Educação financeira como política pública no brasil: do processo histórico ao levantamento das ações práticas na educação superior
dc.contributor.advisor | Pinto, Rafael Angelo Bunhi | |
dc.contributor.author | Bufalo, Daniela Cristina Lourenço | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:04Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:04Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A educação financeira, na maioria das vezes, vincula-se a investimentos, poupança e reservas financeiras, chamando atenção apenas daqueles que possuem dinheiro sobrando, quando na realidade o tema associa-se a problemas graves da sociedade, incide na vida cotidiana, no planejamento familiar e no exercício pleno da cidadania, sendo capaz de transformar a qualidade de vida através da mobilidade social e do bem-estar da população. A urgência de educar-se financeiramente emerge em meio a digitalização do cotidiano e a facilidade de acesso a produtos e serviços financeiros cada vez mais complexos. Com esse foco, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e governos no mundo todo têm concentrado esforços nesse tema, com o propósito de formar cidadãos conscientes do impacto de suas ações como agente financeiro individual na sociedade global, por meio da educação. Nesse contexto, o objetivo geral desta dissertação é compreender como a Educação Financeira se tornou política pública no Brasil, até chegar às ações práticas com foco no ensino superior. Para alcançar esse objetivo, perfaz-se os conceitos de educação, política pública e educação financeira, além do contexto histórico, desde o momento da implantação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), bem como os resultados após dez anos de trabalho sobre o tema. Por fim, quanto à metodologia, é feito um levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos publicados e disponibilizados nas plataformas Portal de Periódicos da Capes, Scielo e Google Acadêmico, no período compreendido entre 2011 e 2021, que abordam a educação financeira como política pública no contexto da educação superior. Como resultado, percebe-se que os estudantes da educação superior têm ficado à margem das políticas públicas sobre o tema e as Universidades têm atuado de forma tímida como disseminadoras do letramento financeiro e produção de conhecimento científico, por meio de publicações acadêmicas que podem contribuir para o aprimoramento e expansão do alcance da ENEF. | pt |
dc.description.abstract | Financial education, most of the time, is linked to investments, savings and financial reserves, drawing attention only to those who have money left over, when in reality the topic is associated with serious problems in society, affects everyday life, family planning and full exercise of citizenship, being able to transform the quality of life through social mobility and the well-being of the population. The urgency to educate yourself financially emerges amid the digitalization of everyday life and the ease of access to increasingly complex financial products and services. With this focus, the OECD and governments around the world have concentrated efforts on this topic, with the purpose of forming citizens aware of the impact of their actions as an individual financial agent in global society, through education. In this context, the general objective of this dissertation is to understand how Financial Education became public policy in Brazil, until reaching practical actions focused on higher education. To achieve this objective, the concepts of education, public policy and financial education are completed, in addition to the historical context, since the implementation of the National Strategy for Financial Education, as well as the results after ten years of work on the subject. Finally, regarding the methodology, a bibliographic survey is carried out of the scientific works published and made available on the Capes, Scielo and Google Scholar platforms, in the period between 2011 and 2021, which address financial education as a public policy in the context of higher education. As a result, it can be seen that higher education students have been on the sidelines of public policies on the subject and universities have been acting timidly as disseminators of financial literacy and production of scientific knowledge, through articles, theses and dissertations that can contribute to the improvement and expansion of National Strategy for Financial Education (ENEF). | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1076 | |
dc.subject | Educação financeira | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | |
dc.subject | Política pública - Brasil | |
dc.title | Educação financeira como política pública no brasil: do processo histórico ao levantamento das ações práticas na educação superior | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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