A comunicação suplementar alternativa em pessoas com afasia: uma revisão de literatura
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O comprometimento da linguagem e da capacidade comunicativa pós lesão cerebral, que caracterizam a afasia, pode trazer prejuízos para a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. A presente revisão de literatura teve por objetivo o levantamento de artigos publicados sobre a utilização da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA), mais concretamente como estratégia de tratamento e reabilitação de pessoas com afasia adquirida, e averiguar a relevância dos resultados obtidos. Utilizou-se revisão bibliográfica de literatura dos artigos nos publicados no período de 2012 a 2022, nos idiomas português e inglês, nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Medline, com os seguintes descritores: afasia; auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência; terapia de linguagem; comunicação. A partir dos resultados encontrados iniciou-se a exploração dos artigos que abordassem a utilização da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) em pessoas com afasia, com relação direta com o objeto da pesquisa, descartados artigos de outros idiomas fora português e inglês, publicações anteriores a 2012, bem como outras patologias e síndromes demenciais associadas ao tema. Visões correlatas foram lançadas acerca dos resultados e relevância, de forma a propiciar feedback aos terapeutas com vistas a fortalecer a utilização de CSA em pessoas com afasia. Os resultados evidenciam a importância do uso deste recurso a partir de relatos positivos e a necessidade de se discutir a utilização das tecnologias de apoio como estratégias para melhorar as competências funcionais de pessoas com afasia. Entretanto, os estudos sobre o tema ainda são incipientes, por isso, são recomendados estudos sistemáticos sobre essa temática e a disseminação de ferramentas efetivas nesse campo, com atividades de pesquisa coordenadas da pesquisa básica à pesquisa aplicada.