Repositório Institucional da UNISO
 

Teoria comunicacional auditiva e a ocularidade da cultura do impresso: de como o livro se amplifica em audiolivro

dc.contributor.advisorMorais, Osvando J. de
dc.contributor.authorDionísio, César Augusto
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:27Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:27Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste trabalho científico de investigação tem como propósito analisar o audiolivro em sua gênese enquanto um novo suporte comunicacional para o livro, para a palavra oral, escrita, para o autor e para o leitor. A pesquisa busca, assim, explicitar os fundamentos comunicacionais e culturais do audiolivro enquanto medium ainda não investigado. O audiolivro aparece no cenário mediático como uma nova plataforma à leitura, à literatura, à pedagogia, à comunicação e à cultura. Discutir o audiolivro é pensar uma abordagem futurista para o livro impresso, ao mesmo tempo em que é argumentar sobre as origens desse suporte recente como um resgate à oralidade primeva e medieva da comunicação humana, num embate explicitador entre a palavra grafada e a palavra falada, fazendo ressurgir a oralidade como epicentro da discussão comunicacional. De um lado, o som e a indústria fonográfica e, de outro lado, o livro e sua insistente permanência aurática entre os meios de comunicação, fazendo acalorar o debate sobre o surgimento de uma nova veia pulsante no organismo multicomunicacional contemporâneo. Propõe-se, ainda, discutir o futuro do livro bem como o futuro do audiolivro que parecem estar intimamente correlacionados, num momento histórico em que o livro, finalmente, encontra um irmão gêmeo como um adversário que o desafia frontalmente, nos moldes em que o cinema enfrentou o teatro, e a televisão, por sua vez, envolveu-se em embate com o cinema ou até mesmo com a internet. Por vezes, pode-se também pensar no casamento perfeito entre livro e audiolivro, para que possa, finalmente, o homem aprender a ler como o autor imaginara. Assim, o objetivo nuclear do presente estudo é identificar os fundamentos do audiolivro sob o prisma comunicacional e seus impactos culturais, verificando, com este propósito metodológico através do levantamento bibliográfico, fílmico, imagético e sonoro, a mudança na matriz sensorial, do lado do leitor, do olho para o ouvido, e a formação de um novo autor, que embarque oportunamente o cuidado com a oralidade em sua obra.pt
dc.description.abstractThis scientific research work aims to analyze the audiobook in its genesis as a new medium of communication for the book, for the oral word, for the written word, for the author and the reader. The research aims, therefore, explain the communicational and cultural fundamentals of the audiobook as a medium which has not yet been taken for a survey. The audiobook appears in the media scene as a new platform for reading, literature, pedagogy, communication and culture. Discussing the product is thinking a futuristic approach to the printed book, while it is argued about the origins of this newly support as a rescue to the primeval and medieval orality of human communication, explained through a contend between the written and the spoken word, making resurface the oral communication as the epicenter of the communication discussion. On one hand, the sound and the recording industry and on the other hand, the book and its insistent auratic status among media products, making inflame the debate about the emergence of a new pulsating vein in the multicomunicacional contemporary media. It is proposed to discuss also the future of the book and the future of the audiobook which seem to be closely related, in a historical moment when the book finally found a twin brother as an adversary that challenges it, in the manners in which the film faced the theater, and television, in turn, became involved in collision with the cinema or even the internet. Sometimes, a predictable media scene can also think of the perfect embrace of book and audiobook, so the reader can finally learn to read as the author imagined. So the central aim of this study is to identify the fundamentals of the audiobook from the perspective of communication and its cultural impact, checking, for this purpose through the methodological focus through literature, film, sound and image productions, the change in sensory chain on the side of the reader, from the eye to the ear, and the formation of a new author, boarding care due to oral aspect in text production.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/542
dc.subjectComunicação escrita
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectLivros e leitura
dc.subjectLivros falados
dc.subjectRecursos audiovisuais
dc.subjectComunicação - Aspectos sociais
dc.titleTeoria comunicacional auditiva e a ocularidade da cultura do impresso: de como o livro se amplifica em audiolivro
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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