Repositório Institucional da UNISO
 

A reforma curricular em um curso de medicina: determinantes externos e internos e o impacto sobre o trabalho docente

dc.contributor.advisorMarques, Waldemar
dc.contributor.advisorSenger, Maria Helena
dc.contributor.authorPavan, Maria Valéria
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:42Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:42Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEm 2006, o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, Campus Sorocaba, FCMS da PUC-SP, alterou seu projeto pedagógico para utilizar métodos ativos de ensino/aprendizagem. Este estudo de caso buscou identificar e analisar os principais determinantes externos e internos da reforma curricular e avaliar o impacto desta mudança sobre o trabalho docente. O trabalho foi uma cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, UNISO e a FCMS da PUC-SP. A pesquisa bibliográfica e a análise documental disponível na FCMS da PUC-SP foram utilizadas para analisar os determinantes externos e internos da reforma curricular, isto é, buscou-se entender e contextualizar temporalmente os movimentos sociais, institucionais e as intenções de órgãos governamentais da educação e da saúde buscando promover mudanças curriculares nos cursos de medicina no Brasil, que pudessem adequar o perfil do médico formado às necessidades da população e do Sistema Único de Saúde, o SUS. Os dados sugerem que a proposta da FCMS da PUC-SP buscava atender a insatisfação da comunidade acadêmica, mas trazia, já na sua origem, os mesmos princípios norteadores das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2001 e se adequava às necessidades geradas pelo SUS. Para avaliar o impacto sobre o trabalho docente, foi construído um questionário respondido por mais de 50% dos professores e realizadas entrevistas com seis docentes que viveram a reforma curricular. De maneira geral, os docentes que responderam o questionário têm uma visão positiva do curso, com 63,7% dizendo-se satisfeitos com o trabalho e 69,6% motivados para o trabalho. Em aspectos mais específicos, esta visão positiva diminui, sendo as instalações físicas e a qualidade do profissional formado consideradas adequadas por 51% e 57,8% dos docentes, respectivamente. A inserção dos alunos em atividades na atenção primária desde o início do curso foi considerada importante para a formação do futuro médico por 90,2% dos docentes, que também consideram a organização dos alunos em pequenos grupos positiva para o aprendizado, para a interação professor/aluno e para a atividade do professor. Os docentes indicaram o modelo pedagógico e a motivação dos alunos como fatores que facilitam o progresso do currículo. Entre os fatores que dificultam o andamento do curso, os mais citados foram as dificuldades na avaliação dos alunos e a falta de capacitação contínua dos docentes. As entrevistas confirmaram a boa aceitação do método pedagógico em prática e esclareceram questões levantadas na análise do questionário, entre elas, a importância da participação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem e a influência que as dificuldades em relação à infraestrutura, à avaliação do aluno e à capacitação dos docentes exercem sobre as atividades diárias dos docentes. Em conclusão, a avaliação constante do processo de ensino e a rápida tomada de decisão institucional são necessárias para manter o currículo vivo.por
dc.description.abstractIn 2006 the School of Medicine of the Faculty of Medical and Health Sciences at PUC/SP (FCMS at PUC-SP) changed its pedagogical project aiming to use active teaching/learning methodologies. For this study we consider identify and analyze the main external and internal determinants of curriculum reform of the Medical School of the FCMS at PUC-SP and assess the impact of change on the faculty work. We conducted a joint work between the PostGraduate Program in Education at the University of Sorocaba (UNISO) and FCMS at PUCSP. Bibliographical research and document analysis available at PUC-SP FCMS were used to analyze the external and internal determinants of curriculum reform, that is, we sought to understand and temporarily contextualize the intentions of social movements, institutions, educational and health government agencies seeking to promote curricular changes in medical courses in Brazil, aiming to adequate the doctor's profile to the needs of the population and the Unified Health System (SUS). The data suggest that the proposal of FCMS at PUC-SP sought to meet the dissatisfaction of the academic community, but it had, already in its origin, the same guiding principles of the 2001 National Curriculum Guidelines for Undergraduate in Medicine and suited to the needs generated by SUS. To assess the impact on the teaching was built a questionnaire answered by more than 50% of faculty and were conducted open interviews with six teachers who experienced the curriculum reform. In general, teachers who answered the questionnaire have a positive view of the course, with 63.7% saying that they were satisfied with their work and 69.6% reported to be motivated to work. In more specific aspects, this positive vision decreases, and the physical facilities and the quality of the formed physicians were considered adequate by 51% and 57.8% of the teachers, respectively. The inclusion of students in activities in primary care since the beginning of the course was considered important for the formation of the future physicians for 90.2% of the teachers, who also consider that the organization of students into small groups is positive for learning, for teacher/student interaction and for the activity of the teacher. Teachers indicated the pedagogical model and student motivation as factors that facilitate curriculum progress. Among the factors that hinder the progress of the course, the most cited were difficulties in the assessment of students and the lack of teacher's continuous development. The interviews confirmed the good acceptance of the method and clarified issues raised in the questionnaire analysis, including the importance of student participation in the teaching/learning process and the influence that the difficulties in relation to infrastructure, student assessment and teacher development exert on the daily teachers activities. In conclusion, the constant evaluation of the teaching process and rapid institutional decision-making are necessary to maintain the curriculum alive.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/726
dc.subjectEducação médica
dc.subjectMedicina - Estudo e ensino
dc.subjectCurrículos - Mudança
dc.subjectReforma universitária
dc.titleA reforma curricular em um curso de medicina: determinantes externos e internos e o impacto sobre o trabalho docente
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
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