Repositório Institucional da UNISO
 

As salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Sorocaba: a ótica das famílias dos alunos com deficiência

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorTomé, Lucimeire Prestes de Oliveira
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:29Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:29Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNesta dissertação a autora analisa a percepção das famílias dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação sobre as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e a Política de Educação Inclusiva da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no período entre os anos 2010 – 2020. Os objetivos específicos se pautaram em: a) compreender os conceitos que sustentam a inclusão escolar; b) conhecer as diferentes concepções de deficiência e suas especificidades; c) reconhecer as normas e práticas que embasam o funcionamento das SRM; d) identificar a percepção e significação, sob a ótica dos familiares, da prática do Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas SRM da rede municipal de ensino de Sorocaba. Como procedimentos foram utilizados: pesquisa bibliográfica de autores reconhecidos na área, análise de dispositivos legais que regem os princípios da educação especial inclusiva, além da pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo foi realizada a análise qualitativa do questionário aplicado aos familiares dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação que frequentam as SRM nas escolas da rede municipal de ensino. A análise da pesquisa revelou que as famílias demonstram satisfação com os serviços realizados e o perfil do professor das SRM é algo notado e valorizado pelos familiares. Concluiu-se através dos dados mencionados pelas famílias, que faltam ao município de Sorocaba políticas educacionais a respeito da educação especial inclusiva, em específico ao AEE e SRM, a fim de estabelecer consonância e alinhamento das ações públicas educacionais e disseminação e fortalecimento das práticas educativas inclusivas no contexto escolar.pt
dc.description.abstractIn this master thesis, the author analyzed the perception of the families of students with disabilities, disorders and intellectual giftedness about the Multifunctional Resources Rooms (MRR) and the Inclusive Educational Policy of Sorocaba Municipal Government, from 2010 to 2020. The specific goals were based on: a) understanding the concepts that sustain the inclusion in school; b) comprehending the different conceptions of disabilities and its specifications; c) recognizing standards and practices that support the MRR development; d) identifying the perception and meanings of the specialized educational classes under the perceiving of the students’ families in the MRR in Sorocaba's educational system. The following items were used as procedures: bibliographic research from well known authors in the field, analysis of legal means that rules the principles of inclusive special education, besides the field research. For the field research it was made a quality analysis of the survey sent to the families of the students who attend the MRR in the municipal schools. The research analysis reveled that the families show satisfaction with the services offered in the MRR and also the teachers' profiles is something the families show much value towards to. In conclusion, throughout the data acquired from the families, it’s settled that a new educations policy is still missing from Sorocaba city regarding the inclusive special education, specially when it comes to the specialized educational classes and the MRR, in order to establish the alignment between the educational public actions and the strengthening of inclusive educational practices in the school system.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/974
dc.subjectEducação especial
dc.subjectEducação inclusiva - Sorocaba (SP)
dc.subjectCrianças com deficiências do desenvolvimento - Educação - Sorocaba (SP)
dc.subjectTecnologia educacional
dc.titleAs salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Sorocaba: a ótica das famílias dos alunos com deficiência
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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