Entretemposespaços da experiência: criação de sentidos no cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Romaguera, Alda Regina Tognini | |
dc.contributor.author | Ferraz, Elen Cristina de Oliveira Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:34Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:34Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta alguns processos de criação e produção de sentidos no cotidiano escolar. Visa investigar possibilidades de experimentar processos de criação com professores, por meio de oficinas inventivas tomadas como lugar discursivo de negociação, que foram desenvolvidas com professoras de Educação Infantil, nos Centros de Educação Infantil inseridas na rede municipal de Educação Básica da cidade de Sorocaba. Partiu-se da hipótese de que o convite ao pensar, por provocações estéticas, pode concorrer para: o despertar de uma política de cognição; sensibilizar pessoas para o processo de criação; abrir espaços de subjetivação e de produção de sentidos; possibilitar o potencial crítico de produção coletiva; ampliar espaços para controvérsias; potencializar mudanças. Neste sentido, as oficinas inventivas exercem um importante papel na renovação do território existencial das pessoas, e por revelar espaços em que se promove a visibilidade e negociação de versões repercutem implicações teóricas, metodológicas e éticas. Pretendeu-se contextualizar temposespaços contemporâneos, no/do cotidiano escolar, identificar a percepção das professoras acerca dos processos experimentados e analisar quais são os problemas que limitam os processos criativos e a produção de sentidos no cotidiano escolar. Defende-se a tese de que é possível provocar temposespaços de acontecimento em que professores (as) possam exercitar um pensamento nômade, conectando-se e fazendo rizomas que possibilitem gerar processos criativos e de trocas simbólicas, resistindo aos dispositivos e às estruturas contemporâneas. O trabalho provocou professoras a experimentar processos de criação no cotidiano escolar contemporâneo, por meio de oficinas como espaços de produção de sentidos e coconstrução de identidades. Tomou as oficinas como estratégia de pesquisa e se desenvolveu por entrelaçamentos da linguagem poética, de conceitos, de experiências da pesquisadora, de expressões gráficas, com as múltiplas vozes das professoras. Ao abrir espaços de subjetivação, considera-se a responsabilidade ético-política do pesquisador, com uma conceituação de temposespaços do viver, com os temposespaços criativos em oficinas e com os temposespaços da experiência e processos de produção de subjetividades. | por |
dc.description.abstract | This thesis presents some processes of creation and production of meanings in the school everyday life. It aims to investigate possibilities of experiencing creation processes with teachers through inventive workshops taken as a discursive trading place, which were developed with teachers of early childhood education; at early childhood education centers, which are part of municipal basic education of the city of Sorocaba. It was assumed that the hypothesis that the call to think, by aesthetic provocations, might compete for: the awakening to a policy of cognition; sensitizing people to the creation process; opening spaces of subjectivation , and production of meanings; enabling the critical potential of collective production; expanding spaces for controversies; enhancing changes. In this sense, the inventive workshops play a major role in the renewal of the existential territory of persons, and by revealing spaces where it is promoted visibility and negotiation of theoretical and methodological implications that affect versions and ethics. It was intended to contextualize contemporary timespaces, at/school, identify the everyday perception of teachers about the experienced processes and analyze what problems limit the creative processes and the production of meanings in the school everyday life. We support the thesis that it is possible to cause timespaces of event in which teachers can exercise a nomadic thought, connecting and producing rhizomes which enable to generate creative processes and symbolic exchanges, resisting to devices and contemporary structures. The work led teachers to experience creation processes in the contemporary school routine, through workshops as spaces of production of meanings and identity building. The workshops were taken as a search strategy and developed by interweaving of poetic language, concepts, experiences of the researcher, graphic expressions, and with the multiple voices of the teachers. By opening spaces of subjectivation, it is the ethical-political responsibility of the researcher for a conceptualization of the living timespaces , the creative timespaces workshops and the timespaces of experience and processes of subjunctives production . | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/709 | |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | |
dc.subject | Educação - Filosofia | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | Entretemposespaços da experiência: criação de sentidos no cotidiano escolar | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1