Educação em Tatuí: o Ginásio do Estado entre 1924-1961
dc.contributor.advisor | Carmo, Jefferson Carriello do | |
dc.contributor.author | Barros, Luis Fernando Aparecido Pedroso de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:53Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:53Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve o objetivo de investigar como a institucionalização do Ginásio do Estado de Tatuí entre 1924-1961 e como um movimento social foi capaz de unir a sociedade em benefício da fundação da escola. A pesquisa parte de uma breve história do município de Tatuí com o objetivo de apresentar o desenvolvimento econômico ocorrido no final do século XIX e início do século XX, responsável pelo fortalecimento da urbanização e, consequentemente, pela ampliação de escolas que resultará na formação de um Grupo Escolar e, depois, pelo Ginásio do Estado. O movimento conhecido como pró-ginásio teve como incentivadores diversos industriais, comerciantes, políticos e membros da igreja responsáveis por disseminar a ideia de progresso na educação como parte do desenvolvimento da cidade, almejando um futuro próspero, assim, a população receberá o ginásio com entusiasmo. Depois da inauguração e das festas comemorativas a cidade parecia voltar ao cotidiano de sempre, entretanto, a inauguração de novos grupos escolares e de outra escola normal trará novas perspectivas ao Ginásio do Estado, promovendo a criação de uma cultura escolar na qual seu objetivo primeiro era distinguir os alunos deste ginásio dos de outras escolas. | pt |
dc.description.abstract | This master thesis had the objetive to investigate how the institutionalization of Tatuí State Middle School between 1924-1961 and how a social movement was able to unite the society in benefit of the school foundation. The research starts from a brief history of the municipality of Tatuí with the aim of presenting the economic development occurred in the late nineteenth and early twentieth century, responsible for the strengthening of urbanization and, consequently, for the expansion of schools that will result in the formation of a School Group and, later, by the State Middle School. The movement known as pro-middle school had as promoters various industrialists, merchants, politicians and church members responsible for disseminating the idea of progress in education as part of the city's development, aiming for a prosperous future, so the population will receive the middle school with enthusiasm. After the inauguration and the commemorative celebrations, the city seemed to return to its everyday life, however, the inauguration of new school groups and another College will bring new perspectives to the State Middle School, promoting the creation of a school culture in which its first objective was to distinguish the students of this middle school from those of other schools. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1045 | |
dc.subject | Educação - História - Tatuí (SP) | |
dc.subject | Escolas públicas - História - Tatuí (SP) | |
dc.subject | Educação e Estado - Tatuí (SP) | |
dc.title | Educação em Tatuí: o Ginásio do Estado entre 1924-1961 | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1