A educação infantil e a questão da judicialização nas escolas municipais de Sorocaba (2011 a 2016)
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vania Regina | |
dc.contributor.author | Arruda, Viviane Scalise Liberatoscioli | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:09Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:09Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação ao abordar a questão da falta de vagas em creches, destaca o processo de judicialização que envolve assunto e a política municipal de Educação Infantil no município de Sorocaba/SP. A pesquisa do tema se justifica pelo interesse em mostrar como ocorre a judicialização, que obrigou a Secretaria Municipal da Educação (Sedu), a um estudo minucioso e a uma engenharia administrativa para atender a essas ordens judiciais, de modo a garantir as vagas e o funcionamento das escolas de Educação Infantil do município. Faz uma abordagem sobre os seguintes problemas: como a política educacional do município se adaptou ao processo de demanda por vagas via judicialização? Trabalha com a hipótese de que é preciso ressaltar que a interferência do judiciário ao garantir o acesso à vaga na creche e resolver o problema da família, pode acarretar problemas para os setores administrativos e funcionais, principalmente para as instituições educacionais. Possui como objetivo principal apresentar quais os efeitos para a política municipal de educação infantil, gerados pela interação entre o sistema de justiça e a Secretaria Municipal de Educação. Como objetivos específicos, faz ainda uma abordagem se as famílias que cumprem os trâmites administrativos são prejudicadas com esse processo de judicialização; aborda se o direito pedagógico da criança está sendo atendido. Como referências traz Callegari (2017), Marinho (2009), Kramer (2007), Kuhlmann Jr.(2002), Kishimoto (1986) com a consideração de alguns temas que discorrem sobre o assunto, a história do surgimento da creche, objetivos e as diretrizes curriculares para Educação Infantil. Livros, periódicos e artigos que abordam o assunto embasam as reflexões da temática. Também ao tratar mais especificamente sobre o município de Sorocaba/SP, são utilizados documentos, estatísticas levantadas pela Secretaria de Educação e outras informações importantes fundamentais para mostrar o trabalho efetivo diante dos efeitos na política municipal de educação infantil gerados pela interferência do judiciário no acesso a essas vagas. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the lack of vacancies in day care centers, and deals more specifically with the judicialization process and the municipal policy of Early Childhood Education in the city of Sorocaba/SP. The choice of this theme is justified by the importance of showing how judicialization occurs, because it forced the Municipal Education Department (Sedu), to carry out a detailed study, to carry out administrative engineering to comply with these court orders, in order to guarantee vacancies and operation. Of Early Childhood Education schools. It addresses the following problems: How did the municipality's educational policy adapt to the process of demand for vacancies through judicialization? This study considers the hypothesis that it is necessary to emphasize that the interference of the judiciary that guarantees access to a place in the day care center solves the family's problem. However, it can cause problems for the administrative and functional sectors, especially for educational institutions. This dissertation has as main objective to show the effects for the municipal policy of early childhood education in the city of Sorocaba/SP in relation to requests for vacancies in day care centers generated by the interaction between the justice system and the Municipal Department of Education. And as specific objectives, it makes an approach if the families that comply with the administrative procedures are harmed by this judicialization process; discusses whether in the midst of so many transfers, the child's pedagogical right is being met. Through bibliographical research, Callegari(2017), Marinho(2009), Kramer (2007), Kuhlmann Jr.(2002), Kishimoto (1986) it makes an approach on some themes that discuss the subject, such as: the history of the emergence of the day care center, the legal support for the right to day care places, the curriculum guidelines for Early Childhood Education on the subject, and thus they are used books, periodicals, articles that address the subject. It also deals more specifically with this issue in the municipality of Sorocaba/SP, and for this, documents, statistics collected by the Department of Education and other important fundamental information are used to show the effective work in view of the effects on the municipal policy of early childhood education in the municipality of Sorocaba/ SP generated by the interference of the judiciary in accessing these vacancies. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1087 | |
dc.subject | Creches | |
dc.subject | Educação infantil - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Políticas públicas | |
dc.subject | Educação e Estado | |
dc.subject | Direito a educação | |
dc.title | A educação infantil e a questão da judicialização nas escolas municipais de Sorocaba (2011 a 2016) | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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