Comunicação e cultura nas histórias em quadrinhos: a narrativa complexa de Calvin and Hobbes
dc.contributor.advisor | Silva, Míriam Cristina Carlos | |
dc.contributor.author | Silva, Rafael Sampei da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:40Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:40Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga as narrativas complexas em Calvin and Hobbes, de Bill Watterson, e busca verificar qual a importância de uma narrativa construída sobre a complexidade do signo poético como produto cultural. Durante o trabalho, observamos que em outras oportunidades a morte inaugura, pela nossa capacidade crítica, nossa religiosidade, fator determinante nas análises que realizamos. Levantamos a partir daí os seguintes questionamentos: Como se estrutura a linguagem das histórias em quadrinhos? O que define uma linguagem poética e como ela é desenvolvida em Calvin and Hobbes? Qual a relevância da construção sobre uma estrutura poética de um produto midiático voltado para as massas, como é a história em quadrinhos? O objetivo geral é compreender como essas representações poéticas são importantes na construção do senso crítico de seus consumidores, autores e dos próprios meios de veiculação, neste intento, percorremos algumas das possibilidades que a narrativa poética oferece, entendendo que ela pode se apresentar em diferentes formas e produtos da mídia. Para tanto, nos referenciamos teoricamente em Flusser (1967) e Miklos (2010) para entender as relações entre nossa religiosidade e os produtos midiáticos e as relações entre estes e o tempo histórico em que vivemos; em Bystrina (1995) e Lotman (1978), amplificamos nossa visão sobre a estrutura complexa das linguagens, diante dos conceitos da semiótica da cultura; com Silva (2010) e Paz (1982), seguimos no intento de definir a linguagem poética e de atualizar o conceito de texto artístico de Lotman para o de signo poético; e com Briggs e Burke (2016), Bystrina, Baitello Junior (1999) e Morin (1997) e Meggs (2009), construímos uma base do conceito de cultura sobre o qual se estrutura nosso objeto e nossas argumentações teóricas sobre as mídias. Partimos da metodologia de Flusser (1983) na tentativa de situar a história em quadrinhos como um dos primeiros produtos midiáticos da pós-história, buscando delinear uma analogia à morte como fenômeno que define a narrativa de Calvin and Hobbes, sendo seu próprio fim aquilo que determina a sua sobrevivência por tanto tempo. Ressaltamos que dialogamos com outros autores pontualmente para alargarmos nossa visão sobre aspectos mais específicos. Optamos por lançar um olhar sobre a obra completa de Calvin and Hobbes, selecionando as tiras de histórias em quadrinhos que pudessem suscitar maiores questionamentos dentro da nossa proposta, utilizando alguns comentários e entrevistas publicadas do autor em diferentes meios como critério principal para esta seleção. | pt |
dc.description.abstract | This research investigates the complex narratives in Bill Watterson's Calvin and Hobbes, and trying to prove how important it is a narrative built on the complexity of the poetic sign as a cultural product. During our work, we observed that on other occasions, death opens up, through our critical capacity, our religiosity, a determining factor in our analyzes. From this point on, we get the following questions: How is the language of comics structured? What defines a poetic language and how is it developed in Calvin and Hobbes? What is the relevance of construction on a poetic structure of a mass media product, such as comic books? The general objective is to understand how these poetic representations are important in constructing the critical sense of its consumers, authors and the media themselves, with this intent, we explore some of the possibilities that the poetic narrative offers, understanding that it can present itself in different forms and products of the media. For this, we refer theoretically to Flusser (1967) and Miklos (2010) to understand the relations between our religiosity, the media products, the relations between them and the historical time in which we live; in Bystrina (1995) and Lotman (1978), we amplify our view on the complex structure of languages before the concepts of culture semiotics; with Silva (2010) and Paz (1982), Trying to define poetic language and to update the concept of Lotman's artistic text to that of poetic sign, and with Briggs and Burke (2016), Bystrina, Baitello Junior (1999), Morin (1997) and Meggs (2009), we construct a basis for the concept of Culture under which our object and our theoretical arguments about media are structured. Based on Flusser's (1983) in the attempt to situate comics as one of the first media products of post-history, searching an analogy to death as a phenomenon that defines Calvin and Hobbes narrative, its own end being what determines its survival for so long. We emphasize that we spoke with other authors in order to broaden our vision under more specific aspects. We opted to take a look at the complete work of Calvin and Hobbes, selecting the strips of comics that could raise more questions within our proposal, using some comments and published interviews of the author in different media as the main criterion for this selection. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/863 | |
dc.subject | Comunicação e cultura | |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | |
dc.subject | Semiótica | |
dc.title | Comunicação e cultura nas histórias em quadrinhos: a narrativa complexa de Calvin and Hobbes | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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