O modo de vida do caipira em obras de Almeida Júnior
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Resumo / Abstract
A investigação tem como contexto a cultura caipira, como o universo das culturas tradicionais do homem do campo ou da zona rural restrita à área de influência histórica paulista. Objetiva-se apreciar o potencial significativo das obras de Almeida Júnior para revelar aspectos da cultura caipira, enquanto de modo específico, objetiva-se rever estudos sobre a cultura caipira presentes na literatura; apresentar dados sobre vida e obra do pintor Almeida Júnior e explicitar aproximações ou distanciamentos das representações visuais (as obras do pintor, no caso) a estereótipos do caipira, bem como de influências de imagens abarcadas pela formação do pintor. Fundamentar-se-á em Antonio Candido, Darcy Ribeiro, Saint Hilaire, Roger Bastide, Sérgio Buarque de Holanda, Cornélio Pires, Maria Alice Setúbal e outros, no que se refere à cultura caipira. Para tratar da vida e obra de Almeida Júnior, valer-se-á de Monteiro Lobato, Pereira da Silva, Amadeu Amaral, Cardoso, Nardy Filho e outros e, por fim, para o reconhecimento do modo de vida do caipira, a partir da linguagem plástica do pintor, valer-se-á de análise semiótica - conforme Santaella (2002) -, das seguintes obras: “Cozinha Caipira”, “Nhá Chica”, “Caipira picando fumo”, “Amolação Interrompida” e “Violeiro”, por envolver o modo de vida do habitante de parte da região mencionada. A relevância dessa investigação se deve ao fato de que as análises podem identificar como aspectos da cultura caipira se entretecem no nosso cotidiano.