Espaços de comunicação e de vivência: o Museu do Amanhã
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa considera a comunicação como um processo que se constitui nas relações entre pessoas, entre pessoas e objetos, bem como entre objetos. Neste contexto, importa-nos as relações estabelecidas pelo Museu do Amanhã, obra do arquiteto Santiago Calatrava, que compõe o projeto de revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Assim, para alcançar o objetivo geral de tratar a comunicação como um processo de interação que envolve pessoas e objetos, bem como os específicos de identificar o Museu do Amanhã como uma modalidade de signo, a arquitetura enquanto linguagem e explicitar as relações possíveis de serem construídas com os usuários do Museu do Amanhã, vamos utilizar a abordagem etnográfica e a análise semiótica, com o auxílio de registros fotográficos realizados no local. Entre os resultados, enfatizamos que o Museu do Amanhã constitui-se como um objeto esteticamente bom, o que na perspectiva peirceana, contribui para mudanças de hábitos do usuário da cidade. A pesquisa está vinculada à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e tem sua relevância por buscar a compreensão de espaços de comunicação e de vivência que se instauram com o Museu do Amanhã.