O programa de desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia
dc.contributor.advisor | Cammarano González, Jorge Luís | |
dc.contributor.author | Gianolla, Maria Susie da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:23Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:23Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | O escrito presente propõe-se a contribuir para a constante análise das propostas que são comumente impostas em diversas instituições educacionais, apresentando sua pesquisa que se corrobora nas práticas pedagógicas de uma instituição particular, situada em Sorocaba. Práticas essas que foram inseridas pelas aspirações educacionais do mantenedor da referida escola, fundamentadas na apropriação de seus estudos sobre o cérebro humano e na metodologia de um programa denominado “Filosofia para Crianças”, idealizado pelo filósofo americano Matthew Lipman. A problemática, assim, preocupa-se em compreender como os professores dessa escola receberam a inserção de um método que prometia possibilitar o desenvolvimento da reflexão, análise, argumentação e raciocínio nos alunos. Porém os maiores envolvidos (professores e alunos) consideraram as histórias filosóficas propostas no programa enfadonhas, infantis e fora da realidade do cotidiano da instituição. Contudo os docentes se eximiram de esforços para que aquela prática fosse reexaminada. Por quê? Havia o receio de perderem seus empregos, caso questionassem em demasia? A formação em que se inseriam não lhes dava respaldo para que pudessem manifestar-se ante aos incômodos presenciados naquela metodologia? Pretendemos, dessa maneira, investigar, através de entrevistas com os maiores envolvidos (professores e coordenadores), o motivo que levou o mantenedor a focar sua concepção de formação dos indivíduos em um restrito espaço ao diálogo, sem compartilhar com aqueles que presenciariam, na prática do referido programa, porventura, todas as problemáticas ocorridas. Como desfecho para esse estudo, desejamos que seu resultado venha provocar uma maior análise ante as práticas pedagógicas, não somente para uma dimensão lógica mas também para uma dimensão política. E neste anseio em contribuirmos para uma transformação social é que a Filosofia entra para esta história. | por |
dc.description.abstract | In order to contribute to the constant analysis of proposals regularly presented and imposed by several educational institutions this masterpiece shows a deep research that corroborates with pedagogical practices executed in a particular institution, domiciled in Sorocaba City. The main maintainer of such institution inserted these practices as part as his educational aspirations and founded in the appropriation of his studies regarding the human brain and in the methodology of a program denominated “philosophy for children” idealized by the American philosopher Mathew Lipman. The problematic exposes how the teachers of this school accepted, understood and applied the insertion of a method, which, it would be able to develop the spontaneous, reflect, analysis, argumentation and thoughts of their students. However, the main affected (teachers and students) have considered tedious, uninteresting and childish stories and sometimes out of the reality or the commonplace of the educational institution. Nevertheless, all docents were not fully involved in applying their best efforts to assure that the mentioned practice was reexamined. Why is it happened? Were they afraid to loose their jobs because of questioning the theory to be implemented? The graduation that they had did not grant the proper subsidies to allow them to manifest their concerns about the new methodology? We intend, in such way, to investigate through interviews with the main characters involved (teachers and coordinators), the reason that took the maintainer to focus the individual’s conception of formation in a restrict room for dialogue, without share the problems occurred with those whom have participated, practicing, the referred program. We aim to re-open a deeper analysis before the pedagogical practices, not only in a logical dimension but as well as in a political dimension through the conclusion of this study. And with this objective we hope to contribute for a social transformation through Philosophy. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/387 | |
dc.subject | Educação - História - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Escolas públicas - Sorocaba (SP) | |
dc.title | O programa de desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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