Caminhos para o desenvolvimento do pensamento algébrico no ensino fundamental 2
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este estudo aborda os caminhos para desenvolver o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental 2, além de como os estudantes interpretam a álgebra, a falta de interesse e rejeição pela matéria, como fazer com que os estudantes aprendam e desenvolvam a linguagem algébrica e como objetivo investigar estratégias eficazes para esse desenvolvimento. A metodologia de caráter qualitativa foi baseada em estudos científicos que incluiu o tema sobre o desenvolvimento algébrico no Ensino Fundamental 2, em que os dados foram obtidos a partir da interpretação e análise profunda de estudos publicados. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conectar a álgebra ao cotidiano dos alunos, utilizando situações-problema e materiais manipulativos; promover a resolução de problemas e a investigação matemática; utilizar tecnologias digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem; e valorizar o papel do professor como mediador do conhecimento. Em conclusão, foi analisado que, a introdução formal da álgebra ainda é realizada nas escolas, sendo dissociada das experiências cotidianas dos alunos, podendo gerar dificuldades de compreensão e, consequentemente, aversão à matéria, e a forma de alterar isso, é através de uma abordagem pedagógica que valorize a compreensão conceitual, a resolução de problemas e a autonomia dos alunos, buscando conectar os conteúdos matemáticos à realidade.