O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: sentidos da alfabetização no Brasil
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vania Regina | |
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vânia Regina | |
dc.contributor.author | Gutierrez, Aparecida Ferreira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:24Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:24Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo realizar, por meio da história da educação, uma retrospectiva dos papéis da alfabetização, relacionando a alfabetização com o cenário político e social de cada período histórico e com os diferentes sentidos que o domínio da leitura e da escrita receberam na história do Brasil. Contextualiza as dificuldades enfrentadas pelo país para alfabetizar todos das novas gerações e relaciona este desafio à formação docente. Realiza também uma explanação da política pública denominada Pacto da Alfabetização da Idade Certa - PNAIC, programa de formação docente do governo federal, discutindo suas possiblidades e limites para atingir a meta estabelecida de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Por meio do estudo dos referenciais teóricos e da leitura crítica dos documentos, cadernos, portarias de orientação desse programa e das análises de dados disponíveis, verifica que as políticas implantadas no país para alfabetização de todos não surtiram os efeitos almejados, o país ainda conta com milhares de adultos, jovens e crianças analfabetas. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to carry out, through the history of education, a retrospective of the meanings of literacy and to locate the different meanings that the field of reading and writing has had in its history of Brazil. It seeks to relate the meanings of literacy to the political and social setting of each historical period. It will contextualize the difficulties faced by the country in literacy for all the new generations and relate this challenge to teacher training. It will also make an explanation of the public policy known as the Pact of Literacy of the Right Age - PNAIC, teacher training program of the federal government and will discuss its possibilities and limits to achieve the established goals of literacy for all children up to 8 years of age. Through the study of the theoretical references and the critical reading of the documents, notebooks, directives of the program and the analysis of available data, it is verified that the policies implemented in the country for literacy of all did not have the effects of speeches, the country still thousands of illiterate adults, young people and children. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/829 | |
dc.subject | Alfabetização - História - Brasil | |
dc.subject | Alfabetização - Educação - Brasil | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Educação permanente | |
dc.title | O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: sentidos da alfabetização no Brasil | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access | |
relation.isAdvisorOfPublication | 6c475c4d-2530-4d11-ac09-a3798a6b4f61 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 6c475c4d-2530-4d11-ac09-a3798a6b4f61 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1