Universidade e moral: uma leitura crítica a partir da filosofia de Henri Bergson
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Resumo / Abstract
Um dos temas centrais da sociedade contemporânea é a relação entre conhecimento e moral. O objetivo do presente trabalho é estudar esta relação a partir de sua incidência sobre a universidade enquanto instituição produtora de conhecimento e formadora de pessoas à luz do pensamento de Henry Bergson. Como primeiro passo se examina o desenvolvimento da teoria moderna do conhecimento através de Descartes, Hume e Kant. A filosofia de Bergson pretende ampliar a investigação sobre o conhecimento para além da delimitação kantiana na “Crítica da Razão Pura. Tal filosofia, por sua vez, relaciona o desenvolvimento dos conhecimentos filosóficos e científicos com a construção da moral, em suas formas “estática” e “dinâmica”, correspondentes às “sociedades fechadas” e “abertas” na realização da humanidade plena. Os parâmetros epistemológicos e morais da filosofia bergsoniana nos orientam na compreensão do desenvolvimento da universidade contemporânea. A partir disso apresentamos a necessidade que a universidade tem de se estruturar de forma a reconectar entre si os conhecimentos científicos e filosóficos. Com base nos apontamentos bergsonianos apresentamos a universidade como uma instituição que se encontra direcionada por pressupostos estranhos à sua praxis enquanto participante da realização da humanidade em seu aspecto moral, fundamental no desenvolvimento do ser humano.