Avaliação de software como suporte para metodologias ativas de aprendizagem
Arquivos
Ano da Resenha
Tipo de documento
Data
Curso
Título da obra resenhada
Autor(es)
Orientador(es)
Assunto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Resumo / Abstract
A história da educação na humanidade está pautada em buscas e encontros com a realidade ou com métodos e sistemas que se propõe ao melhor ensinar. Hoje se sabe que a sistemática tradicional da educação pode estar muito distante da realidade vivida no mercado de trabalho, uma vez que os alunos estão submetidos a orientação e supervisão na escola e ao desenvolver seu trabalho, devem ser autônomos e independentes. Observa-se que o acesso à informação, parece “fácil”, mas não o é, mesmo assim as redes de informação criaram uma revolução nos papéis do professor, do aluno e da instituição de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de software como suporte as metodologias ativas de aprendizagem, através da adaptação do software Moodle entendido como facilitador de aprendizagem, na disciplina denominada “Prática de Pesquisa I” para o curso de Engenharia da Computação. Os sujeitos da pesquisa foram os vinte e dois estudantes do oitavo semestre do curso de engenharia da computação na Universidade de Sorocaba (Uniso). A metodologia usada foi mista com parte qualitativa e outra quantitativa. Já a apresentação dos resultados foi dividida entre: a) procedimentos específicos para adaptação da plataforma Moodle à disciplina, que visa apresentar as modificações realizadas no software para obtenção dos resultados; b) avaliando a aprendizagem, onde de forma descritiva, tratou-se de demonstrar os resultados de cada aula. Ao final do trabalho, ter a disponibilidade do ambiente Moodle foi um fator chave para a pesquisa. Foram aplicadas práticas ativas de aprendizagem que propiciaram um ambiente ativo de aprendizado. O aluno desenvolveu a sua capacidade de aprendizado e pode colocá-la em prática em diversas situações, tornando autônomo e protagonista do seu aprendizado. Essa formatação mostrou-se adequada e eficiente para aprendizagem de pesquisa na Universidade.