Merchandising social: a caixa de pandora da telenovela brasileira
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maurício Reinaldo | |
dc.contributor.author | Clemente, Andréa Sant’Anna | |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T19:15:24Z | |
dc.date.available | 2024-08-09T19:15:24Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A proposta desta pesquisa foi estudar o merchandising social existente nas telenovelas brasileiras, analisando-o como uma estratégia de comunicação social. Para tanto, foi necessário, primeiramente, conhecer um pouco da história da televisão brasileira. Depois disso tornou-se imprescindível estudar o „discurso‟ da telenovela, e os possíveis efeitos que ela tem no comportamento do telespectador. Desse modo, sinalizando-a como um dos produtos mais importantes de um meio poderoso de comunicação de massa: a televisão. E como retratamos a telenovela como um produto, faz-se necessário elucidar os termos publicitários como marketing, merchandising, merchandising social e explicar a criação do conceito merchandising antissocial (designação dada às cenas que são apresentadas de forma leviana, que promovem maus exemplos, que banalizam as ações politicamente corretas e incentivam as falhas de caráter); termos que se apresentam confusos e polêmicos mesmo para quem trabalha nesta área; talvez por falta de esclarecimento ou por se tratar de uma área relativamente nova. O próximo passo foi debater até que ponto essa inserção social publicitária é tratada como um „consumo do bem‟, já que são inseridas em cenas que se tornam, na maioria das vezes, educativas; ou „um bem de consumo‟, pois a empresa ganha, e muito, na questão de revitalização da imagem, branding; e na vantagem competitiva de maior valor hoje no mercado: a responsabilidade social corporativa. Assim, estudaram-se os conceitos, o conteúdo das cenas com merchandising social e antissocial, o modo como elas são inseridas em cada capítulo e como, a partir daí, elas podem ser interpretadas pelos telespectadores, produzindo, enfim, seus efeitos sociais. | pt |
dc.description.abstract | The proposal of this research is studying the social merchandising in the Brazilian soap-operas and analyzing it as a social communication strategy. In order to do that, it was necessary to know a little about the history of the Brazilian television. After that, it was important to study the soap-opera discourse and its possible effects on the spectator‟s behavior. In this way, the soap-opera was taken as one of the most important products of a powerful means of mass communication: television. And, as we considered the soap-opera a product, it is necessary to explain some advertising terms as marketing, merchandising, social merchandising, and also explain the creation of the concept of antisocial merchandising (a name given to the scenes presented in a thoughtless way, that promote bad examples, that take out the importance of the politically correct actions and that stimulate the lack of character); terms that are still confusing and controversial even to the people that work in this field; maybe due to a lack of clearness or because they are relatively recent in the area. The next step was to debate how far this advertising social action is treated as „the consuming of goodness', once it is inserted in scenes that, most of the times, are taken as educational ones; or as „consuming goods‟, for the company profits a lot with the renewing of its image, the „branding‟; and with the most valuable competitive advantage existing in the market nowadays: the corporative social responsibility. Therefore, we studied the concepts, the subject of the scenes which had social and antisocial merchandising, the way they were inserted in each episode and how they could be read by their spectators, finally producing its social effects. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1611 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Telenovelas – Aspectos sociais - Brasil | |
dc.subject | Merchandising – Aspectos sociais - Brasil | |
dc.subject | Televisão – Brasil - História | |
dc.subject | Comunicação de massa | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação | |
dc.title | Merchandising social: a caixa de pandora da telenovela brasileira | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura | |
relation.isAdvisorOfPublication | 61274659-ea66-48e5-974e-ba0793235e54 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 61274659-ea66-48e5-974e-ba0793235e54 |