Perfil do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista atendidas em instituição social
dc.contributor.advisor | Alpes, Matheus Francoy | |
dc.contributor.author | Domingues, Daiane Cristina | |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T16:20:42Z | |
dc.date.available | 2023-09-06T16:20:42Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldade em interação social; alterações na comunicação interpessoal; padrões restritos de comportamento e interesses; alterações sensoriais. O conhecimento do perfil de desenvolvimento desta população é importante, porém deve sempre ser considerado o padrão heterogêneo de processamento de informação de cada indivíduo. Instituição social é um ambiente que acolhe e promove estimulação global, com atuação de profissionais de áreas da saúde e educação, incluindo atendimento a crianças com TEA. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento infantil de crianças com TEA atendidas em Instituição Social. Cumpriu-se aspectos éticos (64724522.0.0000.5500). Foram convidadas a participar do estudo 39 crianças, com idade variando entre 12 e 72 meses, atendidas na Instituição Social em que o projeto foi desenvolvido. A amostra foi por conveniência, ou seja, todas as crianças com diagnóstico de TEA, atendidas na Instituição Social, e que cumpriam critérios de inclusão, foram convidadas a participar do estudo. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, preenchimento da Anamnese, foram aplicados a Observação do Comportamento Comunicativo (OCC) e o Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II, que é uma escala que avalia crianças na faixa etária de zero a seis anos quanto ao desempenho nas seguintes áreas: pessoal-social, linguagem, motor fino-adaptativo e motor grosso. Os resultados foram analisados com estatística descritiva e análise qualitativa. Foram analisados os resultados de OCC e Denver II de 17 crianças, as quais além de preencherem os critérios de inclusão e cumprirem os critérios de exclusão do estudo, aceitaram realizar as atividades propostas. A média de idade cronológica dos participantes foi de 54 meses (variou de 25 a 72 meses). Na OCC verificou-se grande variabilidade de desempenho, desde crianças com ausência de intenção comunicativa, interação com avaliadora, contato ocular, até crianças com brincar funcional, produção de palavras e frases, reconhecimento de objetos e execução de ordens simples. No Denver II, os 17 participantes apresentaram resultado de “risco” para alteração no neurodesenvolvimento. Após análise qualitativa, observou-se, maior alteração na área pessoalsocial, seguida da área da linguagem, considerando a amostra total. Ressalta-se que foi observada alteração no desenvolvimento das áreas motoras fina-adaptativa e grossa também. Ao comparar o desempenho na OCC com o desempenho na área de Linguagem do Denver II, verificou-se correlação positiva e estatisticamente significante. Também foi verificada correlação positiva e estatisticamente significante entre as quatro áreas avaliadas no Denver II. Foi possível concluir que as crianças com TEA atendidas na Instituição Social apresentaram alteração em todas as áreas do desenvolvimento infantil, porém com características individuais e específicas, culminando em desenvolvimento heterogêneo, sem a possibilidade de traçar um perfil de desenvolvimento da população. A reflexão crucial está em compreender que, apesar do diagnóstico de TEA em comum, o desenvolvimento de cada criança é único e o olhar para ela de maneira integral, com compreensão do seu perfil de funcionamento e aprendizagem peculiares, é fundamento para um processo de estimulação que seja assertivo e promova o desenvolvimento do real potencial de cada uma delas. | pt |
dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by difficulty in social interaction; changes in interpersonal communication; restricted patterns of behavior and interests; sensory changes. Knowledge of the development profile of this population is important, but the heterogeneous pattern of information processing of each individual must always be considered. A social institution is a place that welcomes and promotes global stimulation, with the work of professionals in the areas of health and education, including care for children with ASD. The aim of this study wasto verify the child development of children with ASD assisted in a Social Institution. Ethical aspects were fulfilled 64724522.0.0000.5500). 39 children, aged between 12 and 72 months, attended at the Social Institution where the project was developed, were invited to participate in the study. The sample was for convenience, that is, all children diagnosed with ASD, attended at the Social Institution, and who met the inclusion criteria, were invited to participate in the study. After signing the Informed Consent Form, completing the Anamnesis, the Observation of Communicative Behavior (OCC) and the Denver II Developmental Screening Test, which is a scale that evaluates children in the age group from zero to six years, regarding to performance in the following areas: personal-social, language, fine-adaptive motor and gross motor, were applied. The results were analyzed using descriptive statistics and qualitative analysis. The results of OCC and Denver II of 17 children who, in addition to meeting the inclusion criteria and meeting the study exclusion criteria, agreed to carry out the proposed activities, were analyzed. The mean chronological age of the participants was 54 months (ranging from 25 to 72 months). In the OCC, there was great variability in performance, from children with no communicative intention, interaction with the evaluator, eye contact, to children with functional play, production of words and sentences, recognition of objects and execution of simple orders. In Denver II, the 17 participants presented a “risk” result for alteration in neurodevelopment. After qualitative analysis, greater alteration in the personal-social area, followed by the language area, considering the total sample, was observed. It should be noted that there was an alteration in the development of the fine-adaptive and gross motor areas as well. When comparing the performance in the OCC with the performance in the Language area of the Denver II, a positive and statistically significant correlation was verified. A positive and statistically significant correlation was also verified between the four areas evaluated in Denver II. It was possible to conclude that children with ASD assisted at the Social Institution showed changes in all areas of child development, but with individual and specific characteristics, culminating in heterogeneous development, without the possibility of tracing a developmental profile of the population. The crucial reflection is in understanding that, despite the diagnosis of ASD in common, the development of each child is unique and looking at it in an integral way, with an understanding of its peculiar functioning and learning profile, is the foundation for a process of stimulation that is assertive and promotes the development of the real potential of each one of them. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1195 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/33 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fonoaudiologia - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.title | Perfil do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista atendidas em instituição social | |
dc.type | Artigo / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Fonoaudiologia | |
local.rights | Open Access | |
relation.isAdvisorOfPublication | 98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Perfil do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista atendidas em instituição social.pdf
- Tamanho:
- 240.65 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.21 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed to upon submission
- Descrição: