Repositório Institucional da UNISO
 

Párias entre pares: a expansão do ensino superior e a sociologia da educação de Pierre Bourdieu

dc.contributor.advisorDias Sobrinho, José
dc.contributor.authorGröhs, Luis Fernando Martins
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:31Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:31Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste trabalho analisa as consequências da inclusão de novas camadas sociais no Ensino Superior e a reestruturação do campo educacional brasileiro, atualizando a distribuição desigual de oportunidades de um estado anterior que abruptamente interrompia a escolaridade para outro que não impõe uma descontinuidade, mas uma desvalorização gradual dos diplomas. Foi abordado, inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu, suas principais críticas teóricas e desenvolvimentos contemporâneos, avaliando a pertinência deste referencial teórico para a compreensão do caso brasileiro, destacando como problema fundamental de pesquisa a escolha da Instituição de Ensino Superior como habitus e mecanismo de reprodução social. Utilizando o curso de Direito como tipo-ideal, e dados do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos resultados e indicadores sociais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), foram relacionadas estatisticamente as chances de sucesso profissional com variáveis como a escolaridade dos pais, faixa de renda familiar e tipo de estabelecimento escolar frequentado, o que possibilitou o comparativo entre o capital cultural, econômico e social dos estudantes e o desempenho dos mesmos em testes objetivos, modelo da avaliação necessária para o avanço na carreira escolhida. Os resultados indicam uma correlação linear entre as variáveis sociais pesquisadas dos ingressantes e os resultados em provas objetivas dos estudantes concluintes do curso de Direito, o que permite prever, estatisticamente, as chances de sucesso profissional a partir de características iniciais e posse de capitais relevantes no campo educacional. A conclusão, a partir da análise dos dados, revela um mecanismo de eliminação branda e progressiva, em que estudantes ingressantes em Direito já possuem fortes propensões significantemente diferentes de sucesso sendo a Universidade um meio incapaz de resolver o problema da desigualdade social e educacional.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the consequences of new social layers inclusion in Higher Education and the Brazilian educational field restructuration, updating the unequal distribution of opportunities of a former state, which suddenly interrupted the schooling, to another one which does not impose a discontinuity, but one gradual undervaluation of the diplomas. It has been initially approached, through bibliographic research, the Sociology of Education, by Pierre Bourdieu, his main theoretical critiques and contemporary developments, assessing the relevance of this theoretical referential aiming at the understanding of the Brazilian case, emphasizing as a fundamental researching problem, the choice of the Higher Education Institution as “habitus” and mechanism of social reproduction. Using the Law School course as the ideal type, data from the Brazilian Lawyers Association (OAB) exam and from the outcomes and social indicators of the National Student‟s Performance Exam (ENADE), the chances of career success together with variables such as parents schooling, family income range and the kind of educational institution frequented, what made it possible to make a comparison between the cultural, economic and social student‟s capital and their performance in objective tests, model of the needed assessment to the progress in the chosen career. The outcomes indicate a linear correlation between the researched social variables of the entrants, and the outcomes from objective tests of the Law School graduating students, allowing to predict, statistically, the chances of career success from initial characteristics and from the relevant capitals in the educational field. The conclusion, from the data analysis, reveals a mechanism of progressive and lenient elimination, where students entrants in Law School already have significantly different strong susceptibilities of success, being the University an incapable way of solving the problem of social and educational inequality.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/553
dc.subjectEnsino superior - Aspectos sociais
dc.subjectSociologia educacional
dc.subjectEnsino superior - Avaliação
dc.titlePárias entre pares: a expansão do ensino superior e a sociologia da educação de Pierre Bourdieu
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
88575.pdf
Tamanho:
1.25 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format