Repositório Institucional da UNISO
 

O modo de vida do caipira em obras de Almeida Júnior

Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Responsável

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A investigação tem como contexto a cultura caipira, como o universo das culturas tradicionais do homem do campo ou da zona rural restrita à área de influência histórica paulista. Objetiva-se apreciar o potencial significativo das obras de Almeida Júnior para revelar aspectos da cultura caipira, enquanto de modo específico, objetiva-se rever estudos sobre a cultura caipira presentes na literatura; apresentar dados sobre vida e obra do pintor Almeida Júnior e explicitar aproximações ou distanciamentos das representações visuais (as obras do pintor, no caso) a estereótipos do caipira, bem como de influências de imagens abarcadas pela formação do pintor. Fundamentar-se-á em Antonio Candido, Darcy Ribeiro, Saint Hilaire, Roger Bastide, Sérgio Buarque de Holanda, Cornélio Pires, Maria Alice Setúbal e outros, no que se refere à cultura caipira. Para tratar da vida e obra de Almeida Júnior, valer-se-á de Monteiro Lobato, Pereira da Silva, Amadeu Amaral, Cardoso, Nardy Filho e outros e, por fim, para o reconhecimento do modo de vida do caipira, a partir da linguagem plástica do pintor, valer-se-á de análise semiótica - conforme Santaella (2002) -, das seguintes obras: “Cozinha Caipira”, “Nhá Chica”, “Caipira picando fumo”, “Amolação Interrompida” e “Violeiro”, por envolver o modo de vida do habitante de parte da região mencionada. A relevância dessa investigação se deve ao fato de que as análises podem identificar como aspectos da cultura caipira se entretecem no nosso cotidiano.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item