Repositório Institucional da UNISO
 

Trabalho docente e a reforma educacional no limiar dos anos 90 do século XX

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta pesquisa tem por objetivo investigar e problematizar a relação dos docentes com os documentos oficiais, em decorrência de um provável quadro dicotômico entre a prática formal e a real. É freqüente deparar-se nas escolas, com um cenário didático pedagógico que não se enquadra ao viés metodológico preconizado pela diretriz educacional da reforma de 1996, o que revela incoerências entre os procedimentos adotados pelos docentes do ensino médio de História e as orientações dos documentos oficiais. Essa situação coloca em suspenso a representatividade destes documentos em relação ao fazer docente e, conseqüentemente, à produção de saberes junto aos discentes. A pesquisa buscou saber se houve mudanças teóricas e empíricas em decorrência da implantação da reforma educacional. Teria a nova normatização educacional influenciado o fazer docente? Em que medida? Pergunta-se: Qual seria a representatividade dos documentos oficiais, oriundos da LDB nº 9394/96, para o fazer pedagógico do docente da disciplina de História atuante no ensino médio? O campo de investigação e problematização da pesquisa está delimitado aos docentes de instituições escolares da Diretoria de Ensino da Região de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. O estudo procura encontrar possíveis inconsistências das práticas pedagógicas em relação ao atual contexto político-educacional, assim como, vislumbrar a representatividade dos documentos oficiais e da própria reforma. Para tal, recorreu aos próprios termos do texto oficial e buscou tecer diálogos com as concepções teóricas e dados provenientes da pesquisa de campo. Após a realização da pesquisa constatou-se que o teor dos documentos oficiais em si, tem pouca significância ao fazer pedagógico do docente, os poucos que o consultam o fazem esporadicamente, de forma extremamente pragmática, atrelada a cultura profissional e a própria formação inicial e continuada oferecida ao estudante e docente em exercício.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item