Abordagens da metodologia de resolução de problemas: valores da matemática que as permeiam
dc.contributor.advisor | Drigo, Maria Ogécia | |
dc.contributor.author | Santos, Paulo dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:47:01Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:47:01Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, de caráter predominantemente teórico, busca relatar algumas abordagens da metodologia de Resolução de Problemas no ensino de matemática – metodologia proposta por Polya, modelagem matemática e formulação de problemas - e avaliar o quanto elas contemplam os valores utilitário, formativo, social, cultural e estético da matemática. O objetivo deste estudo é obter indícios de quais valores da matemática permeiam as diferentes abordagens da metodologia de Resolução de Problemas e de explicitar fundamentos teóricos para professores de matemática redimensionarem as suas práticas em aula, notadamente as que envolvem tal metodologia. Para atingir tal objetivo a investigação foi desenvolvida em várias etapas: estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas, no ensino de matemática; estudos sobre a matemática como ciência e análise das diferentes abordagens, tendo como fundamento os valores da matemática explicitados por D’Ambrósio (1993). Nossa análise fez emergir a idéia de que, independentemente das especificidades da metodologia de Resolução de Problemas, os valores da matemática se apresentam com maior ou menor intensidade devido ao contexto construído pelo professor, a partir do texto do problema – quer seja, à primeira vista, matemático ou não. A relevância desta pesquisa está no fato de que ela indica a importância da busca de referenciais teóricos, para o professor, no caso de matemática, principalmente em relação ao (re)pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula. | por |
dc.description.abstract | This theoretical research search to expose some approaches of the Resolution of Problems methodology in the mathematics teaching – as proposed by Polya that includes methodologies in mathematical modeling and formulation of problems - and to evaluate if its contemplate the utilitarian, formative, social, cultural and esthetic values of mathematics. The aim of this study was to obtain indicative data of which values of the mathematics permeate the different approaches of the Resolution of Problems methodology and to expose theoretical basis for help mathematics teachers in their practices in class, especially the ones that involve such methodology. In this way, the investigation was performed in the following stages: the Resolution of Problems methodology, the mathematics teaching, and studies on the mathematics as science and analysis of the different approaches (based on D´Ambrósio´s mathematics values – 1993). Our analysis made to emerge the idea that, independently of the specificities of Resolution of Problems methodology, the values of the mathematics come with higher or lower intensity, depending of the context built by the teacher and by the text of the own problem – does not matter if it is, in the beginning, mathematical or not. The relevance of this research is in the fact that it indicates the importance of the theoretical search of references, for the mathematic teacher, mainly with respect to re-building of his practice in the classrooms. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/189 | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | |
dc.subject | Educação matemática | |
dc.title | Abordagens da metodologia de resolução de problemas: valores da matemática que as permeiam | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1