As transformações da imagem de Dilma Rousseff via fotografias da folha de S.Paulo de 2005 a 2016
dc.contributor.advisor | Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de | |
dc.contributor.author | Campos, Jéssica Cristina de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:00Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:00Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a refletir sobre a construção da imagem da exPresidente do Brasil, Dilma Rousseff, por meio das fotos jornalísticas apresentadas na plataforma digital do jornal Folha de S.Paulo. Diante da pergunta – quais os significados gerados pelas transformações da imagem da ex-Presidente? – traçou-se nosso percurso. O corpus que adveio está inserido no período que contempla desde a sua ascensão na política federal, como ministra do governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, até seu impedimento ocorrido em 2016. O objetivo geral dessa investigação é o de compreender como aspectos inerentes à fotografia jornalística, bem como a moda (vestimenta, acessório) podem contribuir no processo de construção da imagem de um político. São objetivos específicos apresentar a fotografia jornalística à luz da classificação de Dubois como registro e testemunho ou “traço do real” e como “transformação do real”; descrever a moda como linguagem/comunicação; identificar o potencial simbólico das vestimentas/acessórios na construção da imagem de Dilma; articular o momento político com cada novo aspecto dessa transformação e, finalmente, verificar o processo de construção do mito à luz de Barthes. Para tratar a fotografia jornalística como registro ou testemunho, nos valemos de Dubois (2001), Barthes (1998) e Sousa (2002); sobre a moda, nos baseamos em Barnard (2003), Eco (1989), Lurie (1997) e Lipovetsky (1989). Em se tratando de uma pessoa que, pelas vias do marketing político, transforma-se em mito, tomamos as ideias de Roland Barthes, em Mitologias, para refletir sobre essa construção. Como instrumental metodológico, valemo-nos da semiologia barthesiana para analisar os aspectos visuais responsáveis pela transformação da ex-Presidente. O resultado a que chegamos, na trilha das cores, vermelho... branco... preto; dos elementos constituintes da fotografia jornalística foi que o mito se desvelou nas brechas que deixaram à mostra a desconstrução da imagem da, hoje, ex-presidente Dilma Rousseff. A relevância dessa pesquisa está na construção de conhecimentos sobre o potencial de sentidos posto em circulação pelas fotografias jornalísticas. | pt |
dc.description.abstract | This research aims to reflect on the construction of the image of the ex-president of Brazil, Dilma Rousseff, through the journalistic photos presented on the digital per Folha de S.Paulo. Facing the question - what are the meanings generated by the transformations of the ex-president's image - our path was traced. The corpus that came was inserted in the period that contemplates, since her in federal politics, as minister of the government of ex-president Luiz Inácio Lula da Silva, in 2005, until her impeachment occurred in 2016. The general objective of this investigation is to understand how aspects inherent to journalistic photography, as well fashion (clothing, accessories) can contribute to the process of building the image of a politician. Specific objectives are to present journalistic photography in the light of Dubois’ classification as a record and testimony or “trace of the real” and as a “transformation of the real”; describe fashion as language / communication; identify the symbolic potential of clothing / accessories in the construction of Dilma's image; articulate the political moment with each new aspect of this transformation and, finally, verify the process of construction of the myth in the light of Barthes. To treat journalistic photography as a record or testimony, we use Dubois (2001), Barthes (1998) and Sousa (2002); on fashion, we draw on Barnard (2003), Eco (1989), Lurie (1997) and Lipovetsky (1989). In the case of a person who, through political marketing, becomes a myth, we take Roland Barthes’ ideas, in Mythologies, to reflect on this construction. As a methodological tool, we used barthesian semiology to analyze the visual aspects responsible for the transformation of the ex-President. The result we got, on the color trail, red... white... black; one of the constituent elements of journalistic photography was that the myth was revealed in the loopholes that exposed the deconstruction of the image of, today, former presidente Dilma Rousseff. The relevance of this research is the possibility of reflecting on the construction of the image of a politician, having fashion as its guiding thread, the photographic resources that can interfere in the interpretative process, as well as the text / image relationship and the potential for the production of meanings. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1066 | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.title | As transformações da imagem de Dilma Rousseff via fotografias da folha de S.Paulo de 2005 a 2016 | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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