Repositório Institucional da UNISO
 

Estágio supervisionado na formação de professores: o caso das Faculdades Integradas de Itararé/São Paulo

Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Diante das mudanças que vêm ocorrendo no mundo contemporâneo, fruto da era da globalização, onde os contramodelos de sociedade se evaporam, perdendo sua credibilidade e supervalorizando o futuro com superinvestimento, no presente em curto prazo, este trabalho busca compreender o estágio curricular na formação de professores. Possui uma abordagem qualitativa com os seguintes objetivos: compreender as características do mundo contemporâneo analisando o contexto escolar; investigar a importância do estágio na formação de professores. Os referencias teóricos para o desenvolvimento do trabalho apoiam-se no pensamento de Zigmunt Bauman com sua proposta de mundo líquido, da ambivalência e de incerteza; de Gilles Lipovetsky através do pensar uma cultura globalizada, regida pelo hipercapitalismo de consumo, que a concretiza numa grande desorientação; de José Dias Sobrinho que considera a existência de uma complexidade de sentido com relação a universidade; e Selma Garrido Pimenta que entende o estágio como atividade teórica do conhecimento da práxis do professor. Os procedimentos adotados pautaram-se após a formatação do embasamento teórico, na coleta de informações, através de entrevistas com acadêmicos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé/ São Paulo. Os resultados obtidos com o apoio referencial e a análise das entrevistas informam que o estágio tem como possibilidade a superação de modelos de reprodução devendo ser concebido como atividade teórica e instrumentalizadora da práxis do professor que já esta atuando como profissional nas escolas, assim como decorre e é determinado pela práxis dos professores do curso de Pedagogia e pela práxis dos alunos enquanto professor.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item