Repositório Institucional da UNISO
 

Avaliação no cotidiano da educação infantil: histórias entrelaçadas e reflexões

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorLobo, Sílvia Cavalcante Lapa
dc.date.accessioned2023-05-09T20:56:09Z
dc.date.available2023-05-09T20:56:09Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractApesar dos avanços nas pesquisas e produções de conhecimentos científicos sobre a concepção de infância que mais se aproximem da legitimidade e do real sentido do ser criança, ainda percebem-se concepções e discursos que direcionam as ações pedagógicas, caracterizando e tratando a criança em sua infância de maneira escolarizada. Estudos mais recentes nos campos da Sociologia e Filosofia da infância, apontam para a necessidade de se refletir sobre a criança em sua infância, sob diferentes modos de concebê-la. A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer a concepção de avaliação na Educação Infantil na rede de educação municipal da cidade de Sorocaba/SP, para tanto foi realizada uma pesquisa de característica qualitativa, com análise de conteúdo de documentos oficiais disponíveis ao público pelo site da Secretaria da Educação, os quais revelam os discursos de profissionais que trabalham no cotidiano da escola, assim como o discurso oficial. A organização desse trabalho entrelaçou histórias de vida e reflexões do cotidiano escolar. De modo geral os resultados apontam que a Secretaria da Educação de Sorocaba utiliza a concepção de avaliação mediadora, para a Educação Infantil. Para análise e argumentos da temática investigativa, utilizou-se dos conceitos foucaultianos tais como: o disciplinamento e as tecnologias do eu, que ajudaram nos argumentos contrários a uma avaliação no contexto da Educação Infantil. A tese aqui proposta é de não avaliar a criança, pois considera-se que qualquer ato e ou instrumento avaliativo é uma tecnologia de controle e de disciplinamento.por
dc.description.abstractDespite of the advances in the scientific researches to understand the real concept of childhood and its legitimacy, we can still perceive some ideas influencing the pedagogical actions and, consequently, the way we manage children and childhood with an academic focus. Recently published researches focused on the Sociological and Philosophical concept of the childhood are showing the need of thinking over the child in his/her childhood per se. The main objective of this research is to better understand the way children are evaluated/rated in the Sorocaba city elementary school, with a qualitative focus and analyzing official documents available at the Secretariat of Public Education’s website. This research links many lives histories with the schools day to day. Overall, the results are showing that Sorocaba’s Secretariat of Public Education uses the mediator concept/idea for evaluating children in the elementary school. The analyses and arguments of this research are based on Foucault’s key concepts, such as: the disciplinary power and the technologies of the self, which were the foundations to argue against the evaluation concepts applied to the elementary school. The key thesis proposed here is that children should not be evaluated, because any method of evaluation is a way of control or a disciplinary power.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/781
dc.subjectEducação de crianças
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectAvaliação educacional
dc.titleAvaliação no cotidiano da educação infantil: histórias entrelaçadas e reflexões
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
101963.pdf
Tamanho:
30.29 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format