Avaliação de software como suporte para metodologias ativas de aprendizagem
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A história da educação na humanidade está pautada em buscas e encontros com a realidade ou com métodos e sistemas que se propõe ao melhor ensinar. Hoje se sabe que a sistemática tradicional da educação pode estar muito distante da realidade vivida no mercado de trabalho, uma vez que os alunos estão submetidos a orientação e supervisão na escola e ao desenvolver seu trabalho, devem ser autônomos e independentes. Observa-se que o acesso à informação, parece “fácil”, mas não o é, mesmo assim as redes de informação criaram uma revolução nos papéis do professor, do aluno e da instituição de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de software como suporte as metodologias ativas de aprendizagem, através da adaptação do software Moodle entendido como facilitador de aprendizagem, na disciplina denominada “Prática de Pesquisa I” para o curso de Engenharia da Computação. Os sujeitos da pesquisa foram os vinte e dois estudantes do oitavo semestre do curso de engenharia da computação na Universidade de Sorocaba (Uniso). A metodologia usada foi mista com parte qualitativa e outra quantitativa. Já a apresentação dos resultados foi dividida entre: a) procedimentos específicos para adaptação da plataforma Moodle à disciplina, que visa apresentar as modificações realizadas no software para obtenção dos resultados; b) avaliando a aprendizagem, onde de forma descritiva, tratou-se de demonstrar os resultados de cada aula. Ao final do trabalho, ter a disponibilidade do ambiente Moodle foi um fator chave para a pesquisa. Foram aplicadas práticas ativas de aprendizagem que propiciaram um ambiente ativo de aprendizado. O aluno desenvolveu a sua capacidade de aprendizado e pode colocá-la em prática em diversas situações, tornando autônomo e protagonista do seu aprendizado. Essa formatação mostrou-se adequada e eficiente para aprendizagem de pesquisa na Universidade.