais no âmbito estadual referente a gestão democrática; c) levantar hipóteses sobre o porquê do baixo rendimento dos alunos de escola pública. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: os cursos de pedagogia estão formando futuros gestores democráticos com as competências e habilidades exigidas em pleno século XXI? a hipótese sugere que os cursos de pedagogia analisados nesta pesquisa, nunca tiveram qualquer definição concreta sobre a formação de profissionais da área educacional, não passando, durante anos, de uma disputa política, cujo intuito era apenas de modificar leis para mostrar e provar quem detinha o poder no momento, até então, atual. devido à falta de identidade dos cursos de pedagogia, formavam-se profissionais sem habilidades para ministrar aulas, tampouco para administrar instituições. dessa forma, após inúmeros protestos e reformas, a pedagogia tem apresentado uma nova estrutura, cuja carga horária e grade curricular sofrem alterações no decorrer dos anos, de modo a assegurar ao cursista uma formação aprimorada. entretanto, dados comprovam que, ainda assim, as diversas reformulações não têm sido suficientes para a oferta de uma educação de qualidade, especialmente ao fomentar discussões acerca da democracia, seus conceitos e fatores principais para sua efetivação, relacionando-a à gestão escolar contemporânea, em que evidencia-se a necessidade de haver profissionais cada vez mais bem preparados para exercer seu papel frente aos mais variados desafios impostos pelo século XXI, considerando problema econômicos, crises sanitárias epidêmicas e todas as questões sociais que perpetuam-se no brasil, apontando a educação como uma das maiores preocupação de toda a sociedade. ademais, percebe-se que grades curriculares e conteúdos minimalistas não norteiam um gestor democrático quanto às necessidades vigentes em uma instituição, tampouco trazem qualquer referência entre a união da escola com a comunidade, bem como sua importância para se efetivar princípios da gestão democrática, cujas práticas reais são relatadas ao longo destas páginas, configurando-se num modelo inclusivo, participativo e representativo de gestão.pt
dc.description.abstractThe research theme is the Formation of the Democratic School Manager in the 21st Century. It is linked to the line of research Higher Education: Higher education. This research has the general objective to investigate the formation of the Democratic Manager in the Pedagogy Courses offered in Brazil and, concomitantly, relate it to the actions required by a School Manager, within the context of the institution. This intention occurred through bibliographical and documentary explanatory analytical research with emphasis on various legal devices, added by information pertinent to what is expected from the Pedagogy Courses that, supposedly, should train professionals capable of managing a school unit according to what the role of a Democratic and Participative Manager is expected. The specific objectives were: a) to analyze the literature on democracy and school management at school; b) analyze the legal guidelines at the state level regarding democratic management; c) to raise hypotheses about the reason for the low performance of public school students. The question that guided this research was: Are Pedagogy courses forming future democratic managers with the competencies and skills required in the 21st century? The hypothesis suggests that Pedagogy courses, analyzed in this research, never had any concrete definition about the formation of professionals in the Educational area, being, for years, a political dispute, whose intention was only to modify Laws to show and prove who had the power at the time, until then, current. Due to the lack of identity in the Pedagogy Courses, professionals were trained without the skills to teach classes, nor to manage institutions. Thus, after numerous protests and reforms, Pedagogy has presented a new structure, whose workload and curriculum have changed over the years, in order to ensure that the student has an improved education. However, data prove that, even so, the different reformulations have not been sufficient to offer a quality education, especially when promoting discussions about Democracy, its concepts and main factors for its effectiveness, relating it to contemporary School Management, in which the need for professionals increasingly better prepared to perform their role in the face of the most varied challenges imposed by the 21st Century is evident, considering economic problems, epidemic health crises and all the social issues that perpetuate in Brazil, pointing out the Education as one of the biggest concerns of the whole society. In addition, it is clear that curricular grades and minimalist content do not guide a Democratic Manager as to the needs in force in an institution, nor do they bring any reference between the union of the school with the community, as well as its importance for implementing the principles of Democratic Management, real practices are reported throughout these pages, configuring an inclusive, participative and representative model of Management.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/975
dc.subjectAdministradores escolares - Formação
dc.subjectPedagogia - Estudo e ensino (Superior)
dc.subjectEscolas - Organização e administração
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos
dc.subjectDemocratização da educação
dc.titleFormação do gestor democrático de escola no século XXI
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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