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Estágio supervisionado na formação de professores: o caso das Faculdades Integradas de Itararé/São Paulo

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Data

2013

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Diante das mudanças que vêm ocorrendo no mundo contemporâneo, fruto da era da globalização, onde os contramodelos de sociedade se evaporam, perdendo sua credibilidade e supervalorizando o futuro com superinvestimento, no presente em curto prazo, este trabalho busca compreender o estágio curricular na formação de professores. Possui uma abordagem qualitativa com os seguintes objetivos: compreender as características do mundo contemporâneo analisando o contexto escolar; investigar a importância do estágio na formação de professores. Os referencias teóricos para o desenvolvimento do trabalho apoiam-se no pensamento de Zigmunt Bauman com sua proposta de mundo líquido, da ambivalência e de incerteza; de Gilles Lipovetsky através do pensar uma cultura globalizada, regida pelo hipercapitalismo de consumo, que a concretiza numa grande desorientação; de José Dias Sobrinho que considera a existência de uma complexidade de sentido com relação a universidade; e Selma Garrido Pimenta que entende o estágio como atividade teórica do conhecimento da práxis do professor. Os procedimentos adotados pautaram-se após a formatação do embasamento teórico, na coleta de informações, através de entrevistas com acadêmicos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé/ São Paulo. Os resultados obtidos com o apoio referencial e a análise das entrevistas informam que o estágio tem como possibilidade a superação de modelos de reprodução devendo ser concebido como atividade teórica e instrumentalizadora da práxis do professor que já esta atuando como profissional nas escolas, assim como decorre e é determinado pela práxis dos professores do curso de Pedagogia e pela práxis dos alunos enquanto professor.


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