Jiu-jitsu na mídia: análise do potencial ideológico dos discursos veiculados na revista Veja
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo verificar o potencial ideológico dos discursos sobre o Jiu-Jitsu veiculados pela revista Veja, buscando averiguar se eles estabelecem e sustentam relações de dominação. Para tanto, adotou-se a concepção ideológica de John B. Thompson e sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Seguindo a estrutural tradicional dessa metodologia, a pesquisa foi estruturada em três partes: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/ reinterpretação. Na primeira, buscou-se (re)construir as condições sociais e históricas de emergência e consolidação do jiu-jitsu no Brasil, enfocando o papel da mídia nesse processo. Na segunda, foram catalogadas e analisadas todas as matérias publicadas na revista Veja sobre esse esporte, durante o período de 1990 a 2016. Ao fazer isso, foram examinadas, entre outras estratégias discursivas, as formas de designação e as características e ações atribuídas aos praticantes de jiu-jitsu. Na terceira e última, realizouse uma síntese, por construção criativa, dos resultados das análises das etapas anteriores. Ao realizar essa síntese, foi possível concluir, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter ideológico potencial, na medida em que expurgam, com frequência, os praticantes de jiu-jitsu, construindo-os como pessoas más, perigosas e ameaçadoras. A relevância dessa pesquisa está em contribuir para se compreender a construção social da categoria praticantes de jiu-jitsu.