Repositório Institucional da UNISO
 

A pedagogia e a teologia da libertação no pensamento freireano

dc.contributor.advisorBoschetti, Vania Regina
dc.contributor.authorXavier, Carlos Eduardo
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:13Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:13Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractSurgem na década de 1960, simultaneamente, a Pedagogia Crítica de Paulo Freire e uma teologia latino-americana denominada Teologia da Libertação. Ambas se assemelham nos seus pressupostos metodológicos e no tema central que é a Libertação. O objetivo central desta dissertação é analisar possíveis aproximações entre a pedagogia e a teologia da libertação no pensamento e na práxis freireana. Para tanto foi feito levantamento bibliográfico, a análise de textos pertinentes e relacionados ao tema, além de entrevistas com três personalidades que mantiveram proximidade e afinidade ao pensamento de Paulo Freire: Aldo Vannucchi, Nita Freire e Leonardo Boff. A abordagem metodológica utilizada tem caráter qualitativo, exploratório e analítico. As entrevistas, lançadas em apêndices, foram utilizadas de forma transversal no trabalho como fontes de fundamentação da pesquisa. As referências teóricas mais importantes são, além da obras de Paulo Freire, o trabalho de Gustavo Gutierrez e de Leonardo Boff, bem como de outros teóricos da pedagogia e da teologia da libertação. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam para as seguintes aproximações entre a pedagogia freireana e a teologia da libertação: partem do protagonismo dos oprimidos no seu processo de libertação; são fundamentadas na práxis, ou seja, numa prática refletida; convergem na necessidade de conscientização como forma de superar as opressões; entendem libertação, não como tema periférico, mas tema central do processo de desenvolvimento humano, tanto numa visão pedagógica quanto numa perspectiva teológica. Concluiu-se que as aproximações entre a pedagogia crítica-freireana e a teologia da libertação existem e se dão na ótica da realização plena do ser humano, e em vista da construção de uma sociedade mais humanizada e justa.pt
dc.description.abstractIt was in the 1960, simultaneously, that critical pedagogy of Paulo Freire and a Latin American Theology called Liberation Theology were developed. Both are similar in their methodological assumptions and the central theme is Liberation. The central objective of this dissertation is to analyze possible approaches between pedagogy and liberation theology in thought and praxis freireana. For both was done bibliographic survey, analysis of relevant texts related to the topic and also interviews with three personalities who maintained close proximity and affinity to the thinking of Paulo Freire: Aldo Vannucchi, Nita Freire and Leonardo Boff. The methodological approache used were qualitative, exploratory and analytical. The interviews in annex were used transversally as sources of the research basis. The most important theoretical references are, besides the works of Paulo Freire, the work of Gustavo Gutierrez and Leonardo Boff and other theorists of pedagogy and of liberation theology. The results obtained in this research points to the following approaches between pedagogy and freireana liberation theology: both are based on the role of the oppressed in their release process, both are based on Praxis, i.e. in reflected practice, both converge on the need of awareness as a way to overcome the oppression, both understood not as a peripheral theme but the central theme of the human development process, both in the pedagogical vision and the theological perspective. It was concluded that the approaches between critical pedagogy-freireana and liberation theology exist and get its fulfilment in the human being self-realization and in the construction of a more humane and fair society.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/932
dc.subjectEducação - Filosofia
dc.subjectTeologia da libertação
dc.subjectPedagogia crítica
dc.titleA pedagogia e a teologia da libertação no pensamento freireano
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
105074.pdf
Tamanho:
1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format