Repositório Institucional da UNISO
 

Privatização do ensino superior no Brasil e a profissão docente

dc.contributor.advisorGoergen, Pedro
dc.contributor.authorMedeiros, Frediana Vezzaro de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:09Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:09Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente trabalho deseja contribuir para a discussão de algumas determinantes relacionadas aos desafios dos docentes no ensino superior e a questões da privatização do ensino superior bem como da profissão docente. Pretende-se oferecer aos leitores reflexões acerca das contradições, dos problemas e dos avanços que norteiam o tema. Nesta perspectiva, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, privilegiando autores tais como: Luiz Antonio Cunha, José Dias Sobrinho, Valdemar Sguissardi, José Contreras, Selma arrido Pimenta, Miguel Zabalza, Fernando Gil Villa, Pedro Goergen, Marcos Masetto entre outros autores que discutem a temática proposta para este trabalho. Dentro do foco central relacionado à privatização do ensino superior no Brasil e à profissão docente, procura-se explorar os seguintes tópicos: a Analisar os pressupostos teóricos a respeito do tema em questão; b) Refletir sobre os aspectos sociais, econômicos e educativos do mundo globalizado contemporâneo; c) Discutir os problemas do trabalho docente universitário oriundos da privatização do ensino superior. Para tanto, apresentamos neste trabalho uma análise do campo da Educação Superior no Brasil com destaque para a profissão docente nas IES privadas com fins lucrativos.pt
dc.description.abstractThe present dissertation wishes to contribute to the discussion of some determinants related to the challenges of teaching in higher education and to the issues of privatization of higher education and the teaching profession by providing readers with reflections on the contradictions, problems and advances that guide the subject. In this perspective, the research was designed through literature review, focusing mainly the pursuit of literature by authors such as Luis Antonio Cunha, Jos Dias Sobrinho, Valdemar Sguissardi, Jose Contreras, Selma Garrido Pimenta, Miguel Zabalza, Fernando Gil Villa, Pedro Goergen, Mark Masetto and other authors who discuss the proposed theme for this paper. Therefore, the intent of the research is to provide a reflection, to which every reader concerned with this issue may recur. With this in mind, the research objectives were outlined, as follow: a) examine the theoretical assumptions about the subiect in question, b) reflect on the social, economic, educational and cultural values of contemporary globalized world, c) Discuss the problems of college teaching that came up with the privatization of higher education. To this end, we present an analysis of the field of higher education in Brazil with emphasis on the teaching profession in the profitable private higher education institutions.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/503
dc.subjectEnsino superior - Brasil
dc.subjectEnsino superior e Estado - Brasil
dc.subjectProfessores universitários - Brasil
dc.subjectPrivatização
dc.subjectEducação - Teses
dc.titlePrivatização do ensino superior no Brasil e a profissão docente
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
87338.pdf
Tamanho:
49.2 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format