Repositório Institucional da UNISO
 

Conversar é preciso...: produzindo significados sobre a igualdade algébrica

dc.contributor.advisorSchnetzler, Roseli Pacheco
dc.contributor.authorGuarniéri, Maria Viviane Munhoz
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:22Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:22Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractEste trabalho investiga um processo de ensino-aprendizagem de equação de 1º grau, no qual foram enfatizados processos dialógicos, pautados na inter-relação da linguagem natural com a linguagem algébrica, visando promover a construção, pelos alunos, dos conceitos de igualdade e de equação, de equações fracionárias e operações inversas. Os processos dialógicos foram fundamentais para construir e relacionar os conceitos matemáticos tratados. O processo foi desenvolvido durante um bimestre letivo, junto à 37 alunos de uma 7ª série do ensino fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Sorocaba (SP), e envolveu a gravação e posterior transcrição dos diálogos ocorridos entre os agentes do processo. Em termos específicos, foram recortados diálogos sobre os conceitos tratados, os quais foram interpretados à luz de contribuições da teoria sócio-histórica. Os resultados revelam uma adequada construção, por parte dos alunos, dos conceitos ensinados, evidenciando a relevância de quanto "conversar é preciso" na sala de aula de Matemática.
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/249
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino
dc.subjectMatemática - Ensino fundamental
dc.subjectÁlgebra
dc.titleConversar é preciso...: produzindo significados sobre a igualdade algébrica
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Maria Viviane Munhoz Guarnieri.pdf
Tamanho:
3.62 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format