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Posso entrar?: um estudo sobre a inclusão de alunos com deficiências físicas em instituições de ensino regular na cidade de Sorocaba

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Resumo / Abstract

Neste trabalho de pesquisa a autora procurou analisar os processos envolvidos na inclusão da criança com deficiência física na escolaridade regular. A inclusão social é compreendida como um processo em que a sociedade se adapta para poder incluir pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Levando em conta que este processo deva ser bilateral, foram realizados três estudos de caso. Sustentados numa abordagem qualitativa de pesquisa, estes estudos tiveram, como cenário, três estabelecimentos regulares de ensino, um deles de caráter particular, os demais de caráter público municipal e estadual, visando ao esclarecimento de suas especificidades. Para tanto, utilizaram-se, para a coleta de dados, instruments como entrevistas semi-estruturadas e observações diretas da dinâmica escolar. A população estudada tem as seguintes similaridades: freqüenta a terceira série do ensino fundamental da rede regular de ensino e possui deficiência física que limita a locomoção independente. Na análise procurou-se compreender o processo de inserção dessas crianças sob o ponto de vista da escola, da criança com deficiência física o daqueles que convivem com ela. As conclusões apontam para um movimento ainda unilateral, em que principalmente as crianças e suas famílias são responsáveis pelas suas necessidades especiais, num contexto político cujo discurso modernizador reconhece a legitimidade da inclusão, mas, na prática, evidencia o desprezo pelos direitos reconhecidos.


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