Conversar é preciso...: produzindo significados sobre a igualdade algébrica
dc.contributor.advisor | Schnetzler, Roseli Pacheco | |
dc.contributor.author | Guarniéri, Maria Viviane Munhoz | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:22Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:22Z | |
dc.date.issued | 1999 | |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga um processo de ensino-aprendizagem de equação de 1º grau, no qual foram enfatizados processos dialógicos, pautados na inter-relação da linguagem natural com a linguagem algébrica, visando promover a construção, pelos alunos, dos conceitos de igualdade e de equação, de equações fracionárias e operações inversas. Os processos dialógicos foram fundamentais para construir e relacionar os conceitos matemáticos tratados. O processo foi desenvolvido durante um bimestre letivo, junto à 37 alunos de uma 7ª série do ensino fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Sorocaba (SP), e envolveu a gravação e posterior transcrição dos diálogos ocorridos entre os agentes do processo. Em termos específicos, foram recortados diálogos sobre os conceitos tratados, os quais foram interpretados à luz de contribuições da teoria sócio-histórica. Os resultados revelam uma adequada construção, por parte dos alunos, dos conceitos ensinados, evidenciando a relevância de quanto "conversar é preciso" na sala de aula de Matemática. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/249 | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | |
dc.subject | Matemática - Ensino fundamental | |
dc.subject | Álgebra | |
dc.title | Conversar é preciso...: produzindo significados sobre a igualdade algébrica | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Maria Viviane Munhoz Guarnieri.pdf
- Tamanho:
- 3.62 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format