Repositório Institucional da UNISO
 

Educação e cultura de paz: um olhar para o cotidiano escolar a partir do encontro com os hibakushas

dc.contributor.advisorReigota, Marcos
dc.contributor.authorOliveira, Givanildo Pereira de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:59:06Z
dc.date.available2023-05-09T20:59:06Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractDo encontro do pesquisador com os hibakushas – sobreviventes da explosão da bomba atômica de Hiroshima –, esta pesquisa se volta ao conceito de Cultura de Paz, ao apresentar narrativas que giram em torno de trajetórias de sujeitos anônimos que criam possibilidades, através de micro ações, no cotidiano escolar ou fora da escola, envoltos na tentativa de estabelecer a paz. O embasamento teórico gira em torno de autores como Paulo e Nita Freire, Peter Spink, Marcos Reigota e Nei Alberto Salles Filho, que contribuem para fazer brotar as narrativas dos atravessamentos vividos ao longo da trajetória e ganham relevância no enfrentamento das violências cotidianas, para superá-las. A escolha metodológica pelas narrativas vem da perspectiva ecologista de educação, que propõe ao pesquisador tornar-se parte da própria pesquisa, trazendo à cena, caminhos percorridos, reflexões experimentadas e aquilo que vai lhe atravessando: textos, encontros, filmes, músicas, exposições, enfim, o cotidiano em que atua e pode ser o palco para a construção de sentidos que nosso tempo anda carente. Com a força e empatia dos hibakushas; a postura freireana do esperançar e; a transcendência indígena que nos convida a adiar o fim do mundo, o objetivo da pesquisa é evidenciar as subjetividades como potência para disseminar a cultura de paz, mesmo diante de um cenário de pandemia que aterroriza e mata.pt
dc.description.abstractFrom the researcher's encounter with the hibakushas - survivors of the Hiroshima atomic bomb explosion -, this research turns to the concept of Culture of Peace, by presenting narratives that revolve around the trajectories of anonymous subjects who create possibilities, through micro actions, in everyday school life or outside school, involved in the attempt to establish peace. The theoretical basis revolves around authors such as Paulo and Nita Freire, Peter Spink, Marcos Reigota and Nei Alberto Salles Filho, who contribute to bring out the narratives of the crossings experienced along the way and gain relevance in the confrontation of daily violence, to overcome them. The methodological choice for the narratives comes from the ecological perspective of education, which proposes to the researcher to become part of the research itself, bringing to the scene, paths traveled, experienced reflections and what goes through him: texts, meetings, films, music, exhibitions, finally, the daily life in which he works and can be the stage for the construction of meanings that our time is lacking. With the strength and empathy of the hibakushas; Freire's posture of esperar e; the indigenous transcendence that invites us to postpone the end of the world, the objective of the research is to highlight subjectivities as a power to spread the culture of peace, even in the face of a pandemic scenario that terrifies and kills.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1079
dc.subjectEducação - Aspectos morais e éticos
dc.subjectPaz - Estudo e ensino
dc.subjectPaz - Educação
dc.subjectPrática de ensino
dc.titleEducação e cultura de paz: um olhar para o cotidiano escolar a partir do encontro com os hibakushas
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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