Educação de surdos: anotações de uma professora surda
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Alves, Teresa Cristina Leança Soares | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:46:58Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:46:58Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | A educação inclusiva proporciona muitos questionamentos e pesquisas investigando sua implantação na rede regular de ensino, são levantados problemas com a capacitação de professores, recursos ambientais, equipe de apoio, enfim reflexões para tentar atingir os objetivos da inclusão em atender a todos os alunos na escola com qualidade, Essa dissertação procurou investigar a temática da inclusão a partir do ponto de vista de alunos surdos. Acreditando que a aproximação com realidades diferentes possibilitam um melhor entendimento e conseqüente melhor trabalho pedagógico, este presente trabalho, procurou retratar a identidade do surdo, recriar uma experiência como aluna e professora surda e analisar a fala de alunos que em sala de aula expressam sobre a escola. A autora busca mostrar através de suas anotações um comparativo desta determinada educação inclusiva com a relação social e ideológica dos Deficientes Auditivos e Surdos, mostrando a realidade vivida e enfrentada todos os dias pela Comunidade Surda, pelos professores das escolas estaduais e municipais do município de Sorocaba. A análise desta pesquisa permitiu descobrir as mudanças e resistência sobre a educação dos Deficientes Auditivos e Surdos que através da implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases constata-se a suma importância do progresso nítido que vem ocorrendo intelectualmente na sociedade mesmo percebendo alguma falta de apoio e regulamentações da Lei. Foi possível refletir que professores e escola em geral necessitam conhecer quem são os Surdos, não apenas centrar nas suas diferenças, mas reconhecer nos alunos Surdos suas diferentes personalidades, entender dois mundos o de Ouvintes e o dos Surdos, o trabalho na escola é incluir, o que significa utilizar de todos os recursos para que a interação e aprendizagem ocorram, é de responsabilidade da escola e do poder público realizar mudanças estruturais, administrativas e pedagógicas para que efetivamente inclusão ocorra. | por |
dc.description.abstract | Inclusive education provides many inquiries and researches investigating its implantation in regular schools. Problems are raised concerning the capability of teachers, environmental resources, support team, anyway, reflections on trying to reach the targets of inclusion in offering quality to all students at school. This essay has aimed to investigate the thematic of inclusion from the deaf students’ point of view. Believing that the approach with different realities make a better understanding possible, and consequently a better pedagogical work, this present work has tried to picture the deaf’s identity, recreate an experience as a deaf student and teacher, and to analyse the speach of students who express themselves in classroom. The author aims to show through her notes a comparative of this determinated inclusive education with social and ideological relation to the hearing-impaired and the deaf, showing the reality lived and faced everyday by the deaf community and by the teachers of both city and state schools in Sorocaba town. The analysis of this research has let us find the changes and the resistance concerning the education of the hearing-impaired and deaf that through the implementation of the new law of directives and bases it is noticed the importance of the clear progress that has been occuring intellectually in society even noticing some lack of support and law regulamentations. It was possible to reflect that teachers and school in general need to know who the deafs are, not only center on their differences, but also recognize in deaf students their different personalities, understand both worlds, the hearing and the deaf ones. The school task is to include, which means to use all resources in a way that interaction and learning happen. It is both school and government’s responsibility to carry out structural, administrative and pedagogical changes in order to inclusion effectively take place. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/185 | |
dc.subject | Deficiente auditivo - Educação | |
dc.subject | Surdos - Educação | |
dc.subject | Educação inclusiva | |
dc.title | Educação de surdos: anotações de uma professora surda | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1