WandaVision: a jornada da heroína e a representação da mulher nas produções audiovisuais de super-heróis
dc.contributor.advisor | Martinez, Monica | |
dc.contributor.author | Araújo, Tamara Cristine de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:59Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema a representação da mulher em produções audiovisuais de super-heróis, e como objeto a personagem Wanda/Feiticeira Escarlate, da minissérie WandaVision. A questão que se delineia é: como a personagem Wanda representa a mulher nesse subgênero? Nosso objetivo geral busca explicitar aspectos do feminino em produções audiovisuais de super-heróis e verificar como a Jornada da Heroína pode evidenciar esses aspectos. Como objetivos específicos, procuramos apresentar considerações sobre o movimento feminista e os estudos de gênero; apresentar a Jornada do Herói e a Jornada da Heroína; e verificar quais etapas da Jornada da Heroína, na versão de Maureen Murdock, constam na narrativa de WandaVision. A metodologia consiste na análise do percurso da personagem da Marvel a partir das dez etapas da Jornada da Heroína para, então, verificar a representação do feminino. O corpo teórico é composto por Butler (2003; 2015; 2018), Scott (1995; 2012), Martinez, Lago e Lago (2016), Martinez, Lago e Heidemann (2022) para tratar sobre as questões do gênero; e Campbell (1949), Martinez (2008), Vogler (2006) e Murdock (1990) sobre a Jornada do Herói e a Jornada da Heroína. Cocca (2016) e Oliveira (2001) foram base para os históricos das super-heroínas das HQs, além de discutirem sobre a importância da representação na mídia. A relevância da pesquisa se dá por discutir sobre a Jornada da Heroína e contribuir para reflexões sobre a evolução sóciohistórica dos modos de representação da mulher nas produções audiovisuais. A principal contribuição deste estudo é a constatação de que a Jornada da Heroína é um método válido para análise de personagens. Foram encontradas as dez etapas da Jornada da Heroína em WandaVision nesta produção, que enfatiza as fases especificamente femininas da jornada. Contudo, a análise revela também que a série transcende essa representação de um feminino meramente ligado aos aspectos biológico e social, evidenciando o aspecto simbólico e, portanto, conectando-o com seu princípio psíquico, de significado universal. | pt |
dc.description.abstract | This research has as theme the representation of women in audiovisual productions of superheroes, and as object the character Wanda/Scarlet Witch, from the WandaVision series. The question that emerges is: how does the character Wanda represent women in this subgenre? Our general objective seeks to explain aspects of the feminine in audiovisual productions of superheroes and to verify how the Heroine's Journey can highlight these aspects. As specific objectives, we seek to present considerations about the feminist movement and gender studies; present the Hero's Journey and the Heroine's Journey; and verify which stages of the Heroine's Journey, in Maureen Murdock's version, are included in WandaVision's narrative. The methodology consists of analyzing the journey of the Marvel character through the ten stages of the Heroine's Journey to, then, verify the representation of the feminine. The theoretical basis is included by Butler (2003; 2015; 2018), Scott (1995; 2012), Martinez, Lago and Lago (2016), Martinez, Lago and Heidemann (2022) to discuss gender issues; and Campbell (1949), Martinez (2008), Vogler (2006), and Murdock (1990) to present the Hero's Journey and the Heroine's Journey. Cocca (2016) and Oliveira (2001) were the basis for the history of comic book superheroines, and for discussing the importance of representation in the media. This research is relevant for discussing the Heroine's Journey and contributing to reflections about the socio-historical evolution of the modes of representation of women in audiovisual productions. The main contribution of this study is the finding that the Heroine's Journey is a valid method for character analysis. The ten stages of the Heroine's Journey were found in WandaVision in this production, which emphasizes the specifically female phases of the journey. However, the analysis also reveals that the series transcends this representation of a female merely linked to the biological and social aspects, highlighting the symbolic aspect and, therefore, connecting it with its psychic principle, one of universal meaning. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1064 | |
dc.subject | WandaVision | |
dc.subject | Narrativa (retórica) | |
dc.subject | Mulheres no cinema | |
dc.subject | Feminismo | |
dc.title | WandaVision: a jornada da heroína e a representação da mulher nas produções audiovisuais de super-heróis | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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